Home / Plantas / Diferença Arroz Branco, Vermelho, Integral E Parboilizado

Diferença Arroz Branco, Vermelho, Integral E Parboilizado

O arroz é um alimento amplamente usado na culinária de diversas partes do mundo, especialmente no Brasil (através do bom e velho “feijão com arroz”). Mas, você sabia que há diferenças entre 4 tipos de arroz, o branco, o vermelho, o integral e o parboilizado?

Pois vamos saber quais diferenças são essas agora.

Arroz Branco

Esse daqui também é chamado de arroz polido ou agulha. O seu problema é que ele tem todos os seus nutrientes retirados durante o processo de descascamento dos grãos. As únicas substâncias que ainda permanecem no arroz são o amido, além de uma quantidade mínima de vitaminas e proteínas, mais um pouco (ou quase nada) de fibras.

É o mais consumido no Brasil, mas, por ter tão poucas substâncias benéficas à saúde, o mais recomendável é que ele seja consumido junto com legumes e vegetais em uma mesma refeição, pois, dessa forma, o valor nutritivo daquele prato irá aumentar.

O ponto positivo desse arroz é que é o mais barato de todos, além de ser o mais fácil de ser encontrado. Saem contar que a sua funcionalidade é bem variada, podendo servir como ingrediente de uma infinidade de receitas.

Fora essas questões é o arroz que demora menos tempo para ficar pronto.

Dica De Receita: Arroz Colorido

Para esse prato, você irá precisar dos seguintes ingredientes: 1 xícara de arroz branco, meia cenoura ralada, meia xícara de ervilhas frescas, meia xícara de milho verde (pode ser em lata), 1 dente de alho amassado, 2 colheres de sopa de óleo, meia colher de sopa de manteiga, sal a gosto e 2 xícaras de água fervente.

Para o seu preparo, pegue uma panela pequena, coloque o óleo e a manteiga, e refogue o alho e o arroz em seguida. Depois, coloque a água, mais a cenoura, a ervilha e o sal. Deixe a mistura cozinha, e se for necessário, coloque mais água. A partir do momento em que o arroz estiver cozido e sem água, coloque o milho verde, misture um pouco e tampe a panela.

Por fim, é deixar descansar por cerca de 3 minutos, e servir.

Arroz Vermelho

Esse tipo de arroz tem origem chinesa, e sua cor avermelhada vem justamente de um antioxidante chamado de antocianina, substância que também é bastante presente em frutas e legumes que possuem uma coloração vermelha ou roxa.

Trata-se também de um grão com elevado valor nutritivo, cujo principal efeito é reduzir o colesterol. Isso se deve ao fato dele ser bastante rico em nutrientes, como, por exemplo, ferro e fibras. Nesse último caso, por ele ser rico em fibras, esse arroz pode ser um ótimo aliado para perder peso, visto que ele causa uma sensação elevada de saciedade.

Bom salientar também que o arroz vermelho é de fácil preparo, sendo cozido da mesma forma que o arroz branco, por exemplo.

Dica De Receita: Arroz Com Amêndoas E Salsa

Os ingredientes dessa receita são os seguintes: 1 colher de sopa de óleo, 2 colheres de sopa de cebola picada, 1 unidade de dente de alho amassado, 1 xícara de chá de arroz vermelho, 3 xícaras de chá de água fervente, sal a gosto, 2 colheres de sopa de manteiga, 4 colheres de sopa de amêndoas em lâminas e 1 colher de sopa de salsinha picada.

Para fazer esse prato, você irá pegar uma panela média e refogar o alho e a cebola no óleo até dourarem. Depois, acrescente o arroz e refogue demoradamente. Em seguida, junte a água fervente e o sal, e quando a fervura retornar, abaixe o fogo, tampe a panela, e deixe tudo cozinhando por cerca de 40 minutos.

Arroz Com Amêndoas E Salsa
Arroz Com Amêndoas E Salsa

Após esse tempo, destampe a panela, e deixe cozinhando por mais 15 minutos. Em seguida, tampe novamente, e desligue o fogo, deixando tudo descansar por uns 5 minutos. Aproveite para aquecer a manteiga junto com as amêndoas, deixando que elas cozinhem até ficarem douradas. Depois, reserve-as. Pegue a salsa e as amêndoas, coloque no arroz, e serva.

Arroz Integral

Esse daqui é um tipo de grão que não recebe nenhuma forma de processamento. Com isso, todas as partes do arroz ficam inteiras, com exceção da casca de palha. Não é à toa, portanto, que se trata de um grão tão nutritivo, e que ainda conserve uma coloração marrom.

Entre as principais e mais importantes substâncias que esse tipo de arroz tem em sua composição e que servem para uma boa saúde, há as vitaminas A, C, do Complexo B e E. Além disso, esse grão possui uma boa quantidade de fibras, o que melhorar significativamente o funcionamento do intestino, e do processo digestivo como um todo.

O grande problema desse tipo de arroz é que ele demora um pouco mais de tempo pra ser cozido em relação a outros grãos, como o arroz branco, por exemplo.

Dica De Receita: Arroz Integral Colorido

Os ingredientes necessários para esse prato são: 1 xícara de chá de arroz integral, 3 xícaras de chá de água fervente, 1 colher de chá de colorau. 2 cenouras cruas raladas, 1 cebola picadinha, 2 dentes de alho, 1 colher de chá de óleo e sal a gosto.

Para o seu preparo, primeiro, pique o alho e a cebola e reserve. Rale as cenouras e também reserve. Depois, aquela uma panela com óleo, acrescentando a cebola e o alho, até que eles fiquem dourados. Acrescente a cenoura e o arroz, e deixe por mais alguns minutos. Adicione, então, o colorau e o sal, e misture bem.

Despeje água fervente e tampe a panela. Deixe, então, cozinhar até que a água seque.

Arroz Parboilizado

O termo parboilizado, quando usado para o arroz, significa simplesmente que ele sofreu um processo de pré-cozimento, com a imersão do grão ainda com casca em água aquecida AA uma temperatura de, pelo, menos, 58°C. Logo em seguida, ele passa por mais u processo, dessa vez, de gelatinização parcial ou total do amido. Por fim, o grão é seco e refinado.

Por conta de todos esses processos, o grão desse arroz se torna meio amarelado, e, ao mesmo tempo, menos quebradiço. Inclusive, no processo de parboilização, quanto maiores a temperatura e o tempo de imersão, mais forte é essa coloração.

Arroz Parboilizado 
Arroz Parboilizado

Em termos nutricionais, esse tipo de arroz é melhor do que grãos comuns, já que as vitaminas acabam sendo permeadas para o interior dele, não perdendo esses importantes nutrientes durante a moagem.

Dica De Receita: Arroz Com Frango

Ingredientes necessários: 4 colheres de sopa de óleo, 1 peito de frango em cubos, 1 cebola picada, 2 dentes de alho picados, 2 tomates picados, 3 colheres de sopa de salsa picada, 2 xícaras de chá de arroz parboilizado cru, 1 cubo de caldo de galinha, 3 xícaras de chá de água e sal a gosto.

Para preparar o prato, você vai pegar uma panela de pressão, aquecer o óleo em fogo médio, dourando o frango por cerca de 2 minutos. Adicionando a cebola e o alho, refoque por mais 3 minutos. Acrescente os demais ingredientes e tampe a panela. Após a pressão, deixe por mais 5 minutos. Deixe que a pressão saia, abra a panela e sirva.

Veja também

Arroz Branco na Tigela

Arroz Branco Tem Açúcar? Quais os Seus Nutrientes?

O arroz é um grão rico em amido usado como ingrediente básico por mais da …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *