Home / Plantas / Como Usar o Óleo de Soja Para Manchas no Rosto? Faz Mal?

Como Usar o Óleo de Soja Para Manchas no Rosto? Faz Mal?

Durante séculos, a soja foi considerada como tendo efeitos positivos em nossa saúde. Nos últimos quinze anos, essa evidência aumentou, destacando a relação direta entre o uso de produtos de soja com muitos benefícios em nossa pele, desde a despigmentação até a prevenção do envelhecimento da pele, enquanto oferecendo alta tolerância e segurança.

Efeitos Positivos Da Soja Sobre a Pele

Redução de manchas: a soja é conhecida por suas propriedades contra a hiperpigmentação, prevenção e tratamento de manchas marrons e melhora da aparência da pele em geral. Portanto, é particularmente recomendado o uso de tratamentos regulares à base de soja.

Cesto de Soja
Cesto de Soja

De fato, seu potencial despigmentante é assegurado pelo controle dos níveis de melanina na pele. Por conseguinte, teria a capacidade de visar especificamente o mecanismo de transferência da melanina das células produtoras profundas para as células da camada superficial da pele, bloqueando a atividade de certas enzimas envolvidas neste processo.

Foto-envelhecimento da pele: a soja protege e repara a nossa pele, especialmente graças aos efeitos antioxidantes das isoflavonas, os extratos mais conhecidos deste ingrediente. Por um lado, atuam contra o fotoenvelhecimento, pois protegem a pele contra o estresse oxidativo induzido pelos raios UVB.

Envelhecimento da Pele
Envelhecimento da Pele

Ao reduzir os radicais livres, eles têm a capacidade de inibir o dano oxidativo (efeito protetor). Por outro lado, contribuem para a redução dos danos causados ​​pelo sol sobre a pele, favorecendo a renovação das células, a manutenção da matriz extracelular, a redução do espessamento da epiderme e a rugosidade da pele ( efeito restaurativo).

Envelhecimento da pele: além de seus efeitos conhecidos na despigmentação e no foto-envelhecimento, a soja contribui para uma melhoria das várias evoluções e deficiências da nossa pele causadas pela idade, em particular as rugas, as rugas, o enrugamento da pele, a perda elasticidade e hidratação da pele. Graças à sua ação estimulante na produção de ácido hialurônico e colágeno, melhora a textura e a aparência geral da nossa pele. Assim, a pele madura parece mais jovem.

Como Usar O Óleo De Soja Para Manchas No Rosto?

Óleo De Soja Para Manchas No Rosto
Óleo De Soja Para Manchas No Rosto

Se você já tentou vários cremes anti-imperfeição ou remédios caseiros e nenhum deu o resultado desejado para você, experimente esta máscara de soja com a qual você “apagará” as manchas no rosto de uma vez por todas.

Você precisa de uma xícara de leite de soja, meia xícara de aveia e duas colheres de sopa com óleo de soja. Despeje todos os ingredientes em um refratário e mexa até obter uma pasta lisa.

Aplique a pasta em seu rosto limpo, realizando uma massagem circular com as pontas dos dedos. Deixe por 20 minutos e retire com água morna. Use-a uma vez por dia durante 15 dias e a sua pele estará livre de manchas.

O Uso De Soja No Rosto Faz Mal?

Baseado em informações controversas, suspeita-se que a soja provoca surtos de acne para algumas pessoas, melhorando as condições de outros pacientes com acne. Mas o que os estudos científicos nos dizem? Não muito! Há apenas poucos estudos científicos que mencionam a ligação entre a soja e a acne.

Um estudo da Universidade Chinesa de Hong Kong descobriu que “a ingestão de produtos lácteos e de soja foi significativamente associada a uma menor incidência de acne”. Em outras palavras, a soja reduz os surtos de acne! Outro estudo confirmou que a ingestão de leite materno aumenta a acne. Eles levantaram a hipótese de que a associação de acne com leite de vaca pode ser por causa da presença de hormônios e moléculas bioativas no leite.

Embora os argumentos contra a soja pareçam realistas, eles são baseados em evidências precárias. Talvez aqueles que desenvolvem surtos de acne depois de comer soja pertençam ao pequeno grupo de pessoas (1% da população) que é alérgico à soja. Eles não desenvolvem surtos reais de acne, mas condições que se parecem com acne.

Alergia a Soja

Alergia a Soja
Alergia a Soja

Alergia à soja é uma resposta do sistema imunológico à proteína de soja que o corpo acredita erroneamente que é prejudicial. Uma vez que o sistema imunológico decida que a proteína de soja é prejudicial, ela cria anticorpos específicos para ela.

A próxima vez que o indivíduo come soja, o sistema imunológico libera quantidades maciças de substâncias químicas, incluindo a histamina, para proteger o corpo. Essas substâncias desencadeiam uma cascata de sintomas alérgicos que podem afetar o sistema respiratório, o trato gastrointestinal, a pele ou o sistema cardiovascular.

Os sintomas da alergia à soja só ocorrerão após a reexposição à soja. Nem todos os produtos de soja podem causar alergia à soja. Alguns alimentos fermentados de soja causam menos alergia do que a soja integral, porque o processo de fermentação quebra parcialmente as proteínas. Apenas 0,5 da população tem alergia à soja.

O Óleo De Soja Também Causa Alergias?

O consumo de óleo de soja, que contém apenas vestígios de proteínas de soja, normalmente não produz reações alérgicas. Nem todas as autoridades no segmento consideram o óleo de soja refinado como um alérgeno. Dois estudos clínicos europeus concluíram que é pouco provável que o consumo de óleo de soja totalmente refinado desencadeie uma reação alérgica grave, mesmo em indivíduos suscetíveis.

Os sintomas relatados de alergia à soja incluem: acne, angioedema, rinite, anafilaxia, asma, dermatite atópica, broncoespasmo, colite, conjuntivite, diarreia, doença difusa do intestino delgado, dispneia, eczema, enterocolite, febre, hipotensão, prurido, edema laríngeo, letargia , polinose, urticária, vômitos e sibilos.

Se você suspeitar que você ou seu filho pode ter alergia à soja, você pode realizar seus próprios testes eliminando completamente a soja por vários dias. Em seguida, tente apenas um produto de soja para ver se ele causa reações adversas. Tenha em mente que as reações de intolerância podem ocorrer até 48 horas após a ingestão de uma substância ofensora.

As pessoas com alergia à soja também podem reagir de forma cruzada a certos alimentos, como amendoim, ervilha, grão de bico, vagem, trigo, centeio e cevada. Se possível, amamente apenas o seu filho e não dê alimentos sólidos até aos 6 meses de idade ou mais. Evite leite de vaca, trigo, ovos, amendoim e peixe durante o primeiro ano de vida do seu filho.

Veja também

Briófitas

O Que Significa Fase Dominante em Plantas?

Todos já sabemos que o número de espécies de plantas existentes no mundo é enorme, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *