Home / Plantas / Qual e a Época de Floração da Ameixa? Quando Plantar?

Qual e a Época de Floração da Ameixa? Quando Plantar?

As ameixas pertencem ao gênero de plantas Prunus e são parentes do pêssego, nectarina e amêndoa. Todos são considerados “drupas”, frutas que têm um caroço de pedra ao redor de suas sementes.
Ameixas secas é a versão seca das ameixas europeias.

Doce com um sabor profundo e uma textura pegajosa e mastigável, as ameixas secas não são apenas divertidas de comer, mas também são altamente nutritivas. Tal como acontece com outras frutas secas, elas estão disponíveis o ano todo.

Benefícios Para a Saúde

A versão fresca (ameixas) e a versão seca (ameixas secas) da planta cientificamente conhecida como Prunus domestica têm sido objeto de repetidas pesquisas em saúde por seu alto conteúdo de fitonutrientes exclusivos chamados ácido neoclorogênico e clorogênico.

Essas substâncias encontradas na ameixa e na ameixa são classificadas como fenóis, e sua função como antioxidantes está bem documentada.

Essas substâncias que previnem danos são particularmente eficazes na neutralização de um radical de oxigênio particularmente perigoso chamado radical ânion superóxido, e também demonstraram ajudar a evitar danos às gorduras à base de oxigênio.

Como nossas membranas celulares, células cerebrais e moléculas como o colesterol são compostas em grande parte por gorduras, evitar danos causados por radicais livres nas gorduras não é um benefício pequeno.

Qual e a Época de Floração da Ameixa? Quando Plantar?

Elas são uma das plantas mais fáceis de serem plantadas. Não requer nenhum procedimento especial e suas condições para florescer são bem simples.

O cuidado é basicamente ao de qualquer outra planta: Solo profundo, permeável, bem drenado. Além disso, elas adoram o clima que o Brasil possui, por isso, qualquer região pode plantá-la sem medo. Quanto mais alto o lugar, melhor.

Melhor Absorção de Ferro e Mais Proteção Antioxidante da Vitamina C

A capacidade das ameixas e ameixas secas para aumentar a absorção de ferro no corpo também foi documentada em pesquisas publicadas. Essa capacidade das ameixas e ameixas secas de tornar o ferro mais disponível pode estar relacionada ao conteúdo de vitamina C dessa fruta.

No sistema de classificação de alimentos, elas são qualificadas como uma fonte muito boa de vitamina C.
Além de ajudar na absorção de ferro, a vitamina C é necessária no organismo para produzir tecidos saudáveis e também é necessária para um forte sistema imunológico.

Conseguir um pouco de vitamina C extra na temporada de gripes e resfriados é uma boa ideia e também pode ser útil para pessoas que sofrem de infecções de ouvido recorrentes.

A vitamina C também ajuda a proteger o colesterol da oxidação dos radicais livres. Como o colesterol oxidado é o tipo que se acumula nas artérias e causa danos aos vasos sanguíneos, alguma vitamina C extra pode ser útil para pessoas que sofrem de aterosclerose ou doença cardíaca diabética.

Além disso, a vitamina C pode ajudar a neutralizar os radicais livres que, de outra forma, poderiam contribuir para o desenvolvimento ou progressão de condições como asma, câncer de cólon, osteoartrite e artrite reumatoide; portanto, a vitamina C pode ajudar aqueles que estão em risco ou sofrendo com isso.

Devido à infinidade de benefícios à saúde da vitamina C, não é surpreendente que a pesquisa tenha mostrado que o consumo de vegetais e frutas com alto teor de nutrientes está associado a um risco reduzido de morte por todas as causas, incluindo doenças cardíacas, derrames e câncer.

Potencial das Frutas

O potencial das ameixas secas para normalizar os níveis de açúcar no sangue e ajudar na perda de peso em ameixas e ameixas secas.

A fibra solúvel das ameixas secas ajuda a normalizar os níveis de açúcar no sangue, diminuindo a velocidade com que os alimentos saem do estômago e retardando a absorção de glicose (a forma na qual o açúcar é transportado no sangue) após uma refeição.

A fibra solúvel também aumenta a sensibilidade à insulina e, portanto, pode desempenhar um papel útil na prevenção e tratamento do diabetes tipo 2. E a fibra solúvel das ameixas secas promove uma sensação de plenitude satisfeita após uma refeição, diminuindo a velocidade com que os alimentos saem do estômago, para que as ameixas também possam ajudar a evitar excessos e ganho de peso.

Fibra de Ameixas Secas para Regularidade, Baixo Colesterol e Proteção Intestinal

Ameixas secas são bem conhecidas por sua capacidade de prevenir a constipação. Além de fornecer volume e diminuir o tempo de trânsito da matéria fecal, diminuindo o risco de câncer de cólon e hemorroidas, a fibra insolúvel das ameixas também fornece alimento para as bactérias “amigáveis” no intestino grosso.

Quando essas bactérias úteis fermentam as fibras insolúveis das ameixas, elas produzem um ácido graxo de cadeia curta chamado ácido butírico, que serve como combustível primário para as células do intestino grosso e ajuda a manter um cólon saudável.

Essas bactérias úteis também criam dois outros ácidos graxos de cadeia curta, ácido propiônico e acético, que são usados como combustível pelas células do fígado e dos músculos.

O ácido propiônico produzido a partir da fibra insolúvel das ameixas também pode ser parcialmente responsável pelas propriedades de redução de colesterol da fibra.

Em estudos com animais, o ácido propiônico demonstrou inibir a HMG-CoA redutase, uma enzima envolvida na produção de colesterol pelo fígado. Ao diminuir a atividade dessa enzima, o ácido propiônico ajuda a diminuir os níveis de colesterol no sangue.

Além disso, as fibras solúveis das ameixas ajudam a diminuir o colesterol, ligando-se aos ácidos biliares e removendo-os do corpo pelas fezes. Os ácidos biliares são compostos usados para digerir gorduras que são fabricadas pelo fígado a partir do colesterol.

Ameixa Seca

Quando são excretados juntamente com a fibra das ameixas, o fígado precisa fabricar novos ácidos biliares e consome mais colesterol, diminuindo a quantidade de colesterol em circulação. A fibra solúvel também pode reduzir a quantidade de colesterol fabricado pelo fígado.

Por fim, a fibra insolúvel fornecida pelas ameixas secas alimenta bactérias amigáveis no trato digestivo, o que ajuda a manter populações maiores de bactérias amigáveis. Além de produzir os úteis ácidos graxos de cadeia curta descritos acima, as bactérias amigas desempenham um papel protetor importante, eliminando bactérias patogênicas (causadoras de doenças) e impedindo-as de sobreviver no trato intestinal.

Referências

Como plantar ameixa, da Revista Globo Rural;

Como Plantar Ameixa em Casa: Plantio, Cultivo e Colheita, do Horta em Casa;

Ameixas, do site WH Foods;

Como plantar e fazer crescer uma ameixoeira num vaso, do site O Meu Jardim.

Veja também

Plantar em Vasos

O Que é Bom para Plantar em Casa?

Se você gosta de plantas em geral e tem o desejo de plantas em casa, …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.