Home / Plantas / Alamanda Laranja: Nome Científico, Cuidados com a Flor e Fotos

Alamanda Laranja: Nome Científico, Cuidados com a Flor e Fotos

O número de espécies de plantas existente no mundo é praticamente infinito, principalmente porque a grande maioria das espécies acabam gerando novas variedades com o passar do tempo, e com isso criam novos padrões ainda não conhecidos pelos cientistas.

Assim, a flora mundial é extremamente diversificada e o Brasil é um país que contribui muito para essa diversificação, já que temos a Floresta Amazônica, uma riqueza natural nacional e patrimônio extremamente importante para o nosso país.

Dessa forma, com todas essas variedades de espécies de plantas, muitas flores acabam ficando esquecidas no mundo, principalmente porque elas ficam ofuscadas por outras plantas mais comuns, como é o caso do que acontece com a Alamanda Laranja.

Portanto, neste artigo falaremos de maneira mais profunda sobre essa espécie conhecida como Alamanda Laranja. Continue lendo o artigo para saber qual o nome científico dessa planta, quais são os cuidados necessários para se ter com a espécie, quais são as características dessa planta e ainda algumas outras plantas tóxicas que temos no Brasil.

Nome Científico da Alamanda Laranja

O nome científico é algo essencial para qualquer ser vivo existente na natureza; isso porque é por meio dele que as espécies são identificadas, e também é por meio dele que um ser vivo não é confundido com outros, não importa qual seja o idioma que está sendo levado em consideração.

Dessa forma, podemos também dizer que o nome científico de qualquer ser vivo é formado pela junção do seu nome de gênero com o seu nome de espécie, e por isso ele é binomial.

Allamanda Cathartica

No caso da Alamanda Laranja, podemos dizer que o seu nome científico é Allamanda cathartica, o que quer dizer basicamente que o seu nome de gênero é Allamanda e o seu nome de espécie é cathartica.

Portanto, agora você já sabe exatamente como funciona a formação do nome científico dos seres vivos, e também já sabe qual é o nome científico da Alamanda Laranja.

Cuidados com a Espécie

É claro que todas as espécies de plantas são diferentes, e é exatamente por isso que os cuidados também são diferentes de acordo com a espécie que está sendo levada em consideração.

No caso da Alamanda Laranja, podemos dizer que o principal cuidado necessário com essa espécie é com relação à sua toxicidade. Isso porque ela é uma planta tóxica que muitas vezes não parece ser tóxica por conta de sua beleza.

Dessa forma, é extremamente importante que você mantenha essa flor longe de crianças e bichos de estimação que você tiver em casa, e também de qualquer outra pessoa que não tenha conhecimento de que ela é tóxica.

Isso é muito importante, pois essa é uma flor trepadeira que quando ingerida possui efeito purgante, agindo no intestino e podendo até mesmo levar à morte se for ingerida em uma quantidade abusiva.

Logo, agora você já sabe que essa é uma planta forte com efeito tóxico, e por isso todos os cuidados do mundo são necessários com relação a isso.

Características Físicas da Alamanda Laranja

Agora que você já sabe qual é o nome científico dessa espécie e quais são os tipos de cuidados necessários para se ter com ela, é interessante saber um pouco mais sobre as características físicas dessa planta.

A verdade é que a Alamanda Laranja não é a única variedade existente dessa espécie, já que a alamanda amarela também é extremamente famosa. Apesar disso, a primeira característica que podemos citar é que todas essas variedades são tóxicas.

Além disso, podemos também dizer que essa é uma flor trepadeira, e por esse motivo ela é frequentemente encontrada em algumas formações como os muros vivos, por exemplo. Logo, ela é excelente para ser usada em decorações, desde que não fique em contato com humanos.

Uma outra característica que podemos citar é o fato de que suas pétalas das flores são frágeis, e por isso cria-se um efeito de fragilidade muito grande, sendo que é muito fácil notar que esse efeito não é verdadeiro, já que a planta é tóxica.

Por fim, podemos também dizer que ela é uma flor bonita, com uma média de 5 pétalas por flor e nasce facilmente em nosso território, por isso sendo facilmente encontrada em diversos locais pelo Brasil.

Portanto, essas são algumas características que podemos citar com relação a essa espécie, e por isso é interessante que você saiba todas elas, já que dessa forma você conseguirá reconhecer uma alamanda laranja em qualquer lugar que for, e isso é muito interessante e até mesmo pode salvar vidas, já que ela é tóxica!

Outras Plantas Tóxicas

Já citamos várias vezes ao longo desse artigo que a Alamanda Laranja é uma planta tóxica, mas o que muitas pessoas ainda não sabem e não entenderam é que existem diversas outras espécies de plantas tóxicas em nosso território nacional.

Por esse motivo, vamos listar agora algumas outras plantas tóxicas que também estão presentes no Brasil, dessa forma você pode se prevenir de diversos infortúnios no futuro.

  • Chapéu de Napoleão

Essa planta pode medir até 3 metros de altura e muitas vezes suas sementes são confundidas com as nozes, mas isso é extremamente perigoso, pois essa planta é extremamente tóxica.

  • Cinamomo

Essa planta pode ser também chamada de “cedro branco” dependendo da região em que ela está sendo citada. Ela é muito  tóxica para os seres humanos e também para os animais, mas é consumida normalmente pelas aves.

Cinamomo
  • Comigo ninguém pode

Essa é uma planta extremamente famosa na casa dos brasileiros, já que ela é vista como um grande aliado na hora de proteger a energia de algum local.

Apesar disso, ela também é extremamente tóxica e suas folhas podem ser muito nocivas aos seres humanos.

Portanto, agora você já sabe muitas outras informações sobre a alamanda laranja e também conheceu algumas outras espécies de plantas presentes em nosso território.

Quer saber ainda mais informações sobre outros assuntos relacionados à Biologia? Sem problemas, temos o texto certo para você! Leia também em nosso site: Formiga Louca – Algumas Características, Nome Científico, Fotos e Tamanho

Veja também

Begonia Elatior no Vaso

Begonia Elatior: Características, Como Cuidar, Mudas e Fotos

Você gostaria de ter um jardim colorido e original, mas não sabe por onde começar? …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *