Home / Plantas / Contra Indicações e Malefícios no Uso do Alecrim

Contra Indicações e Malefícios no Uso do Alecrim

Quando usado em quantidades típicas para dar sabor aos alimentos, o alecrim provavelmente é seguro para a maioria das pessoas. Também é possivelmente seguro quando usado medicinalmente em doses apropriadas por um curto período de tempo. De acordo com fontes médicas, uma dose típica de folhas de alecrim é de 4 a 6 gramas por dia. Eles aconselham que o óleo essencial de alecrim não deve ser usado internamente.

Benefícios Atribuídos ao Alecrim

Alecrim é um fitoterápico antimicrobiano e cardiovascular, um suplemento de ervas que pode ser usado no tratamento da asma brônquica , úlcera péptica , distúrbio da próstata , doença inflamatória , toxicidade hepática , aterosclerose , acidente vascular cerebral , doença cardíaca isquêmica , catarata , leucemia , motilidade espermática , atividade antitumoral e anticâncer, para melhorar mental função e memória , dispepsia , hipertensão arterial , reumatismo , regulação do fluxo menstrual , antibacteriano , antifúngico e como agente antiviral.

Recebeu a aprovação da Associação Médica da Alemanha como fitoterápico aprovado no tratamento para dispepsia, hipertensão , alopecia e reumatismo.

Contra Indicação ao Uso do Alecrim

Os efeitos colaterais do alecrim incluem:  Ingestão de grandes quantidades pode resultar em irritação do estômago e intestinal e danos nos rins;  intoxicação; coma;  vômito;  excesso de líquido nos pulmões (edema pulmonar); e sangramento menstrual.

O alecrim tem propriedades convulsivas e epileptogênicas. O alecrim também pode causar dermatite alérgica de contato , embora geralmente não seja considerado um sensibilizador humano.  Mantenha fora do alcance de crianças. Em caso de overdose, procure ajuda médica.

Infertilidade

Suplementação de alecrim pode reduzir a fertilidade – Órgãos reprodutivos do rato tornou-se menor após o consumo prolongado de extrato de folhas de alecrim. Também diminuiu a contagem de espermatozoides, mobilidade e densidade. Todos esses fatores afetam negativamente a fertilidade. Além disso, ratas grávidas tiveram mais perdas fetais;

Infertilidade
Infertilidade

Alergia

Alergia
Alergia

Rosemary aumenta coceira do couro cabeludo – Em um estudo envolvendo 50 pacientes com calvície permanentes, usando óleo de alecrim para ajudar a crescer o cabelo aumentaram o prurido do couro cabeludo;

Óleos de alecrim podem irritar a pele – Em indivíduos com pele altamente sensível, os preparados de banho com óleos de alecrim podem causar dermatite ou vermelhidão da pele (eritema).

Glicose

Glicose
Glicose

Alecrim pode aumentar os níveis de glicose no sangue – Alecrim pode aumentar os níveis de glicose no sangue. Coelhos com diabetes induzido aumentaram os níveis de glicose em 55% em duas horas.

Convulsões

Convulsões
Convulsões

Alecrim pode induzir convulsões – Embora o alecrim possa reduzir as convulsões, em altas doses de cânfora, um composto de alecrim pode realmente causar convulsões semelhantes à epilepsia.

Malefícios ao Uso do Alecrim

Muitos dos estudos mencionados usam altas concentrações de extrato de alecrim para ver os efeitos pretendidos. Portanto, experimentar muitos dos efeitos, como anticâncer, por exemplo, pode ser improvável com o consumo diário de alecrim. Esta realidade pode gerar frustração.

As mulheres grávidas são aconselhadas a não consumir alecrim em excesso, porque pode induzir o aborto . As mulheres que amamentam também são aconselhadas a usar alecrim com moderação, sua administração a crianças de tenra idade e adultos com baixa imunidade também deve ser evitada.

Diabéticos e pessoas com níveis elevados de açúcar no sangue são também aconselhados a consumir alecrim com moderação, uma vez que podem aumentar os níveis de glicose no sangue.

Uma meta-análise encontrou doses de extrato de alecrim para ser mais eficaz no combate ao câncer em cobaias. No entanto, uma dose eficaz para uso humano não foi estabelecida devido à ampla gama de concentrações utilizadas em diferentes estudos.

O Óleo Essencial de Alecrim

Pode haver certas reações alérgicas causadas pelo óleo de alecrim às vezes. Portanto, é sempre uma boa ideia consultar um médico antes de usar este óleo essencial. Óleo de alecrim é volátil na natureza e, portanto, também pode causar vômitos.

O óleo não diluído não é seguro para se tomar por via oral. Óleo de alecrim pode ser tóxico se tomado por via oral, pois contém cânfora e outros produtos químicos tóxicos Tomar grandes quantidades de alecrim pode causar  irritação nos rins, sangramento uterino , espasmos, aumento da sensibilidade ao sol, vermelhidão da pele, coma e até edema pulmonar.  Alecrim consumido em quantidades muito grandes também pode causar reações alérgicas.

O óleo de alecrim pode aumentar os níveis de açúcar no sangue, mas pode ser perigoso em pacientes com diabetes ou hipoglicemia. Se você tem diabetes ou hipoglicemia, pergunte ao seu médico antes de usar óleo de alecrim. Se você estiver usando óleo de alecrim e suspeitar que pode estar elevando seu nível de açúcar no sangue, verifique-o imediatamente e, em caso afirmativo, entre em contato com um médico.

Se você usar óleo de alecrim e tiver alergia a ele, poderá desenvolver uma erupção cutânea ou mesmo um ataque de asma.O óleo de alecrim é conhecido por causar o crescimento do cabelo. Isso pode ser bom se você deseja cabelos mais longos.

O Chá de Alecrim

Assim como se dá em relação ao óleo de alecrim, o chá de alecrim não deve ser tomado por mulheres grávidas ou lactantes, embora possam usá-lo com segurança na culinária para temperar os alimentos. Igualmente crianças menores de seis meses de idade também não devem tomar chá de alecrim. O chá de alecrim também são contra indicados e não devem ser tomado por pessoas com epilepsia, colite ulcerativa ou pressão alta.

Quando o alecrim é colhido de forma adequada e usado dentro das diretrizes recomendadas, os efeitos colaterais são mínimos. Alguns casos de reações alérgicas na pele a preparações tópicas contendo alecrim já foram relatados.  Pesquisas recentes na Europa mostraram que o alecrim interfere na absorção de ferro na dieta, o que indica que ele não deve ser usado internamente por pessoas com anemia ferropriva.

A erva pode afetar a capacidade do sangue de coagular e pode interferir com qualquer medicamento para afinar o sangue que você esteja tomando. Não se esqueça de consultar o seu médico se estiver a tomar Plavix, Coumadin ou Aspirina ou qualquer outro tipo de anticoagulante.

O alecrim pode interferir com a ação dos inibidores em medicamentos para pressão alta como Monopril, Vasotec, Zestril, Capoten ou qualquer outro tipo de medicamento.

Pode alterar os níveis de açúcar no sangue e interferir com qualquer medicamento usado para controlar o diabetes.

Veja também

Lírios Orientais: Características, Significado, Especies e Fotos

Estas plantas são derivadas dos resultados do cruzamento de lírios orientais com representantes tubulares. As …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *