Home / Plantas / Crisântemos Coloridos: Mudas, Cultivo, Preço, Arranjos E Fotos

Crisântemos Coloridos: Mudas, Cultivo, Preço, Arranjos E Fotos

Se você for realmente um admirador da flora e também conhecedor de tudo a seu respeito, vai adorar esta matéria sobre os Crisântemos Coloridos. Hoje vamos falar sobre algumas coisinhas envolvendo esta flor, venha conosco!

Conhecendo o Crisântemo

Diretamente da Grécia vem essa linda flor que existe em diversos lugares do mundo e no Japão, por exemplo, é vista como um símbolo da chegada do outono.

Os Japoneses, ao verem o Crisântemo pela primeira vez, ficaram tão admirados que chegaram a compara-lo com a beleza do por sol.

Você sabia que existe um festival Japonês chamado Kiku no Sekku cuja a estrela principal é esta flor?

São centenas de espécies e 80 variedades desta planta sendo que suas pétalas ainda podem surgir dobradas ou não dando a ela características únicas que a tornam especial.

Como Fazer Mudas de Crisântemos?

Se você estiver interessado em ter uma flor dessas na sua casa, saiba que o processo é bem simples mas cada passo deve ser observado e executado fielmente! Vamos lá:

1º Quando chegar a primavera este será o momento perfeito pra você retirar os galinhos do Crisântemo e assim utiliza-los para fazer as mudas.

Mas não esqueça de que é preciso observar quando foi a floração do último outono, pois somente depois dele os cortes para realização das mudas poderão serão realizados.

2º Será necessário deixar a sua plantinha de onde as mudas serão retiradas, em ambiente externo, pode ser dentro da sua casa mesmo.

Não se esqueça de que esta etapa deve ser executada no meio do inverno, ou seja, no mês de Agosto, lembrando que a temperatura ideal para deixar o seu Crisântemo Colorido é a de exatos 7 ºC.

Por fim, ao trazer seu Crisântemo para dentro da sua casa ele precisa ser regado, com isso, garanto que em cerca de um mês ele já estará grandinho o suficiente para que você possa retirar as partes que lhe servirão para originar novas flores.

Bom, até aqui é isso! Não há nenhum segredo, basta que você siga tudo fielmente e com certeza tudo dará certo! Vamos em frente, pois ainda há um longo caminho!

3º Antes de te ensinar mais uma etapa eu quero que entenda que os galhos que serão cortados do seu Crisântemo já estabelecido não prejudicarão em nada o desenvolvimento dele.

Agora será preciso que você corte umas hastes de 7.6 cm, elas serão retiradas da sua planta já crescida, faça isso utilizando uma faca limpa ou mesmo as próprias mãos.

Não se esqueça de que os cortes precisam ser o máximo possível iguais e quando for fazê-los arranque aqueles que estiverem mais próximos da base da flor. Não fique com pena de retirar os galhos pois muitos deles não brotarão, sendo assim, pense na quantidade de mudas que você quer e arranque três vezes mais galhinhos.

Os galhos precisam permanecer somente com as folhas que estão no topo, portanto, retire aquelas que estiverem na base!

4º Prepare uma Compostagem! Não sabe o que é isso? Eu vou lhe dizer: é nada mais nada menos que uma mistura de compostos orgânicos e no caso das mudas de Crisântemos, você vai utilizar restos da sua própria planta ou se preferir, perlita.

Mais uma vez você deve ter ficado com dúvida sobre o que é Perlita não é? Trata-se de um produto para ser utilizado nas atividades de jardinagem e que pode ser facilmente encontrado em qualquer agropecuária.

Só lembrando que este composto será colocado em uma bandeja ou em vasos separados pois serão utilizados depois!

5º Agora chegou o grande momento, o de plantar as mudas!

Mas antes deste processo é necessário que você mergulhe cada galho que será usado como muda em hormônios de enraizamento em pó, caso deseje compra-lo o nome deste produto é Acido Indol, mas se desejar fabrica-lo por conta própria existe muitos vídeos no Youtube que lhe ensinam fazer isso.

Você vai precisar utilizar algum material pontiagudo para fazer um pequeno buraco no recipiente (na bandeja ou vaso) onde foi depositado a compostagem, este deve ter uma profundidade de 2.5 cm.

6º No caso de você ter optado pelas bandejas elas devem ser colocadas em um saco plástico, isto serve para criar uma mini estufa, e mesmo que opte pelo vaso, isso também pode ser feito.

7º Como etapa final basta manter as suas mudas iluminadas pelo sol, mas não em contato direto com ele.

Cultivo do Crisântemo Colorido

Local Ideal: Como a maioria das flores, você pode cultiva-las ao ar livre mesmo ou então em estufas, é óbvio que a segunda opção pode lhe dar um pouco mais de trabalho.

Clima e Solo: Procure um ambiente ideal cuja a temperatura varie entre 18 a 25 º C e fique atento quanto a irrigação pois ela deve sempre manter o solo bem úmido mas nunca encharcado.

Preço do Crisântemo Colorido

Pelo que pesquisei esta flor pode ter altas variações de preço, algo que já é esperado pois devido a sua capacidade de possuir inúmeras formas e cores diferentes, seus valores também podem alternar.

Eu encontrei valores que podem chegar até 30 reais, mas como já disse, variáveis são possíveis!

Sobre Arranjos

Olha, as flores em geral são ótimas para decoração de ambientes, portanto, em qualquer lugar elas ficarão lindas!

Eu já vi muitas festividades em que os Crisântemos foram o destaque dentre todos os elementos. Alguns exemplos de eventos em que esta linda florzinha pode ser utilizada são: casamentos, formaturas, festas de 15 anos, aniversários mais sofisticados, reuniões de empresas e etc.

Lembrando que você ainda pode combinar os Crisântemos Coloridos com outras flores e montar arranjos incríveis que farão toda a diferença nas suas festas, se você trabalha com organização de eventos é bom que comece a inserir esta flor na sua lista.

Arranjo de Crisântemo Colorido
Arranjo de Crisântemo Colorido

Sabia que existem organizadores que usam o Crisântemo com intenção de enfeitar o ambiente em ar livre, mas também objetivando manter mosquitos, baratas e outros insetos bem longe da festividade. A Piretrina é uma substância encontrada nessa plantinha e é a responsável por afastar estes bichinhos indesejados.

Agora que já sabe como cultivar; como criar mudas e muito mais sobre os Crisântemos Coloridos, não perca tempo e enfeite toda a sua casa com a beleza desta flor! Fique ligado (a) pois em breve voltaremos com mais novidades para você!

Veja também

Papel de Fibra de Algodão: Vantagens e Desvantagens

O papel é famoso pela sua origem através da madeira, ou melhor, das fibras de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *