Home / Plantas / Chá de Alfazema do Brasil: Benefícios, Como Preparar e Fazer

Chá de Alfazema do Brasil: Benefícios, Como Preparar e Fazer

Alfazema do brasil é uma planta medicinal considerada útil especialmente para problemas digestivos. A alfazema do brasil é recomendado em casos de distúrbios digestivos por causa dos nervos. Também serve para ajudar com doenças cardíacas.

Conhecendo a Alfazema Do Brasil

O nome científico desta planta medicinal é aloysia gratissima e pertence à família verbenaceae . Essa planta medicinal cresce em áreas de montanha, em encostas, por toda a América do Sul e cresce selvagem, embora seja amplamente cultivada em jardins. Na Europa, pode ser cultivado em zonas temperadas.

Esta planta medicinal também pode ser encontrada com outros nomes como: Cedro do Monte, Niñarupá, Reseda del campo, verbena de limão, entre outros. A parte que é usada desta planta medicinal são suas folhas.

A alfazema do brasil é uma planta medicinal com um aroma cítrico característico, mais precisamente limão. A alfazema do brasil é um arbusto que pode atingir 3 metros de altura, seus galhos são espinhosos e seu tronco é lenhoso.

As folhas desta planta medicinal são simples e opostas, verdes e esbranquiçadas na parte inferior. As flores destas plantas medicinais são brancas, pequenas, perfumadas e crescem de maneira axilar em um ou em grupos. Floresce na primavera e no verão.

Além de ser usado como planta medicinal , a alfazema do brasil é usado na gastronomia como especiaria. As folhas e caules da alfazema do brasil são ricos em óleo essencial, que é um dos responsáveis por suas funções para tratar distúrbios digestivos.

Chá De Alfazema Do Brasil: Como Preparar E Fazer

Na gastronomia: As folhas secas e picadas dessas plantas medicinais podem ser usadas para perfumar pratos em molhos e saladas. A alfazema do brasil é uma planta com a qual você pode fazer vários remédios caseiros. Folhas jovens e tenras e topos floridos são muito utilizados para fins medicinais.

Infusão: Deve ser colocado cerca de 15 gr de folhas desta planta medicinal em um litro de água fervente. As folhas usadas devem ser coletadas na primavera, de preferência ou no início do outono. A infusão de alfazema do brasil é muito digestiva, carminativa e antiespasmódica, e também serve em casos de dores de estômago.

Também pode ser usado como sedativo leve. Faça a infusão para tratar flatulência, dores de estômago, indigestão e doenças digestivas, cólica renal e biliar, constipação, insônia, ansiedade, distúrbios do sistema nervoso, depressão, falta de apetite, dor reumática, dor de cabeça e enxaqueca. Também é eficaz para lavar feridas para evitar infecções e ajuda a purificar o sangue.

O chá de alfazema do brasil é preparado com 15 gramas de folhas tenras para cada litro de água fervente. Se desejar, você pode fazer mais concentrado com 30 gramas de planta jovens. A infusão pode ser bebida quente ou fria, você pode adicionar açúcar. Você pode beber até 3 xícaras por dia após as refeições. Pode ser usado tanto internamente quanto externamente.

Para lavar, um pano é imerso no preparado e depois aplicado na área do corpo onde está a ferida ou contusão. Várias vezes por dia, este procedimento pode ser repetido. A alfazema do brasil pode ser misturado com outras ervas para melhorar suas propriedades especialmente digestivas. A alfazema do brasil vai muito bem quando combinado com poejo ou hortelã.

Chá De Alfazema Do Brasil: Benefícios

Para digestão: esta planta contém substâncias que ajudam a digestão mais eficaz do alimento. É um remédio muito simples de se preparar, levará apenas alguns minutos. O que você deve fazer é tomar uma xícara após cada refeição. Para preparar a infusão, você deve tomar duas colheres de sopa de folhas de alfazema do brasil e fervê-las em um copo de água. Deixe descansar por alguns minutos. Um copo deve ser tomado diariamente.

Para flatulência: se você tem esse tipo de problema, você não deve se preocupar mais porque a alfazema do brasil é um remédio eficaz. Isto é necessário para levá-lo em uma infusão. Para o qual você deve tomar uma colher de chá de orégano e uma de alfazema do brasil e misture-o em um copo de água quente. Deixe descansar por cinco minutos. Você deve tomar um copo após cada refeição, isso ajudará na digestão e minimizará ou anulará a flatulência.

Mulher Tomando Chá de Alfazema
Mulher Tomando Chá de Alfazema

Para a asma: é uma das doenças mais comuns do trato respiratório. Isso significa que você terá que esmagar um dente de alho e adicioná-lo a uma xícara de infusão de alfazema do brasil com limão. Você pode tomar no máximo três xícaras por dia e uma xícara para as crianças. Um remédio que ajudará a controlar a asma.

Para neuralgia: é um remédio muito simples de se preparar. Você só tem que ferver cinco folhas de alfazema do brasil muito bem lavadas. Você faz isso em um copo de água por um período de cinco minutos. Então tampa e deixe esfriar. Você deve beber uma a duas xícaras por dia.

Para a insônia: é uma das doenças do século 21, devido a muitos fatores, como ficar acordado no celular, estresse, má alimentação e assim por diante. A alfazema do brasil ajudará você a adormecer. Para isso você deve preparar uma infusão consistindo de uma colherada de alfazema do brasil e melissa em um copo de água fervente. Você adiciona algumas gotas de limão e mel, você toma antes de ir dormir.

Para tosse: uma condição comum do trato respiratório, e a alfazema do brasil pode ser usado como um remédio muito eficaz para combater a tosse. Neste caso, você deve macerar 25 gramas de alfazema do brasil e 50 mililitros de vinho branco por 24 horas. Além disso, você deve ferver uma xícara de água com 130 gramas de açúcar e dez folhas de boa grama até formar um xarope espesso. Então, você deve misturar ambos os líquidos. Você deve tomar uma colher a cada duas horas da calda que você fez.

Para combater o estresse: um remédio simples para o seu corpo ser muito melhor. Você deve preparar um banho com folhas de alfazema do brasil. Você pode fazer isso uma vez por dia durante uma semana ou em intervalos de dias. Por causa de suas propriedades relaxantes, seu corpo ficará muito melhor.

Contra Indicações

Chá De Alfazema na Xícara
Chá De Alfazema na Xícara

Um dos pontos a ter em mente é que as flores aromáticas podem causar uma reação alérgica na pele em reação a perfumes e cosméticos. Sempre admoestamos que nunca faça uso de nada sem a devida recomendação médica, mesmo algo tão natural e benéfico como a alfazema do brasil.

Esta planta como um remédio caseiro não é recomendada em pessoas que sofrem de qualquer alteração na glândula tireoide. Isto é porque pode tornar o problema muito mais complicado. Nesses casos, não deve ser consumido nem mesmo em quantidades mínimas para evitar problemas graves.

Em mulheres grávidas e estágio de amamentação não deve ser consumido para evitar qualquer tipo de alteração. São os únicos casos em que o uso desta planta não é recomendado. Para o resto, os benefícios devem ser muito bem aproveitados. Em caso de ter outros tipos de alterações, você deve ir imediatamente ao seu médico.

Veja também

Como Fazer Chá de Romã Para Gargarejo?

Punica granatum. Originária de uma região geográfica que vai do Irã até a região do …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *