Home / Plantas / Como Plantar Amora com A Fruta em Vaso?

Como Plantar Amora com A Fruta em Vaso?

Cultivar plantas vem se tornando algo cada vez mais comum nos dias de hoje, isso porque em meio a tantos agrotóxicos e a uma vida tão corrida muitas pessoas acabam optando por fazer a sua própria horta e, consequentemente, ter o seu próprio jardim e produzir os seus próprios alimentos.

Dessa maneira, também é muito comum que as pessoas tenham dúvidas com relação a como fazer o plantio de uma outra espécie, já que é extremamente importante conhecer a espécie que você está plantando antes de começar a plantá-la.

A amora é uma das plantas que mais causam dúvidas das pessoas, já que ela se comporta diferente de muitas outras espécies de frutas que conhecemos e estamos acostumados a cultivar, e é exatamente por isso que devemos pesquisar ainda mais sobre ela.

Portanto, neste artigo falaremos de maneira mais específica sobre a amora. Continue lendo o texto para saber exatamente como plantar amora em vaso, mesmo que ela já possua frutos, de maneira bem simples por meio de diversas dicas que daremos.

Passo 1: O Vaso

O vaso é uma parte muito importante do seu plantio, pois ele é basicamente a casa em que a sua planta irá morar, e por isso ele precisa ter as melhores condições possíveis para que ela consiga se desenvolver de maneira saudável e em sua forma natural.

Porém, apesar de toda essa importância, a verdade é que a grande maioria das pessoas não sabe exatamente como escolher o melhor tipo de vaso para sua planta, e exatamente por isso que diremos agora como deve ser o seu vaso para cultivar a amora.

Amora no Vaso
Amora no Vaso

Em primeiro lugar, este vaso deve ser bem profundo para que a sua planta consiga se desenvolver bem por bastante tempo e para que a sua raiz fique bem fincada ao solo de maneira que a planta toda fique firme.

Em segundo lugar é muito importante que o vaso tenha mais de 40 cm de circunferência ou seja, de diâmetro, assim a raiz poderá crescer também para os lados e sua planta ficará ainda mais forte com o passar do tempo.

Por fim, o material do vaso não importa tanto, mas a verdade é que os vasos de barro são uma das melhores opções na hora de fazer o cultivo de praticamente qualquer espécie de planta no mundo.

Portanto, essas são dicas muito importantes e o primeiro passo para que você consiga fazer esse plantio.

Passo 2: O solo

Agora que você já tem o vaso ideal para o plantio da sua amora com frutos é importante que você tenha um solo próprio para essa planta dentro do seu vaso, e por isso você deve seguir as nossas dicas.

Em primeiro lugar, você precisará fazer uma camada de drenagem no seu vaso, já que dessa maneira o solo poderá reter a umidade da planta fazendo com que ela não fique encharcada com o passar do tempo, o que poderia acabar apodrecendo a raiz e enfraquecendo a planta.

Plantação de Amora
Plantação de Amora

Em segundo lugar, é importante saber que esse solo deve ser feito com materiais como por exemplo a argila expandida ou até mesmo isopor cortado em pequenos pedaços, tudo isso irá depender de quanto dinheiro você quer gastar com isso e de quanto tempo você possui disponível.

Por fim, basta colocar esse material da drenagem sob a terra e então o seu solo já estará pronto para receber a planta de maneira bem saudável e simples. Viu como é fácil? Basta seguir esse passo a passo e você já terá o solo e vaso prontos para receber a sua planta!

Passo 3: O Plantio

Se você acompanhou as nossas dicas até aqui, é claro que você já tem um vaso e também um solo com drenagem prontíssimos para receber a sua planta que já possui frutos, neste caso, o pé de amora.

Porém, é importante que você aprenda agora como fazer esse plantio da maneira correta tirando a muda de onde ela está agora e colocando no vaso que você deixou pronto para essa mudança.

 Em primeiro lugar, você deverá deixar a drenagem onde ela está no vaso, ou seja, na base do vaso antes de qualquer outra coisa que você irá colocar.

Em segundo lugar, você deve retirar a muda já com a fruta de onde ela está no momento, sempre lembrando de ter bastante cuidado para quê você não acabe estragando a muda que está saudável.

 Em terceiro lugar, basta colocar essa muda no vaso em cima da drenagem que já está pronta e colocar terra por cima, tampando todo o vaso assim como o jeito clássico de qualquer cultivo.

Por fim, cuide bastante da sua muda no dia a dia com as dicas que daremos a seguir para que ela consiga se manter saudável e se acostume com o novo vaso bem rapidamente, fazendo com que ela cresça ainda mais saudável com o passar do tempo e com o novo espaço disponível.

Outras Dicas De Cultivo

Agora que já te ensinamos exatamente como fazer a mudança de um vaso para o outro, é interessante que você saiba também algumas dicas que podem te ajudar muito a manter a sua planta viva por bastante tempo.

  • Adube a amoreira com matéria orgânica às vezes, mas é importante que você saiba que isso não precisa ser feito sempre, já que ela é uma planta rústica;
  • Não se desanime caso a planta não fique tão bonita após a mudança de vaso, já que a tendência é que ela leve um pouquinho de tempo para passar por essa fase de adaptação, mas com o passar do tempo ela ficará cada vez mais bonita;
  • Não deixe a planta exposta ao sol intenso e nem ao vento intenso, já que ela tende a ser um pouco sensível a essas condições;
  • A temperatura ideal para o cultivo da amoreira é de no máximo 28°, e por isso ela não deve ser exposta a temperaturas maiores que essas.

Gostou do artigo e quer aprender sobre outras plantas? Leia também: Cacto Amendoim – Características, Como Cultivar e Fotos

Veja também

Tudo Sobre Jasmim do Imperador: Características e Nome Cientifico

O jasmim do Imperador, de nome científico Osmanthus Fragrans, é uma espécie nativa da Ásia. Compreende sua …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *