Home / Plantas / Como Fazer Alface Crescer Rápido

Como Fazer Alface Crescer Rápido

Cultivar legumes frescos é uma maneira fácil de adicionar sabor maravilhoso às suas refeições. Alface de rápido crescimento é um ótimo vegetal para jardineiros iniciantes crescerem a partir de sementes.

Boas condições de crescimento são fáceis de fornecer para esta semente de germinação rápida. A alface é ótima para jardinagem em recipientes e para plantio no solo. Inclua alface no seu jardim primaveril e observe o entusiasmo da sua família por saladas aumentar à medida que você traz este vegetal versátil para a colheita.

Como Fazer a Alface Crescer Rápido

Em boas condições de crescimento, a semente de alface germinará dentro de dois a 12 dias, dependendo da variedade. Variedades de cabeça solta podem brotar mais rapidamente do que os tipos de posição, mas todas as sementes dependem de condições similares de solo, umidade e luz para suportar a germinação.

Produtores variam em sua estimativa da porcentagem de sementes de alface que germinam por pacote, mas você pode esperar que 75 a 80 por cento das sementes embaladas para a atual estação de crescimento brotem. As taxas caem a cada ano, e um pacote de sementes de alface é geralmente viável por três anos.

Quando a alface e muitas outras sementes brotam, a primeira folhagem é um par de pequenas folhas arredondadas chamadas folhas de cotiledôneas, ou folhas de sementes.

As folhas de cotilédones são a primeira fonte de alimento da planta e permitem o crescimento de raízes e folhas reais, mas sustentam a planta por apenas uma semana a 10 dias.

As sementes iniciadas dentro de casa precisarão crescer entre quatro e seis semanas para produzir folhas suficientes para sustentar as plantas no jardim.

Fatores a Considerar

A alface (lactuca sativa) é um vegetal anual, e muitas variedades requerem temperaturas do solo entre 12 e 21 graus Celsius para a germinação de sementes.

As taxas de germinação diminuem acentuadamente acima de 21 graus, e as sementes são melhor plantadas ao ar livre duas semanas após a última data de geada da sua zona de cultivo.

Se você não tem certeza sobre a temperatura do solo, muitos centros de jardinagem e viveiros carregam termômetros baratos para eliminar a adivinhação do plantio.

A alface cresce melhor em solo neutro a ligeiramente ácido, assim como muitos outros vegetais de jardim. Como as sementes de alface são pequenas e frágeis, a característica mais importante do solo é a textura.

Ajuntar e triar o solo antes de plantar alface garante o brotamento bem-sucedido dessas delicadas sementes. Um a 2 centímetros de solo fino no fundo do seu sulco de alface e um 1/4 de polegada para cobrir suas sementes criam condições primárias de brotação.

Muda de Alface
Muda de Alface

Se o seu solo for de barro pesado ou drenar mal, escava-se em composto de folhas apodrecido ou turfa para melhorar a drenagem antes do plantio. Para iniciar a sua semente de alface dentro de casa, o solo de envasamento padrão ou misturas de envasamento sem solo têm a textura que deixa as sementes germinarem e enraizarem.

O solo para brotar sementes de alface precisa de umidade constante e consistente. Com boa drenagem, o solo permanecerá úmido em vez de molhado. Rega regular manterá a parte superior do solo a partir de crostas, o que pode tornar-se demasiado difícil para os rebentos de sementes penetrarem. Um cultivador rápido, a alface absorverá muita água, mas a água parada pode apodrecer as sementes.

As sementes de alface precisam de luz para germinar e crescer com sucesso, enquanto muitas sementes germinam em condições claras ou escuras e outras, como as violas anuais (viola tricolor), germinam somente se forem mantidas no escuro.

A luz do dia é uma das razões para direcionar a semente de alface para o solo. Se você começar sementes dentro, você vai precisar de uma janela ensolarada que recebe luz direta ou uma luz de crescimento.

Dicas Para o Sucesso Crescente da Alface

Plantação de Alface
Plantação de Alface

Cultive a alface em pleno sol, onde a estação de crescimento é legal. Em muito quente para regiões de cultivo quente, crescer alface na sombra parcial entre as culturas mais altas é bom. Alface requer um mínimo de 4 horas de sol por dia. A alface crescerá em solo médio, mas o solo corrigido com composto envelhecido que é bem drenado é ideal. Semear diretamente ou transplantar.

A alface pode ser plantada no jardim tão cedo quanto 4 semanas antes da última geada esperada na primavera.

Para um fornecimento contínuo, alface planta a cada duas semanas até cerca de 4 semanas antes da temperatura média diurna exceder 25° Celsius (depois que a planta alface na sombra ou semear variedades resistentes ao calor).

Comece a semear alface novamente no final da estação de crescimento, cerca de 8 semanas antes da primeira geada esperada no outono.

A alface é de raiz rasa e requer umidade consistente e uniforme. Não deixe o solo secar, mas evite manter a superfície do solo constantemente molhada. Em climas quentes ou secos, a alface pode exigir rega todos os dias. Mantenha as camas crescentes livres de ervas daninhas; Cultive pouco a pouco para evitar perturbar as raízes de alface.

Escolha alface em uma base de cortar e voltar novamente; Escolha as folhas externas assim que elas forem grandes o suficiente para comer. Para cabeças de alface – cabeça crespas e de romana – cabeças cortadas assim que são sólidas e firmes.

Embora a alface cresça mais rapidamente em pleno sol, é um dos poucos vegetais que tolera alguma sombra. Na verdade, uma safra de primavera geralmente dura mais se for sombreada pelo sol da tarde à medida que a estação esquenta. Você pode cultivar muita alface em um pequeno espaço, até mesmo em um recipiente.

Colheita e armazenamento

Você pode colher alface de folhas do lado de fora da planta, deixando o broto central para crescer mais folhas, ou você pode cortar toda a planta na base. Alface de folhas está pronta para comer em praticamente qualquer tamanho, e você pode escolher as folhas mais novas para saladas macias.

A alface romana forma sua característica costela média antes da colheita; em tamanho grande, faz um monte de folhas verticais. Tipos de crespas formam uma cabeça solta; você pode colher a qualquer momento, mas para a roseta clássica da crespa, espere até que a alface esteja quase cheia (15 a 18 centímetros de diâmetro) e corte na linha do solo.

A alface é mais doce no clima frio, e é por isso que é uma ótima colheita de outono. Conforme o tempo esquenta, as plantas irão para a semente. No momento em que eles começam a esticar e enviar um pedúnculo (chamado de ferrolho), as folhas são amargas. Quando isso começar a acontecer, colha toda a sua alface imediatamente e tente guardá-la na geladeira, onde parte da amargura pode desaparecer.

Veja também

Arroz Tem Glúten ou Não? É Bom Para Emagrecer?

Uma pessoa pode ter um estilo de vida sem glúten porque tem doença celíaca, alergia …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *