Home / Plantas / Como Saber Se o Damasco Esta Estragada? Como Identificar?

Como Saber Se o Damasco Esta Estragada? Como Identificar?

O damasco é uma fruta que pode ser encontrada tanto em natura quanto em compotas, sucos, geleias ou como damasco seco, esse que seria o damasco desidratado. Essa é uma fruta que é vista no mercado durante o ano todo, mas é mais comum ela ser consumida nas festas de final de ano, principalmente acompanhada de outras frutas secas. Por ser uma fruta que está disponível durante todo o ano muitas pessoas não sabem durante quando tempo elas podem ficar armazenadas na geladeira e também se a “data de validade” dessa fruta altera se a fruta for comprada fresca ou seca. Por conta de toda essa duvida que esse texto vai falar um pouco sobre o damasco, falaremos quais são as principais características dessa fruta, quando tempo ela pode ficar armazenada e como fazer para que ela dure por mais tempo, como identificar que o damasco está estragado e também falaremos sobre alguns benefícios que podem ser arrecadados ao consumir diariamente o damasco.

Principais Características Do Damasco

O damasco é uma fruta que se originou na China e que pertence a mesma família que o pêssego, que a ameixa e que a cereja. Ele é pequeno, seu formado é arredondado e a sua casca e a polpa são geralmente de cor amarela, mas dependendo da espécie podem ser encontradas em uma tonalidade mais rosada ou mais alaranjada. O damasco pode ser encontrado em fruta ou desidratado, o damasco seco possui mais nutrientes e vitaminas que o damasco em fruta, o bom disso é que o damasco seco é algo bem mais comum no Brasil do que o damasco em fruta. Essa fruta nasce por meio de uma árvore conhecida como damasqueiro, essa árvore possui um tamanho médio de oito metros de altura e ela possui folhas que são bem largas e de formado arredondado.

Por Quanto Tempo o Damasco Pode Ficar Armazenado

O damasco é uma fruta, que igual o pêssego, não pode ficar durante muito tempo armazenado, pois ele acaba estragando em um período de tempo considerado curto. Quando o damasco está em sua forma de fruta ele pode ser armazenado por um período médio de três dias, passados esses três dias a fruta já pode começar a apresentar algumas manchas na casca ou enrrugações. Essa é uma fruta que pode ser congelada também, isso fará com que o produto dure mais tempo. Quando o damasco está em fruta ele pode ser armazenado no congelador por um período de cinco dias. O damasco seco possui um período em que ele pode ser armazenado bem maior que o tempo de armazenamento do damasco em fruta. Ele deve ser colocado em algum recipiente que seja fechado, como por exemplo, um pote de vidro que possua tampa ou uma sacola bem fechada, essa etapa é muito importante para que a umidade da fruta seja controlada.

O ideal é que ele fique em algum local que seja escuro. O damasco seco sem estra congelado possui uma vida útil de seis até doze meses quando armazenado de forma correta, nesse período ele pode ser tanto armazena na geladeira como fora dentre de um recipiente bem fechado. O damasco seco, assim como o em fruta, pode ser congelado. Quando congelado ele pode durar até doze a dezoito meses sem que haja a perda de seu sabor, depois desse período ele não estará estragado, mas também não vai possuir mais o mesmo sabor e seus nutrientes podem perder um pouco de seus efeitos. O damasco seco congelado tem um tempo de duração de no máximo dois anos. Quando for descongelar o damasco é só coloca-lo na geladeira ou deixar em temperatura ambiente, o ruim de deixar em temperatura ambiente é que pode ocorrer da fruta estragar.

Como Saber Se o Damasco Está Bom Na Hora De Comprar e Para Consumo

Damasco Maduro
Damasco Maduro

Na hora da compra do damasco em fruta é importante que você repare na casca da fruta, se ela estiver brilhante significa que a fruta está boa. Outro fator importante é verificar se a casca não possui marcas de machucados ou furos feitos por insetos. Além de verificar a casca, pode se verificar a polpa da fruta também. Para isso é necessário apenas que você aperte um pouco a fruta, ela deve ceder apenas um pouco. Se a polpa da fruta ceder demais quando apertada significa que a fruta não se encontra em um bom estado para ser consumida. E para saber se o damasco seco está bom, a melhor maneira é cheirar, se a fruta apresentar um cheiro de estragado ou um cheiro ruim, ela provavelmente está estragada e deve ser jogado fora. Mas caso o cheiro esteja normal, olhe bem para a fruta e verifique se há mofo ou não. Caso a aparência da fruta pareça normal, deve-se provar e ver se o gosto continua o mesmo ou não. Se o damasco estiver com a aparência e cheiro normal mais sem gosto, quer dizer que ele ainda pode ser consumido, mas não possuirá mais os benefícios de antes.

Benefícios Que O Damasco Pode Oferecer

O damasco é uma fruta que possui muitas vitaminas, nutrientes, fibras e baixo teor de caloria. Contém Vitamina A, Vitaminas do Complexo B (B1, B2) Vitamina C, ferro, carboidratos, cálcio e fósforo. A semente do damasco é um ingrediente muito importante para a produção de óleos que possuem Vitamina A, Vitamina C e ácidos linoleicos. Agora que você já viu vários nutrientes que estão presentes no damasco, vamos falar sobre os benefícios que esses nutrientes podem trazem para quem consumir a fruta, seja ela estando desidratada ou em fruta.

  • Ajuda na saúde do coração: o damasco é uma fruta que possui uma alta quantidade de potássio, e o potássio é um nutriente importante para a saúde do coração, esse benefício vai ajudar a equilibrar os fluidos que circulam o corpo e a regular os batimentos cardíacos.
  • Estimula a digestão: igual a laranja, o damasco é uma fruta que ajuda e acelera o processo de digestão.
  • Ajuda em tratamentos contra a anemia: o damasco possui uma quantidade muito alta de ferro, e para as pessoas que possuem anemia o ferro é um nutriente muito importante e que precisa ser muito consumido.
  • Mantem a saúde dos olhos: o damasco contém uma quantidade boa de Vitamina A, essa vitamina possui a ação de antioxidante. Essa ação vai fazer com que os radicais livres (que podem provocar catarata) sejam removidos e que a saúde dos olhos sejam mantida.
  • Melhora o estado da pele: como dissemos a semente do damasco é muito usada na fabricação de óleos, e esses óleos podem ser usados na pele para que ela fique brilhante e continue saudável.

Veja também

Nectarina Sunlite: Características, Nome Científico, Muda e Fotos

A nectarina é uma fruta muito apreciada no Brasil e possui algumas variedades. Neste artigo, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *