Home / Plantas / Como Tirar a Polpa e a Baba da Graviola?

Como Tirar a Polpa e a Baba da Graviola?

Essa deliciosa, saborosa e aromática fruta é capaz de nos proporcionar inúmeros benefícios. Conhecida também como Jaca do Pará, Jaca, Pinha, a graviola é uma excelente fonte de vitaminas e minerais.

E desta maneira, é altamente indicado o consumo para quem deseja perder peso, fortalecer a imunidade ou mesmo saborear um delicioso fruto.

Mas algo que causa dúvida em muitas pessoas é como consumi-la; mais precisamente como tirar a polpa e a baba da graviola.

Mas não se preocupe, neste artigo vamos esclarecer tais dúvidas.Confira a seguir informações, características e curiosidades a respeito desta deliciosa fruta. Continue acompanhando!

Características da Graviola

Conhecida cientificamente como Annona Muricata, a graviola é uma fruta oriunda das Antilhas, ou seja, da América Central.

Ela adaptou-se muito bem em climas tropicais e se desenvolveu principalmente em regiões com grandes faixas solares.

É uma fruta de coloração esverdeada, com “espinhos” na casca, o que causa um aspecto não muito agradável. Mas ao abri-la, nos deparamos com uma polpa cheirosa e branca, com sementes dispersas entre ela.

Ela possui um formato arredondado, oval, e pode tanto ser um fruto grande, como pequeno; podendo medir mais de 10 centímetros e pesar cerca de 700 gramas a alguns quilos. Tudo depende do espaço e do desenvolvimento da fruta. Existem graviolas de diferentes tamanhos.

Ela é fruto da gravioleira, uma árvore que pode medir de 3 a 6 metros de altura e possui folhas verdes reluzentes, com flores amarelas bastante características.

Seu sabor é agridoce, então ela é consumida de diversas maneiras, seja em suco, vitaminas, ou mesmo a polpa diretamente. Ela possui também uma baba, que afasta muitas pessoas do seu consumo, pois ficam com ”nojo” dela.

Aqui no Brasil, elas se dispersaram principalmente pela Floresta Amazônica, e nos dias atuais podem ser encontradas em mercados, feiras, sítios e fazendas.

Experimente esse delicioso fruto! Você pode fazer sucos, mousses, sorvete, entre muitas outras receitas. Confira a seguir como tirar a polpa e a baba da graviola e preparar deliciosas receitas com esta saborosa e excêntrica fruta.

Como Tirar a Polpa e a Baba da Graviola?

Existem graviolas com baba e graviolas sem baba. A baba da graviola é semelhante a do quiabo, ou mesmo da babosa. É algo gosmento, que gruda, mas ela só é expelida caso o manuseio seja muito intenso.

Não existe uma maneira ideal para retirar tal baba, e sim diferentes experiências realizadas por pessoas.

Há quem diga que colocar algumas gotas de limão ajuda a eliminá-la, como também, bate-la no liquidificador.

Para retirar a polpa da fruta é simples. Você pode tanto espremê-la com as mãos, como com o auxílio de algum garfo ou colher. Após isso, é recomendado que você passe a polpa por uma peneira e coe-a, posteriormente, você pode misturar com leite, ou água e preparar um delicioso suco.

E lembre-se, as sementes devem ser retiradas, até que sobre apenas a polpa em forma líquida após ser batida no liquidificador.

Mas fique atento, a baba pode sim ser encontrada em muitas graviolas, mas não são todas que possuem. Então uma ótima alternativa é procurar pelas graviolas de polpa branca, estas que você terá mais certeza de que não haverá baba.

A polpa junto com o acréscimo de leite resulta em um saboroso suco, que é considerado um dos sucos frutíferos mais deliciosos de todos.

Existem muitas receitas com a graviola; mas o que chama a atenção não é apenas o seu sabor ou mesmo o seu gosto, e sim todas a propriedades que estão incluídas nela.

Quer saber quais são? Confira a seguir!

Por que Consumir Graviola?

A graviola é uma fruta rica em propriedades e extremamente benéfica para nossa saúde, desta maneira é altamente  indicado o seu consumo.

Nos primórdios ela era consumia apenas pelo sabor cítrico e excêntrico, mas depois foram descobrindo todos os benefícios que ela proporciona e ganhou ainda mais consumidores.

Conheça algumas propriedades e benefícios que a graviola pode proporcionar para nosso organismo:

Perda de Peso

Chá de Graviola Para Emagrecer
Chá de Graviola Para Emagrecer

Por possuir baixas calorias e grande volume de água, a graviola é altamente indicada para quem deseja emagrecer.

Já que possui sabor adocicado, ela possui um incrível poder de saciedade, ou seja, além das baixas calorias, ela ainda deixa nosso corpo nutrido e bem alimentado.

Osteoporose

Exemplo de Osteoporose
Exemplo de Osteoporose

Poucos sabem, mas a saúde dos nossos ossos e dentes é muito importante e devemos sim nos atentar, e a graviola é uma excelente opção para quem sofre com carência de cálcio no organismo

Devido as quantidades significativas de cálcio, potássio e fósforo ela é uma ótima combatente e aliada na prevenção de doenças nos ossos e nos dentes.

Fortalece a Imunidade

Comendo Graviola
Comendo Graviola

A graviola, além dos benefícios citados acima, é capaz de aumentar a imunidade e a resistência do nosso organismo.

Sendo assim, essa incrível fruta, contém uma quantidade significativa de vitamina C; o que faz dela um importantíssimo aliado do nosso corpo.

Ela é uma ótima alternativa natural para o combate de resfriados, gripes, formação de catarros; além de ser um excelente antioxidante.

Anti-Inflamatória

Benefícios da Graviola
Benefícios da Graviola

Devido a sua composição e ao alto índice de vitaminas e minerais, ela é capaz de curar artrites, artroses, diferentes tipos de dores nas juntas.

Ela é poderosa, capaz de inibir inflamações e diversas outros mediadores que podem ameaçar a saúde do nosso organismo.

Algo que nos chama atenção para o consumo da graviola é o fato de muitos dizerem que ela curar o câncer, apesar de não haver comprovações médicas ou científicas para justificar tal fato.

Mas estudo recentes podem confirmar que ela pode sim auxiliar no tratamento de células cancerígenas.

A Graviola e o Câncer

Descobertas recentes comprovaram que a graviola possui acetogenina, uma excelente substância que possui efeitos citotóxicos.

Os citotóxicos agem diretamente nas células cancerígenas, prevenindo e inibindo-as. Sendo assim, a graviola é um excelente aliado no combate a diferentes tipos de câncer.

Apesar de ser preciso mais estudos e pesquisas, podemos notar a quantidade de benefícios que ela nos proporciona, desde os pequenos até as mais diferentes doenças.

Está esperando o quê para experimentar e saborear esse delicioso fruto?

Faça a experiência e depois conte para nós aqui nos comentários.

Veja também

Para Que Serve o Extrato da Soja? Produtos Derivados da Soja

A soja é uma leguminosa como feijão, grão de bico ou lentilha, mas não é …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *