Home / Plantas / Flor Dália: Curiosidades e Fatos Interessantes Sobre a Planta

Flor Dália: Curiosidades e Fatos Interessantes Sobre a Planta

Oriunda do México, a flor Dália é bonita e muitas pessoas usam ela para fins decorativos. Isso mesmo, elas são flores que possuem uma rara beleza, com características próprias e cheia de peculiaridades.

No México, a planta é muito utilizada em festas, sobretudo na festas dos mortos. Uma homenagem aos falecidos. A Dália destaca-se pelas suas flores, que brotam e resultam em lindas pétalas de diferentes colorações. 

Veja a seguir as principais características da planta, curiosidades e como plantar Dálias no seu jardim!

Principais Características das Dálias

Elas podem ser brancas, vermelhas, rosas, roxas, com diferentes formatos, dos mais variados tamanhos. Também na ser verticais, espessas, arredondadas, em formato de bola, tudo depende do seu estilo e da sua variação.

Não apenas em residências, mas a Dália também é utilizada na composição de jardins de praças e parques.De fato, suas flores chamam muito a atenção. Ela é marcada pelo tamanho e pela beleza.

Na cidade de Suzano, no Estado de São Paulo, há um jardim construído anualmente, conhecido como Festa da Dália da Ipelândia Home. 

Esse é considerado o maior jardim a céu aberto que possui as flores da dália de todo o Brasil, muito bonito e atrativo para todos os visitantes. 

As dálias, cientificamente, recebem o nome de Dahlia Pinnata e estão classificadas dentro da família Asteraceae. 

Na família também estão os crisântemos, as margaridas, a alface, absinto, girassol, entre muitas outras. Elas são conhecidas também como Compostas ou Compositae, fazem parte do grupo das Angiospermas. 

A flor Dália pode ser cultivada em diferentes ambientes. Ela se adapta muito bem as temperaturas mais variadas. 

Como é oriunda do México, gosta de climas tropicais. E quando cultivada, deve receber o máximo possível de iluminação solar. Elas dependem do Sol para sobreviver, Então meia sombra, cultivá-la dentro de casa não é indicado.

Faça belos jardins com as dálias, cultivá-las em vasos também é uma excelente opção para garantir a beleza do ambiente. Mostraremos abaixo algumas dicas de cultivo, confira!

Como Plantar a Flor Dália

Para plantar as dálias você precisa se atentar nos seguintes fatores: 

Sementes e Tubérculos

O primeiro passo para você plantar dálias em casa, seja em um vaso ou em jardim, é escolher se vai plantar as sementes ou os tubérculos. 

Terra

Flor Dália no Vaso
Flor Dália no Vaso

A terra é um fator determinante na saúde da sua planta. Ela que vai nutri-la e fornecer a energia necessária para a sobrevivência da dália. 

Escolha uma terra rica em matéria orgânica, com nutrientes, você também pode colocar adubo orgânico.

Você pode também utilizar substratos para fortalecer ainda mais a vitalidade da sua planta. Então se você vai cultivar a dália ou qualquer  outra flor, lembre-se que a terra é muito importante, e deve ser levada em conta na hora do cultivo.

Iluminação Solar

As dálias são flores de regi~çoes tropicais, desta maneira, adoram sol, estar em contato com a luz solar. 

Lembre-se, elas são flores da mesma família dos girassóis, uma belíssima flor que vive em função do sol. 

Na hora de escolher o local, o espaço em que acomodou a sua dália, analise e observe a quantidade de iluminação solar que ela recebera. 

Desta maneira você está garantido a saúde da sua planta e após alguns meses, ela retribuirá com belíssimas flores.

Flor Dália no Jardim
Flor Dália no Jardim

Espaço

O espaço também é um fator determinante na hora do plantio. A flor crescerá em função dele, ou seja, quanto mais espaço a dália possuir para se desenvolver, maior ela ficará. 

Caso você não possua espaço em casa, more em apartamento uma excelente opção são as dálias anãs ou miniaturas. 

Elas são bem menores e ideais para enfeitar o ambiente residencial. Lembre-se que mesmo quando as dálias são pequenas, os vasos devem ser um pouco fundos, com cerca de 20 a 30 cm.

É indicado que o plantio seja feito entre os meses de abril e meio, a flor dá suas flores na primavera e verão. 

Essas são as dicas para você cultivar dálias na sua casa! Confira a seguir curiosidades e fatos interessantes sobre a dália, uma flor que além da beleza natural, ainda é cheia de significados, curiosidades e história. 

 Curiosidades sobre a Dália

A Flor Nacional Do México

As dálias são flores oriundos do México, mais precisamente da península de Yucatan. No país, no dia 4 de agosto é o Dia Nacional da Dália. 

Mais de 20.000 Dálias

Estima-se que existam mais de 20.000 dálias e variações. A flor já passou por diferentes e inúmeras mutações genéticas. 

Sendo assim, muitas variações e muitas outras dálias surgiram nas últimas décadas. O número é reconhecido pelo Registro Internacional de las Dalias.

Tipos de Dálias
Tipos de Dálias

A Dália Nem Sempre Foi Dália

O primeiro nome da flor não foi dália, era conhecida por Nahuatl Atlcocotlixochitl. Pois é, e o significado dela para o povo de Yucatán é tudo aquático. 

Amam o Sol

As dálias só vivem se receberem muito sol, muita iluminação. Um grande período do dia. Lembre-se deixá-la se banhar em luz solar algumas horas do dia. 

A região de origem da planta é tropical, então ela se adapta e sobrevive muito bem em temperaturas altas. Não se esqueça disso na hora do plantio! 

Imperatriz Josefina da França

Há registros de que as dálias eram as flores preferidas da Imperatriz Josefina, da França. Ela adorava tanto as plantas que cultivava-as em seus belos jardins. 

A planta é de origem mexicana, mas com a colonização espanhola nas Américas,  logo as flores foram introduzidas na Europa. 

O Jardim Botânico de Madrid

Jardim Botânico de Madrid
Jardim Botânico de Madrid

O jardim Botânica de Madrid foi o primeiro local na Europa a receber as flores de dálias. Tal fato ocorreu no anos de 1780 e 1789. Quando os primeiros exemplares da planta chegaram em terras espanholas. 

Suas belíssimas flores encantaram e ainda encantam o mundo todo. Ela é uma planta conhecida mundialmente. 

Fato que faz ela ser cultivada em diversos países. Aqui no Brasil, você pode encontrar muitas dálias espalhadas em casas, fazendas, sítios, terrenos e em outros lugares. 

Agora que você já sabe como plantar dálias e algumas curiosidades da planta, está pronto para iniciar o seu cultivo próprio! 

Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos e amigas nas redes sociais! 

Veja também

Cactos no Vaso

Para Que Serve o Cacto? O Que Simboliza Cacto?

O reino das plantas prospera onde a luz do sol e a água se interligam. …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *