Home / Plantas / Condessa Lisa: Característica, Nome Científico e Fotos

Condessa Lisa: Característica, Nome Científico e Fotos

A condessa lisa (nome científico Annona reticulata) é uma fruta originária da América Central e das Antilhas. Atualmente está presente em países como a Bolívia, Costa Rica, Equador, Guatemala, El Salvador, México, Panamá, Honduras, Venezuela, Peru, Venezuela, Madagascar, Índia, China e Gabão.

Além da terminologia “condessa lisa”, também pode ser chamada de anona-lisa, coração-de-boi, ata, fruta-do-conde, pinha, araticum, araticum-de-cheiro, miloló, bullock’s-heart, soursop e custard apple. Embora as denominações “ata”, “fruta-do-conde” e “pinha” sejam atribuídas erroneamente na maioria das vezes, visto que são nomes de outra espécie.

A fruta, além dos atrativos em sabor, também apresenta considerável concentração de vitaminas e sais minerais, proporcionando importantes benefícios nutricionais.

Neste artigo, você conhecerá um pouco mais sobre essa fruta.

Então venha conosco e boa leitura.

Condessa Lisa: Classificação Taxonômica e Nome Científico

A classificação científica para a condessa lisa obedece à seguinte estrutura:

Reino: Plantae;

Superordem: Magnoliopsida;

Ordem: Magnoliales;

Condessa Lisa

Família: Annonaceae;

Gênero: Annona;

Espécie: Annona reticulata.

O nome binomial da espécie foi atribuído pela primeira vez no ano de 1753.

Condessa Lisa: Característica e Fotos

O pé de condessa lisa mede entre 6 a 8 metros de altura, as ramificações ocorrem desde a base.

Em relação às folhas, estas possuem entre 2 a 7 centímetros de largura. De um modo geral são simples, lanceloadas, inteiras, e com pecíolo medindo entre 8 a 15 milímetros. Essas folhas podem apresentar uma textura áspera ou empoeirada.

As flores se encontram dispostas nos ramos mais novos, com média de quantidade variando de 1 a 10. Essas flores possuem seis pétalas, das quais as 3 externas são na cor verde e as 3 internas são menores e na cor branca.

O fruto pode apresentar um formato globoso ou cordiforme (ou seja, semelhante a um coração). O comprimento está compreendido entre 8 a 12 centímetros, ao passo que o peso é, em média, de 800 gramas. O fruto maduro adquire uma coloração vermelho-escuro, ao amadurecer. Internamente, é liso e possui polpa de textura mole e farinácea, e cor creme. Há muitas sementes distribuídas ao longo da polpa, as quais apresentam um formato comprimido lateralmente e coloração marrom.

As raízes são do tipo pivotantes e ramificadas.

Condessa Lisa: Benefícios Nutricionais

Prevenção Contra Artrite/ Osteoporose

A elevada concentração de Magnésio encontrada na fruta auxilia a equilibrar a água do corpo e remove os ácidos presentes nas articulações. Esse mecanismo bioquímico contribui na redução dos sintomas da artrite e do reumatismo.

Além da prevenção contra artrite, o consumo regular da fruta contribui no combate da fraqueza muscular.

A discreta concentração de Cálcio da condessa também favorece a saúde óssea, assim como a concentração do mineral Fósforo. Os dois atuam em conjunto prevenindo quadros de osteoporose. O mineral Zinco também é importantíssimo, uma vez que otimiza o processo de fixação do Cálcio e de outros minerais essenciais à formação do tecido ósseo.

Prevenção Contra a Fadiga Após Atividades Físicas

Em razão da elevada concentração de Potássio presente na condessa, a fruta pode auxiliar no mecanismo de transmissão dos impulsos nervosos e da contração muscular.

O Potássio é mais eficaz (em quesitos de contração) ao se tratar de músculos esqueléticos. Ele desempenha um papel importantíssimo na melhora do desempenho e prevenção da fadiga para os praticantes de atividades físicas, tais como a musculação e a corrida.

Efeito Antioxidante/ Fortalecimento do Sistema Imunológico

A vitamina C presente na fruta atua na neutralização dos radicais livres, mecanismo que se reflete na prevenção ao envelhecimento precoce e fortalecimento do sistema imunológico.

O efeito antioxidante também é vital para manutenção da saúde da visão, da pele e dos cabelos. No caso da visão, a vitamina C atua em conjunto com a vitamina Riboflavina. No caso da beleza e bom aspecto da pele e cabelos, a vitamina C atua em conjunto com a vitamina A.

Favorecimento da Perda de Peso

O alto teor de fibras encontrado na condessa é de grande valia para o controle do peso. Essas fibras auxiliam a inibir a fome, assim como controlar a quantidade de calorias ingeridas. Caso as fibras da condessa sejam ingeridas com outros alimentos, estas auxiliam a reduzir o índice glicêmico da refeição, visto que auxiliam a reduzir os níveis de glicose no sangue.

Ação Anti-Câncer

Tal como ocorre no caso da graviola, a condessa tem demonstrado ação contra as células cancerígenas do organismo, no entanto, carece de mais estudos para atestar oficialmente este benefício.

Os estudos, até agora, não foram realizados em seres humanos. A atividade anticancerígena foi obtida por meio do extrato de estruturas como as sementes e as folhas. O extrato teria a capacidade de impedir que as células produzam energia para crescer e se multiplicar.

Outros Benefícios da Fruta

Além das vantagens descritas acima, a fruta também já se mostrou eficaz como elemento energético e diurético, além do auxílio no caso de câimbras, espamos e colite (benefícios que podem ser obtidos através do preparo de chá).

Condessa Lisa: Considerações Gerais Sobre o Plantio

O cultivo deste vegetal é considerado relativamente simples. Demanda plantio em pleno sol, e em solos férteis e úmidos, embora com boa drenagem (solos encharcados não são favoráveis às raízes).

O vegetal em si, mesmo sendo de origem tropical e subtropical, também possui certa resistência ao frio, logo, consegue sobreviver em temperaturas compreendidas entre 6 a 10 °C (embora com certa dificuldade).

As mudas começam a frutificar dentro do período de 2 a 3 anos após o plantio. O período de frutificação costuma ser entre os meses de Setembro a Dezembro.

O pé de condessa também pode ser cultivado em vasos grandes, aliás, essa é uma excelente opção para pomares.

*

Agora que você já conhece as principais características da fruta e do pé de condessa lisa, continue conosco e fique à vontade para conhecer outros artigos do site.

Aqui há muito material de qualidade nos campos da botânica, zoologia e ecologia de um modo geral.

Até as próximas leituras.

REFERÊNCIAS

CARDOSO, R. Dicas de Saúde. Os 10 Benefícios da Fruta Condessa Para Saúde. Disponível em: < https://www.saudedica.com.br/os-10-beneficios-da-fruta-da-condessa-para-saude/>;

Toda Fruta. Condessa. Disponível em: < https://www.todafruta.com.br/condessa/>;

Viveiro Ciprest. Annona Lisa ou Condessa. Disponível em: < http://ciprest.blogspot.com/2017/03/anona-lisa-ou-condessa-annona-reticulata.html>;

 

Veja também

História da Flor Heléboro, Significado, Origem da Planta e Fotos

A Heléboro tem como nome científico Helleborus e pertence à família ranunculaceae, é uma planta …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *