Home / Plantas / Ficha Técnica Da Flor Lantana: Raiz, Folhas E Caule

Ficha Técnica Da Flor Lantana: Raiz, Folhas E Caule

Não importa o quão belo as mãos humanas possam deixar este mundo, a beleza natural da fauna e da flora sempre vai superar qualquer coisa que nós tentarmos criar!

Você gosta da beleza das flores? Estes seres vivos são muito poderosos, possuem o poder de nos transmitir boas emoções, energias e muitas outras coisas super positivas!

Já ouviu falar na Lantana? Esta é mais uma daquelas espécies cheias de beleza e vida, me acompanhe nesta matéria, pois lhe garanto que a Lantana vai nos render muito assunto, novidades e coisas incríveis!

A Belíssima Lantana: Tudo Sobre Sua Raiz; Folhas E Caule

Já pensou em ter uma espécie de flor que mesmo nos tempos mais secos ainda sim permanece com suas folhas sempre verdes e cheias de vida? Prazer, lhe apresento a Lantana, com folhas que chegam até 10cm esta espécie encanta por causa das suas cores vibrantes!

Apesar de eu ter chamado a Lantana de espécie, saiba que esta planta é na verdade um gênero que abarca mais de 100 espécies de arbustos, apenas usei esta nomenclatura para facilitar a sua compreensão.

A linda Lantana é um tipo de planta originária da América Central e também América do Sul, seu tamanho costuma ser padrão e dificilmente ultrapassa os 2m de altura, mesmo assim esta estatura já é bastante considerável.

Seu formato me lembra bastante os Crisântemos que são arredondados e cheios de flores que cobrem todo formato circular da planta.

Um fato bastante interessante sobre esta planta é que o seu crescimento acontece de forma bem rápida, isto é algo bastante satisfatório para aqueles que procuram uma espécie com bastante resistência e desenvolvimento acelerado.

Ei, o que está achando da Lantana? Ela é ou não uma planta bastante interessante para se estudar?!

Já viu planta com pelos? Isso é bem estranho não?! Mas saiba que a Lantana é exatamente assim, suas folhas possuem uns pelinhos que a deixam bem áspera!

Alguns estudiosos afirmam que as folhas da Lantana possuem um aroma muito semelhante ao da erva cidreira, como nunca tive contato com ela, não posso afirmar tal coisa.

A Belíssima Lantana
A Belíssima Lantana

É claro que grande parte das plantas se destacam por suas flores, são elas as responsáveis pela beleza que sempre cativa nossos olhos, a maioria de nós presta atenção exatamente neste detalhe. As flores são a parte mais interessante da planta, sem dúvidas!

É bem difícil descrever as flores da Lantana, elas possuem muitos tons diferentes e ainda em um mesmo corimbo podem haver 3 cores diferentes, lembrando que corimbo é nada mais nada menos que a parte onde as flores dessa planta ficam reunidas.

Sobre as cores que você pode encontrar na Lantana, saiba que elas podem ter tons fracos e tons mais fortes, alguns chegam até parecer florescentes de tão intensos.

Estas flores podem alcançar um tamanho de 3cm e ainda possuem quatro pétalas, para não ficar apenas nas minhas palavras as cores podem ser, por exemplo: roxo florescente com tons de vermelho também florescentes, laranja com amarelo e muitas outras tonalidades que são bastante excêntricas e que garanto que você nunca viu.

Sobre o caule eu sinceramente não vejo nada de incrível que eu possa lhe falar, ele é bastante parecido com o de qualquer outra espécie de planta.

Caule da Lantana
Caule da Lantana

O caule da Lantana possui um galho central composto por galhos menores em suas laterais, neles há a presença de flores e também folhas.

Outra parte da planta que é considerada, pelo menos por mim, como super tradicional é a sua raiz, ela não é nada diferente das demais espécies que conheço, trata-se de uma simples tronco que pode ser retirado do solo sem muitos esforços.

Depois deste aulão sobre a Lantana quero fazer algumas considerações sobre ela e trazer alguns fatos a mais a  seu respeito!

Conheça Um Pouco Mais A Lantana

Esta espécie é bastante vista em jardins, este local é perfeito para ela, digo isso porque a Lantana é um tipo de planta bastante volumosa e, por isso é necessário que ela tenha um imenso espaço para que cresça e se desenvolva. Pense bem no ambiente o qual você quer reservar para fixar esta planta!

Tá lembrado(a) que eu lhe disse que a Lantana não necessita de muitos cuidados? É isso mesmo, esta planta só precisa de alguns mimos bem simples que qualquer outra necessita!

Devo avisar-lhe que alguns destes cuidados simples são: observação quanto ao solo o qual você deseja fixar a planta, quanto ao ato de regar ela e algumas outras simples coisinhas!

https://www.youtube.com/watch?v=7OoG8feecyY

A Lantana não é como aquelas plantas que necessitam de um ambiente onde fiquem expostas a meia sombra, pelo contrário, a intensidade do sol é um fator bem importante para que ocorra o total desenvolvimento dela, tudo isso de maneira saudável e no tempo correto.

Algo bastante preocupante para a nossa belíssima Lantana é a incidência dos ventos, mesmo que a planta necessite de muito oxigênio, se o mesmo ocorrer de maneira exagerada, com certeza a suas folhas e flores irão sofrer ressecamento.

Se você desejar plantar a Lantana com fins ornamentais tome um pouco de cuidado, caso a coloque em frente a casas ou prédios, saiba que ela deve sempre ficar um pouco separada das paredes, uma proximidade exagerada pode fazer com que o seu crescimento seja prejudicado. Uns 80cm é suficiente!

Aposto que você está se surpreendendo com a curiosa Lantana não é mesmo?!

A poda é outro tipo de tratamento necessário a qualquer planta, com ela a sua Lantana crescerá sempre saudável, pois com a retirada dos galhos e folhas mortas ela volta ao seu processo de evolução.

Por fim, algo que eu não posso deixar de te falar é que esta planta ao ser devidamente adubada, pode ter o volume dos seus corimbos infinitamente aumentados, sendo assim, o seu tamanho poderá tomar proporções ainda maiores , por isso se este não é o seu objetivo, evite exagerar na adubação.

Bom, espero que tenha gostado desta matéria, em breve eu lhe trarei mais novidades!

Até a próxima!

Veja também

Buganvílias Rosa

Cuidados com Buganvílias em Vasos

Se você deseja adicionar um toque exuberante e colorido ao seu jardim, a buganvília é …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *