Home / Plantas / Como Plantar Arvore Lichia: Muda, Broto, Adubação

Como Plantar Arvore Lichia: Muda, Broto, Adubação

De origem chinesa, a lichia é uma planta que se adaptou muito bem ao clima brasileiro. Com um sabor doce, ela tem ótimos benefícios para a saúde, e vem se popularizando cada vez mais por aqui, especialmente com essa onda recente de consumir comida saudável (coisa que esse fruto é, sem dúvida).

Quer saber como plantar a lichia, e quais os principais cuidados pra se ter no cultivo dela? Então, acompanhe o texto a seguir.

Plantando Lichia Através de Muda e Brotos

Na verdade, a muda é o jeito mais fácil que existe para plantar lichia, já que isso acelera o processo de seu crescimento. Caso você ainda vá adquirir uma muda dessas, não se esqueça de que precisa ser uma que tenha boa procedência, de um viveiro que seja certificado para aquele tipo de comércio. Essa é a garantia de que o seu pé de lichia dê frutos de melhor qualidade.

No entanto, você pode plantar a lichia através do seu caroço da própria fruta. O procedimento é selecionar alguns, tirando toda a polpa, e deixando que eles sequem por alguns dias. Depois que as sementes estiverem secas, prepare um pequeno vaso com terra vegetal, e coloque a semente um pouco abaixo da superfície, com a pontinha onde os brotos germinam voltada para cima.

O correto, sendo por muda ou por semente, é manter a terra da planta sempre úmida, porém, nunca encharcada. No caso do cultivo por semente, a planta irá brotar em torno de 1 mês, aproximadamente. A partir do momento em que ela atingir cerca de 30 cm de altura, chegou a hora de transferir a planta para um local definitivo.

O Replantio de Lichia com Mudas

Replantar lichia é um processo que vale tanto para mudas compradas, quanto para mudas produzidas em casa. A primeira coisa a se pensar nesse processo é a escolha de um bom local, além de determinar logo se o replantio será em um vaso ou diretamente na terra. Nesse caso, o importante é levar em consideração que a lichia é um tipo de planta que depende bastante da luz do sol, além de gostar de lugares arejados.

A época em que for feito o replantio também influencia, pois meses de muita chuva (entre janeiro e março) são ótimos para a planta. Já o ideal é que o clima esteja seco e frio na hora da floração, o que seria, mais ou menos, entre junho e julho. No restante dos estágios, o clima precisa ser úmido e quente.

Esse replantio precisa ser feito em solo rido em material orgânico. Caso contrário, você mesmo pode preparar o solo através de adubo orgânico e fertilizante caseiro. O ideal também é fazer um buraco na terra cuja profundidade possa acomodar a raiz de lichia, deixando uma estrutura de, pelo menos, uns 30 cm de comprimento para fora.

Com o cuidado necessário, retire a muda de lichia do vaso antigo, sem separar a raiz do restante da planta. Caso queira plantar outras plantas de lichia no local, é recomendado que haja um espaçamento de, pelo menos 5 metros entre elas.

Depois, o procedimento seguinte é cobrir a raiz da muda com terra e umedecer o solo. Depois, é regar sempre que achar que o solo estiver muito seco. Por fim, é ter paciência para aguardar as flores e frutos da lichia.

Só ressaltando que a lichia, após a colheita, ainda permanece com a sua coloração avermelhada, em condições ambientes, por, no máximo, 7 dias. Por isso, é preciso ficar atento, especialmente se você é produtor da fruta, a fim de que entre a embalagem e o transporte, tudo seja bastante rápido e sincronizado.

Resumo de Dicas Essenciais Para o Plantio de Lichia

Cuidar de lichias não é tão difícil. Fazendo-se o básico, a árvore cresce e dá ótimos e suculentos frutos. A seguir, vamos mostrar alguns dos fatores que mais influenciam para que essa planta cresça saudável.

Espaço e Luminosidade

É importante atentar sempre aonde a planta irá ficar. Ele pode até ser cultivada em vasos, por exemplo, mas precisa ser um vaso bem grande para que ela possa se desenvolver de maneira adequada. No caso da lichia, um vaso precisa ter, no mínimo, 40 litros.

Outro fator determinante para o crescimento saudável de um pé de lichia é a luminosidade. A planta precisa estar posicionada de modo a receber, pelo menos, umas 4 horas diárias de incidência direta de raios solares.

Drenagem e Solo

Tão importante quanto a regas, é a drenagem da planta. Por isso, caso o cultivo seja em vasos, é preciso criar uma camada de drenagem no fundo do recipiente com argila expandida ou até mesmo britas ou pedriscos. Essa camada é o que facilita o escoamento da água, evitando o encharcamento da terra, e o consequente apodrecimento das raízes.

Já o solo preciso ser rico em material orgânico, e que precisa ser regado, principalmente, na época de frutificação. E, da mesma forma que o solo não pode ficar encharcado, ele também não pode ficar seco.

Adubação

No tocante à adubação, o ideal é que ela seja feita a cada 3 meses no período do outono/inverno, e todo mês no período primavera/verão, pois é isso o que vai determinar se o sabor da fruta será bom ou não.

Caso a árvore da lichia seja de grande porte (copas com 4 a 5 m de altura), o adubo necessário é de 750 g de NPK 20-05-20. Para árvores de médio porte (copa com 3 m de altura), são 500 g de NPK 20-05-20. E, por fim, para árvores de pequeno porte (copas com até 2 m de altura), são 250 g de NPK 20-05-20.

Resumindo

De um modo geral, a produtividade de um plantio de lichia vai depender de três fatores, basicamente: das condições climáticas anuais, do tipo de solo e das práticas culturais. Mas, de acordo com informações decorrentes da experiência dos produtores, já no primeiro ano, no mínimo, cada pé de lichia dá cerca de 15 kg de fruto. E, após o 6° ano, quando a árvore já está adulta, essa produção por pé de planta pode passar dos 100 kg.

Mas, claro, como já dito, isso é só uma estimativa baseada no fato de que você faça o cultivo correto dessa árvore.

Veja também

Flor Áster Branca: Preço, Como Comprar e Onde Comprar

A flor áster branca é uma tipo de planta herbácea pertencente à grande família do …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *