Home / Plantas / Época de Plantar Amarílis: Qual a Melhor Estação e Clima?

Época de Plantar Amarílis: Qual a Melhor Estação e Clima?

O amarílis é uma bela flor nativa das Américas. Pode ser plantada em vasos ou canteiros e você vai descobrir aqui qual a melhor época para poder plantar a sua. Confira.

Amarílis é uma planta de bulbo, possui flores coloridas e muito encantadoras. A flor pode ser cultivada em jardins ou dentro de casa, fazendo parte da decoração de vários ambientes.

A flor também é fácil de plantar e replantar e seu bulbo é muito estimado pelos jardineiros. Trata-se de uma flor muito glamorosa, com diversos significados. Sabemos que todas as espécies de flor são bonitas e tem seu charme, mas aqui vamos falar especificamente do amarílis, suas características, quando e como plantar, acompanhe.

Características do Amarílis

Amarílis também é conhecida como flor-da-imperatriz e açucena e trata-se de uma flor ornamental. Ela tem sua origem na América do sul e seu nome científico é Hippeastrum hybridum Hort. A flor pertence à família Angiospermae e possui de 75 a 90 espécies nativas distribuídas principalmente no Brasil, México e Peru.

A planta pode chegar a 1 metro de altura e suas folhas podem medir de 30 a 60 centímetros. Já suas flores podem medir 20 centímetros e ser de diferentes cores, como: branco, coral, rosa, vermelho, mesclada e degradê. Conforme se dá o cultivo, o amarílis pode florescer por até dez anos. No Brasil, ela pode ser cultivada em quase todo o país. É uma flor que se adapta facilmente aos ambientes, inclusive em pequenos espaços.

Características do Amarílis

Significados

A flor amarílis tem diversos significados de acordo com a quantidade, a cor e também conforme a situação em que é oferecida. O mais comum é oferecer a flor para uma pessoa que sentimos admiração ou a uma pessoa que consideramos glamorosa.

A flor também pode representar saudade, tristeza e angustia por perder alguém que amamos, mas também significa elegância, graça e orgulho.

Na mitologia grega, a flor era associada ao deus Apolo que era conhecido pelo seu orgulho.

Na igreja, se colocado um vaso com três flores de amarílis, elas retratam a Santíssima Trindade.

Amarílis branca é muito associada a pureza.

No Brasil, é muito usada em decorações de natal e também é oferecida no dia das mães.

Inspirou diversas músicas, como “Açucena” de Ivan Lins e “Açucena Cheirosa” de Luiz Gonzaga, devido a seu aroma e beleza.

Época de Plantio e Cuidados

Amarílis é uma planta perene, assim pode se multiplicar através da divisão de seus bulbos. Possui florada anual e tem um melhor desenvolvimento em locais ensolarados, mas também consegue se desenvolver na sombra.

A melhor estação para o plantio é o outono, devido ao clima mais ameno. No entanto, a flor pode ser plantada em qualquer época do ano, tendo como temperatura média os 20º C, pois ela é sensível ao frio, não suportando temperaturas abaixo de 6º C. A planta gosta de luminosidade, assim ela deve ficar exposta no sol por pelo menos 4 horas diárias, porém, se ficar muito tempo pode ser prejudicada.

Para cultiva-la, é bom optar por solos mais leves e arenosos, que sejam drenados e tenham matéria orgânica.

Como Plantar Amarílis

A primeira coisa a se fazer é decidir se quer a planta floresça no verão ou no inverno, considerando temperaturas médias de 20º C. se as temperaturas forem menores de 10º C a planta deve ser conservada em vasos dentro de casa. Depois disso, você deve comprar o bulbo do Amarílis da cor de sua preferência.

Lembre-se que quanto maior for o bulbo, mais flores a planta terá. Também no inverno as flores são maiores e vivem mais que no verão. Você pode plantá-las nas duas estações, pois o amarílis pode ser plantado e replantado.

Se for plantar o bulbo no jardim, plante-o em um canteiro com solo bom e se for em vasos, deve usar matéria orgânica para ajudar no desenvolvimento. Independentemente de onde plantar, as recomendações são as mesmas, confira:

  1. Use um recipiente seco e com furos no fundo, pois os bulbos são sensíveis a excesso de água. Plante em canteiros quando a temperatura for acima de 10 graus, para não correr risco de congelar a planta.
  2. Ao plantar, o bulbo deve ficar centralizado, com 5 centímetros de distância do fundo e das laterais do jarro. Se plantado em vasos, eles devem ser fortes, com 15 a 20 centímetros.
  3. Compre um adubo para plantas e lojas de jardinagem.
  4. Deixe o bulbo de molho por duas horas na água morna, antes de plantá-lo.
  5. Coloque-o no vaso ou no canteiro com as raízes para baixo e coloque adubo em volta. Deixando aproximadamente 1/3 do caule acima do solo. Não coloque muito adubo, para manter as raízes intactas.
  6. Se achar que o amarílis pode cair por ficar para fora do vaso, você pode colocar uma estaca perto do bulbo para que ele se mantenha reto.

Feito isso, você precisa agora cuidar da planta. Por isso, no início, deixe sempre a planta em contato com o sol, diariamente. Regue a planta com uma xícara de água a cada 5 dias, até que ele chegue a mais 5 centímetros.

A amarílis deve começar a ter sua floração em cerca de duas semanas depois de plantado e permanece por mais tempo em temperaturas de aproximadamente 18º a 20º C. Nesse período, deixe a planta em contato indireto com o sol e molhe-a regularmente. Se for inverno suspenda a rega da planta.

Quando a flor começar a morrer, pare de regar e corte as flores do bulbo. Depois, você pode retirar os “filhotes” que se desenvolveram em volta do bulbo principal e replantá-los através desse mesmo processo que foi explicado.

 

Veja também

Historia da Flor Gardênia, Significado e Origem da Planta

A gardênia é uma flor que todos conhecemos. É frequentemente usado em decoração e como …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *