Home / Plantas / Como Usar Alecrim Desidratado? Para Que Ele Serve?

Como Usar Alecrim Desidratado? Para Que Ele Serve?

Na cultura brasileira é extremamente comum utilizarmos ervas para os mais diversos fins, principalmente porque nossa flora é muito diversificada e nós possuímos muitas espécies de plantas em nosso país.

Entre todas essas ervas e plantas, o alecrim é uma das que mais se destaca por conta da facilidade de ser encontrado tanto em lojas quanto na natureza, seu baixo custo e também todos os benefícios que ele oferece, se tornando uma erva extremamente benéfica para o corpo.

Nesse caso, é muito importante que você conheça bem o alecrim caso seja uma pessoa viciada em utilizar plantas para curar e também na alimentação, já que uma vida sem produtos cheios de químicos é muito melhor.

Portanto, continue lendo este artigo para entender ainda mais sobre o alecrim. Falaremos especificamente sobre como utilizá-lo, qual é a sua utilidade, como fazer chá e banho de alecrim e ainda listaremos diversos benefícios que ele oferece.

Como Usar E Para Que Serve O Alecrim Desidratado?

A verdade é que uma planta pode ser utilizada de diversas maneiras diferentes e por isso acabará servindo para muitas coisas ao mesmo tempo, tudo depende de qual é a sua necessidade e para que está utilizando a planta.

No caso do alecrim desidratado, podemos dizer que ele é uma mão na roda para as pessoas que não conseguem encontrar a erva na sua forma natural ou apenas não tem muita paciência e experiência para cuidar de plantas.

Por isso, ele pode ser utilizado na alimentação do dia a dia como um tempero, pode ser utilizado para fazer incensos, para fazer chá, para fazer um banho que limpa as energias; e é por isso também que o alecrim é tão famoso: essa se trata de uma planta extremamente versátil e útil.

Agora vamos ver especificamente como fazer chá de alecrim desidratado e também como fazer um banho com a erva que te trará muitas coisas boas.

Chá de Alecrim

O costume de consumir chá pode até ser inglês, mas a verdade é que no Brasil a maioria das pessoas adora consumir chá não apenas quando estão doentes, mas também apenas como um substituto do café, outra bebida extremamente consumida em nosso país.

O alecrim desidratado é muito utilizado para fazer chás e por isso é interessante que você saiba essa receita de cor. Basta utilizar o passo a passo a seguir:

Ingredientes Necessários:

  • Alecrim desidratado 2 colheres de sopa);
  • Limão (1 unidade);
  • Mel (1 colher de chá);
  • Água (4 xícaras).

Modo de Fazer:

  1. Pegue as 4 xícaras de água, coloque em uma panela e deixe a água começar a ferver;
  2. Ao levantar fervura, adicione o alecrim desidratado e desligue a panela;
  3. Coloque uma tampa e deixe em infusão por cerca de 15 minutos;
  4. Coe essa mistura após esse tempo e adicione o mel e o limão (espere para colocar o limão na hora de servir);
  5. Pronto!

Esse chá é extremamente benéfico para pessoas com gripe ou problemas de garganta, principalmente porque ele também leva mel e limão em sua composição.

Banho de Alecrim

Banho de Alecrim
Banho de Alecrim

Além do uso de ervas, também faz parte da cultura brasileira fazer banhos com plantas com o intuito de limpar as energias negativas e atrair coisas boas para a vida. Por isso, ao juntarmos o alecrim desidratado com os banhos, temos um banho de alecrim extremamente eficaz e muito simples de fazer.

Porém, devemos dizer que o seu banho precisa ser feito da maneira correta para que você consiga todos os resultados esperados e ele realmente funcione. Por isso, siga o passo a passo:

Ingredientes Necessários:

  • Água (cerca de 2 litros);
  • Panela;
  • Peneira;
  • Alecrim desidratado (cerca de 1 punhado),

Modo de Fazer:

  1. Coloque a água em uma panela e deixe esquentando no fogo até que ela comece a levantar fervura;
  2. Jogue o punhado de alecrim desidratado na água e desligue o fogo;
  3. Tampe a panela e deixe essa mistura em infusão por mais ou menos 20 minutos, sendo que o tempo mínimo recomendado é de 10 minutos;
  4. Depois disso, destampe e coe tudo, deixando apenas a água dessa erva;
  5. Tome o seu banho normalmente com sabonete se enxágue com a água do chuveiro;
  6. Após isso, jogue o banho do pescoço para baixo, sempre mentalizando coisas boas e vendo as energias negativas indo embora. É importante que o banho seja jogado apenas do pescoço para baixo e não toque a cabeça.

Pronto! Você com certeza se sentirá mais leve e positivo. Esse banho é excelente para quando nos sentimos sobrecarregados. Ele pode ser feito a cada 1 semana e depois que você sentir os resultados por bastante tempo, diminua a frequência para uma vez a cada duas semanas.

Benefícios do Alecrim

Por fim, vamos ver um pouco mais sobre os benefícios que o uso do alecrim no dia a dia oferece ao nosso organismo. Logo, leia a lista a seguir e já comece a pensar onde o alecrim será incluído no seu cotidiano!

  • É excelente para combater problemas como tosse, asma e gripe, assim como dissemos na receita do chá;
  • Ajuda a controlar a pressão arterial, o que é excelente principalmente para as pessoas que têm pressão alta;
  • Ajuda na digestão do corpo e também possui propriedades diuréticas, o que faz com que ele reduza o inchaço no corpo;
  • Excelente para reduzir gases e evitar as dores que eles podem trazer;
  • Pode ser utilizado em banhos de assento para tratar problemas como a a hemorróida;
  • Reduz cólicas durante o período menstrual;
  • É fácil de ser encontrado e possui muitos benefícios para o corpo, como já dissemos;
  • Tem um custo baixo e por isso é considerado um tratamento natural muito acessível;
  • Pode ajudar no tratamento contra dores reumáticas e até mesmo contusões, o que é excelente para a fase de recuperação;
  • Ajuda a limpar as energias do corpo quando utilizado em forma de banho, como já ensinamos.

Quer saber ainda mais informações interessantes sobre o alecrim e não sabe muito bem onde procurar textos confiáveis? Sem problemas, nós temos o texto certo para você! Você pode ler também em nosso site: Principais Doenças do Alecrim e Fungos – Como Resolver?

Veja também

Briófitas

O Que Significa Fase Dominante em Plantas?

Todos já sabemos que o número de espécies de plantas existentes no mundo é enorme, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *