Home / Plantas / Curiosidades Sobre O Mamão E Fatos Interessantes

Curiosidades Sobre O Mamão E Fatos Interessantes

O mamão é uma fruta deliciosa, mas, talvez você não saiba a respeito de certas curiosidades envolvendo esse alimento, e que são bem interessantes.

Quer saber mais um pouco dessas curiosidades? Então acompanhe o nosso texto.

Velho Conhecido do Brasil

O mamoeiro foi descoberto por exploradores espanhóis ao sul do México e em algumas regiões da América Central. O mais certo é que ele tenha chegado ao Brasil por volta do ano de 1587.

Por conta do clima e do tipo de solo, o mamão se adaptou muito bem em terras brasileiras. Não é à toa que somos, hoje, o segundo maior produtor do mundo dessa fruta, atrás somente da Índia.

Uma Fruta De Alto Valor Nutricional

Entre outras tantas substâncias benéficas que o mamão possui, estão as vitaminas, especialmente, A, C e do complexo B. Ainda tem ferro, cálcio, fósforo, potássio e magnésio. Sem contar que, em termos de calorias, trata-se de uma fruta muito boa, com apenas 50 kcal para cada 100 g de mamão. Não é à toa que esse é um alimento excelente para o café da manhã.

Mas, você pensa que parou por aí? Não, porque ainda outras substâncias igualmente importantes para a nossa saúde, como, por exemplo, a papaína e a fibrina, que auxiliam especialmente nos processos digestivos, e são ótimas para quem deseja perder peso.

“Casadinha” Para Melhor as Propriedades Nutricionais

O mamão, por si, já é um alimento com ótimas qualidades para a nossa saúde, mas, podemos potencializar os efeitos benéficos dessa fruta, sabia? Basta que comamos a fruta junto com o zinco, uma substância que está bastante presente, por exemplo, na castanha do Pará.

A receita é simples: basta ralar uma ou duas dessas castanhas sobre uma fatia de mamão antes de comê-lo.

As Diferenças Entre O Mamão Papaia E O Mamão Formosa

A diferenciação entre esses tipos de mamão residem, em primeiro lugar, no seu formato. O papaia é menor e tende a ter um sabor mais adocicado. Já o formosa é maior, mais alongado e com uma casca um pouco mais espessa.

Em termos nutricionais, os dois mamões são excelentes, mas, o formosa ganha a disputa por ter em sua composição mais proteínas e sai minerais. Ou seja, ambos fazem muito bem à saúde, mas, o formosa é faz um bem “em dobro”, digamos assim.

Cada Parte Do Mamoeiro Pode Ser Aproveitada

Não somente o fruto do mamoeiro, mas toda a planta pode ser aproveitada de alguma forma. Da parte interna do tronco, por exemplo, retira-se uma espécie de polpa que é usada em alguns lugares para a preparação de rapaduras.

Já as folhas podem ser aproveitadas das mais diversas maneiras. Após secarem à sombra, podem servir na preparação de chás digestivos. O suco leitoso que é extraído dessas mesmas folhas é usado como vermífugo, e ainda pode ser usado para curar feridas.

Até as flores da planta possuem serventia. Com as do mamoeiro macho, pode ser feito um xarope que combate tosse, rouquidão, bronquite e gripe. O preparo desse xarope é bem rápido: você deve colocar um punhado de flores com uma quantidade pequena de mel em um recipiente que proteja a mistura do calor, porém, que seja de alumínio. Depois, acrescenta-se um pouco de água fervente, e tampa-se o recipiente. Assim que o xarope esfriar, basta tomá-lo de hora em hora.

Sinais Que Indicam Quando O Mamão Está Bom Para O Consumo

O mamão estará perfeito para consumo quando não apresentar em sua superfície rachaduras, buracos e picadas de insetos. Qualquer abertura na casca deixa margem para que fungos penetrem na fruta, então o ideal é que a casca não tenha nenhuma avaria e que seja forme.

Quando essa fruta ainda estiver verde, o mais recomendado é que ela seja embrulhada em jornal, sendo guardada em um local que seja fresco e escuro. Sua casca, enquanto isso, não pode ser rasgada com faca, nem com qualquer outro objeto. Até mesmo porque o líquido que escorre da fruta é um dos componentes que ajudam para que ela tenha os nutrientes que possui.

Verificando se o Mamão Esta Bom Para o Consumo
Verificando se o Mamão Esta Bom Para o Consumo

Propriedades De Outras Partes Da Fruta

Após você comer o mamão, que tal guardar a sua casca? Pois é, a parte interna dela, caso você não saiba, pode ser esfregada na pele, servindo para tirar manchas, eliminar rugas e até mesmo suavizar aquela aspereza de certos tipos de pele.

Também não jogue fora as sementes, pois mastigar em torno de 15 sementes de mamão elimina vermes intestinais, regenera o fígado, e ainda por cima faz uma limpeza completa no estômago.

Não é Uma Árvore!

Talvez pouca gente saiba, mas o mamoeiro, mesmo com caule bem definido, e chegando a quase 3 m de altura, ele não é uma árvore, e sim, uma semi-herbácea. Essa designação é dada a todas as plantas que não têm lenho.

Interessante notar ainda que os pés de mamão, dioicos, dividem-se entre machos, fêmeas e hermafroditas. Para fazer a diferenciação, basta observar as flores. Nas plantas femininas, elas acabam por nascer junto ao caule. As hermafroditas se formam nesse mesmo local, mas são um pouco menores. Por fim, as masculinas nas extremidades de pendúculos alongados.

Uma Planta Que Também É Ornamental

Além de dar frutos deliciosos e nutritivos, e de praticamente toda a planta ser aproveitada para diversos fins, o mamoeiro também é utilizado como ornamento em jardins e canteiros. . podem ser plantadas de maneira isolada, combinada com outras espécies que sejam de menor porte, ou até mesmo em vasos.

A frutificação, inclusive, é bem rápida, e começa em torno de 9 meses após o plantio. Se bem cuidada, a planta pode dar, ao longo de 3 anos, cerca de 300 frutos.

Melhor Jeito De Plantar Mamão

Para o cultivo do mamoeiro, a melhor alternativa são as mudas, que precisam ter cerca de 40 cm de altura, e serem plantadas preferencialmente na primavera e no verão. Contudo, como elas precisam ser plantadas ainda muito jovens, não dá pra saber, de cara, se são machos, fêmeas ou hermafroditas.

Grande Plantação de Mamão

O ideal para um plantio bem sucedido é abrir berços que tenham o tamanho de 30 cm x 30 cm. Depois, é só misturar a terra com cerca de 1 kg de húmus e encaixar na muda, cobrindo-a 2 cm acima do seu torrão.

Veja também

Curiosidades Sobre a Ameixa e Fatos Interessantes

A ameixa é um membro da família das rosas e é um parente próximo de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *