Home / Plantas / Clúsia É Tóxica? Tem Veneno? É Perigosa Para o Homem?

Clúsia É Tóxica? Tem Veneno? É Perigosa Para o Homem?

Todos nos lembramos de ter sido avisado de certas plantas quando criança – as urtigas que podem picar você, os cogumelos venenosos que certamente nos deixariam doente.  Mas, mesmo na vida adulta, os perigos potenciais da natureza permanecem aparentes, com uma variedade de flores deslumbrantes esperando para causar danos a você – e parece que quanto mais atraente a aparência da planta, mais perigosa pode ser para a sua saúde.

Que dizer da clúsia? As clusiaceaes são da família garcinia (ordem Malpighiales ), composta por cerca de 14 gêneros e cerca de 800 espécies de árvores e arbustos tropicais . Várias são importantes por seus frutos , resinas ou madeiras, e várias espécies são cultivadas como plantas ornamentais.

Características

Membros da família Clusiaceae geralmente têm folhas oblongas de ponta larga ; estes podem ser de couro e têm uma forte veia central, da qual ramificam muitas delicadas veias horizontais. As plantas têm seiva pegajosa resinosa , flores com numerosos estames frequentemente unidos em feixes e pétalas e sépalas separadas. Os órgãos masculino e feminino geralmente ocorrem em flores separadas.

A Planta

Planta Clúsia
Planta Clúsia

O gênero Clúsia possui entre 300 e 400 espécies nativas da América tropical. Muitos membros começam como epífitas no dossel das árvores e acabam enviando raízes sobre a árvore hospedeira para o chão.O clusia escocês, ou cupey (C. rosea), que é nativo da região do Caribe, cresce cerca de 10 metros (30 pés) e é frequentemente plantado como um arbusto de praia em áreas expostas a borrifos de sal. Possui folhas de 10 cm de comprimento, flores abertas e planas, com seis pétalas de cera branca rosada e frutas de várias sementes, multicelulares e do tamanho de bolas de golfe . Como outras espécies da família, os frutos se abrem e as válvulas se espalham amplamente como uma estrela, expondo o suculento tecido laranja brilhante (arils) ao redor das sementes.

Várias árvores do gênero Garcinia produzem frutos valiosos, como o mangostão (G. mangostana). A ameixa Waika, ou mangostão com gotas de limão (G. intermedia), nativa da América Central , tem uma fruta amarela pequena e oval. Existem cerca de 250 espécies nos trópicos, especialmente comuns na Indo-Malásia.

Outros gêneros principais incluem Tovomita (60 espécies) e Chrysochlamys (55 espécies), nativas dos trópicos do Novo Mundo, e Symphonia (23 espécies), encontradas em áreas tropicais ao redor do mundo.

Variedades de Clúsia

Textura exótica e tolerância à seca fazem dessas duas variedades de clúsia – rosea e guttifera – plantas excelentes e incomuns para paisagens domésticas.  A folhagem é característica desta planta – as folhas são grossas e coriáceas, em forma de gotas de gordura ou remos.  De baixa manutenção e sem problemas, essas plantas se ramificam perto do solo e podem ficar muito largas. Com as folhas maiores, geralmente cresce como uma pequena árvore ou como um arbusto muito amplo.

Eles são excelentes como sebes, grandes plantas de acento ou cultivam-nas como uma parede de privacidade e / ou sombra.  Sua natureza tolerante ao sal os torna ideais para uma casa à beira-mar, e a folhagem exclusiva acrescenta uma textura única a um jardim tropical. Clúsia Rosea também é conhecido como “Pitch Apple”. Guttifera pode ser um hedge ou sotaque adorável e, ocasionalmente, também está disponível em forma de árvore.

Rosea fica muito grande – como um arbusto, você pode mantê-lo com 3 m. de altura e largura. Como uma árvore, você pode deixá-la crescer até 7 m.  Embora você possa aparar a variedade guttifera para ter cerca de 1 a 2 metros de altura, ela pode crescer muito mais.

Há também uma variedade anã atraente que você pode usar como um pequeno arbusto. Essas plantas raramente florescem, exceto nas áreas mais quentes. As flores são rosa pálido e aparecem no verão.

Como Cuidar da Planta?

Adicione estrume de vaca fermentada ao buraco quando plantar.  Corte-a com mais frequência para manter a planta em forma – apenas aparando galhos, nunca cortando a folhagem.  Esta planta é tolerante à seca uma vez estabelecida. Durante o primeiro ano, regue regularmente (com tempo para a planta secar um pouco entre as regas).  Quando estiver maduro, você pode regar apenas durante períodos de seca, embora a irrigação regular mantenha o arbusto mais bonito e mais cheio.

Adubar três vezes ao ano – na primavera, verão e outono – com um bom fertilizante granular. Como esses arbustos se espalham largamente, coloque-os a cerca de 1,5 metro de distância. Dê aos arbustos próximos muito espaço para que não sejam ultrapassados.  Afaste da casa cerca de 1,5 m. ou mais.

Se você cultivar rosea (ou guttifera) como uma árvore, poderá implantar pequenas coisas bem perto do tronco.  Estes são excelentes plantas de contêiner, especialmente agradáveis em vasos grandes à beira da piscina ou no pátio.  Esses arbustos às vezes são chamados de Árvore ou Planta Autografada, porque você pode riscar um nome ou iniciais em uma folha e ela permanecerá lá para sempre … ou enquanto a folha permanecer na planta.

Clúsia É Tóxica? Tem Veneno? É Perigosa Para o Homem?

Para entender o que se dá com as clúsias, considere as poinsétias, tradicionalmente as flores mais vendidas para festas, que atraíram uma má reputação como planta tóxica.  Mas, de acordo com numerosos estudos universitários, as poinsétias não são venenosas para crianças ou animais de estimação.

Plantas Clúsias nos Vasos
Plantas Clúsias nos Vasos

Eles contêm uma seiva leitosa que pode irritar levemente a boca de um animal de estimação, tal como as clúsias. O visgo, é altamente tóxico para os animais. Os sintomas de intoxicação podem incluir vômitos, diarreia severa, respiração difícil, choque e potencialmente morte. Além das poinsétias, a clúsia está incluída entre as plantas tóxicas, com algum veneno e potencialmente com algum nível, ainda que moderado de perigo para o homem. Além da clúsia as seguintes plantas domésticas são tóxicas e devem ser mantidas fora do alcance de crianças e animais de estimação:

Allamanda (trompete dourado), alocasia, amarílis, trombeta de anjo, antúrio, azálea, caládio, lírio de calla, sempre-viva chinesa, açafrão de outono, Croton, Crownof Thorns, ciclâmen, narciso, Dumbcane, hera inglesa, gerânio, jacinto, hortênsia, Jerusalém, cereja, lírio de kaffir, lantana, oleandro, cacto de lápis, filodendro, pothos, palmeira de sagu e vinca com flores.

O nível de toxicidade em uma planta pode ser tão leve que uma planta inteira precisaria ser consumida para causar angústia ou tão extremamente venenosa que uma porção moderada de folhas ou frutos poderia matar um pequeno animal ou criança.

Veja também

Tabela De Ciclo Da Soja Precoce

A soja precoce, basicamente é uma variedade que desenvolve o ciclo entre o plantio e a colheita em um …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *