Home / Plantas / Lista Dos Tipos De Glicínia: Espécies Com Nome E Fotos

Lista Dos Tipos De Glicínia: Espécies Com Nome E Fotos

A glicínia é o tipo ideal de videira para qualquer jardineiro, profissional ou amador, que simplesmente goste muito de cultivar flores pesadas e penduradas em galhos retorcidos.

O termo glicínias pode ser mais conhecido como Wisteria Lane. Os fãs de séries certamente reconhecerão esse nome! Isso porque uma série bastante popular nos Estados Unidos tinha uma rua fictícia com esse nome – A série tinha o título de “Desperate Housewives”, que no Brasil, na tv aberta foi grosseiramente chamada de “Mulheres Desesperadas”.

Mas, esse conteúdo não irá, de forma alguma, entrar nesse tipo de questionamento ou crítica – quem sabe em uma outra oportunidade?

Glicínia em um Túnel de Flor
Glicínia em um Túnel de Flor

Voltando a falar das glicínias, pode-se afirmar também que elas podem ser melhor definidas como uma espécie de videira. Sua aparência pode também ser considerada mais agressiva, que provavelmente rouba o espetáculo de beleza no jardim de qualquer pessoa.

Pode ser um tipo de videira resistente ao frio, mas se cuidada adequadamente e com as condições de cultivo adequadas ela certamente florescerá em cascatas exuberantes, com flores violeta-roxas que surpreendem!

Quer saber mais a respeito dessas espécies de flores? Então você está no lugar certo! Confira mais informações no decorrer desse conteúdo!

Visão Geral Das Glicínias – O Que Você Deve Saber?

Essa é uma planta extremamente popular e de beleza única! Ela pertence à família das leguminosas chamadas Fabaceae (Leguminosae).

Isso inclui mais dez espécies de trepadeiras e trepadeiras lenhosas, todas nativas do Japão, Coréia e China. Ultimamente, algumas outras variedades da glicínia foram até mesmo introduzidas no leste dos Estados Unidos.

As glicínias são comumente descritas como um grande arbusto vigoroso. Alguns ainda afirma que se trata de uma planta abençoada, com uma abundância de folhagem rica e luxuosa.

E isso não é por acaso! O fato é que se trata de uma planta com magníficas flores, que geralmente desabrocham durante a primavera. E isso proporciona, de certa forma, um festival de cores!

Por conta de suas flores luxuosas, ela acabou ganhando muitos fãs por todo o mundo! Ela foi encontrada inicialmente na Ásia e, depois de alguns séculos, eles foram introduzidos nas Américas e na Europa no século XIX.

Glicinia Suspensas Lilás
Glicinia Suspensas Lilás

A videira das glicínias recebeu esse nome ainda no século 19. O responsável por isso foi um botânico chamado Thomas Nuttal. A escolha do nome foi uma espécie de em homenagem ao Dr. Caspar Wistar, que era um médico famoso naquela época.

Curiosamente, as glicínias se originaram da Ásia e depois se tornaram populares na Europa.

Porém, sua maior variedade pode ser encontrada nos Estados Unidos, mais precisamente Sierra Madre, Califórnia. O que é ainda mais fascinante é que um “Festival das Glicínias” é realizado todos os anos para homenagear essa videira luxuosamente e cheia de particularidades.

Conheça Algumas Características Marcantes Das Glicínias

Algumas características são consideradas mais recorrentes nessa planta! Confira abaixo quais são elas:

  • Flores penduradas em cascatas

Glicinia  Penduradas em Cascata
Glicinia Penduradas em Cascata
  • Folhas em forma de pena

  • Videiras com um crescimento ascendente a partir de uma haste central

  • Flores ou cascatas semelhantes às que acontecem nas ervilhas

Glicinia  Cascata no Parque
Glicinia Cascata no Parque
  • Suas videiras crescendo no sentido horário ou anti-horário

Tipos de Glicínias

Vamos primeiramente conhecer as famosas Glicínias japonesas:

  • Nome Botânico: Wisteria Floribunda

As glicínias japonesas atingem uma altura de 10 a 30 pés em média, mas podem crescer ainda mais que isso. O período de floração para este tipo de glicínia é no meio da primavera até o início do verão, durante o qual esta espécie ostenta algumas das mais belas cores do outono.

Produz folhas ovais e elípticas com 13 a 19 folhetos que geralmente são de cor bronze ou verde pálido quando jovens e gradualmente se transformam em um amarelo lindo durante o outono.

As glicínias japonesas crescem na forma de cachos, chamados racemos. Essas cultivares também aparecem em uma variedade de tons e cores diferentes, incluindo azul, lavanda, roxo e branco.

Esta flor é excelente para jardineiros que residem em climas frios. Elas florescem melhor em pleno sol e também são muitas perfumadas! Uma ótima dica para quem gosta de ter flores dentro de casa!

Algumas das variedades mais comuns e outras populares das glicínias japonesas incluem:

  • Glicínia Floribunda ‘Rosea’ (Glicínia Japonesa Rosa)

Esta variedade de glicínias é conhecida por seu perfume incrível. Seu período de floração começa no final da primavera e termina no meio do verão.

As flores desta glicínia são compostas por rosas de tom mais pálido, com forte inclinação a se tornaram posteriormente um púrpura.

Acredita-se que esta glicínia seja a mais romântica de todas as espécies da família das glicínias e é realmente um espetáculo

Conhecendo As Glicínias Chinesas

Veja abaixo as famosas glicínias chinesas!

  • Nome Botânico: Wisteria Sinensis

As glicínias chinesas produzem lindas flores azuis-violeta que crescem em agrupamentos denominados por racemos. Esses aglomerados não são tão resistentes ou compridos quanto os das glicínias japonesas.

O período de floração desta planta varia do início da primavera ao início do verão, e as flores normalmente florescem por algumas semanas.

 

Quando os racemos desta planta têm cerca de 30 cm, os cachos se abrem em uma cortina de flores espetacular e perfumada que atrai muito as pequenas abelhas no início do verão ou no final da primavera.

Muitas vezes, esta planta também produz flores violeta-avermelhadas absolutamente deslumbrantes!

Curiosamente, todas as flores das glicínias chinesas florescem de uma só vez durante maio, muito antes de sua folhagem aparecer.

Conclusão

Essa é uma planta que possui uma enorme variedade pelo mundo, e por isso, optamos em apenas falar dos tipos citados acima!

Há também as variações americanas, que também são donas de uma lindíssima variação, com flores e ramos absolutamente exuberantes!

Glicinia  Lilás
Glicinia Lilás

Um bom exemplo é a Wisteria macrostachya. Esta videira exibe impressionantes flores azul-púrpura. Uma diferença é que elas tendem a ser menos perfumadas que as demais citadas anteriormente.

Elas também crescem em cachos com cerca de 15 a 30 cm de comprimento. O período de floração para essas glicínias começa no final da primavera e termina durante todo o início do verão.

Gostou dessas informações? Então compartilhe esse artigo com outras pessoas que também sejam apaixonadas por flores!

Veja também

Quais os Males que a Chia Pode Causar?

A chia (nome científico Salvia hispanica L.) é uma semente que vem se tornando bastante …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *