Home / Plantas / Como Plantar Amendoim Bravo, Cultivar e Fazer Mudas

Como Plantar Amendoim Bravo, Cultivar e Fazer Mudas

O amendoim é uma planta que tem sua origem na América do Sul, em diversas regiões do Brasil, Bolívia, Paraguai e norte da Argentina. Daí se difundiu para toda a América e no final do século XVIII para a Europa. E no século XIX foi para o Japão, China, Filipinas e Índia.

Atualmente o amendoim é consumido em todo o mundo, das mais diversas formas, pois é um alimento que traz diversos benefícios. O amendoim bravo é um dos tipos existentes da planta e vamos apresentar como cultiva-la e algumas de suas características. Acompanhe.

História do Amendoim

Amendoim vem do tupi “mani” que quer dizer enterrado. Trata-se de um alimento muito popular em várias regiões do Brasil, sendo consumido salgado ou doce. Além disso, é muito usado como principal ingrediente em diversas receitas tradicionais da cultura brasileira, como bolos, paçoca, pé de moleque e também sorvetes.

Não existe uma origem certa do amendoim, mas conforme relatos, ele surgiu na América do Sul por volta de 3.800 a.C. a 2.900 a.C. na região leste dos andes sendo muito usada pelos indígenas. Com a chegada dos espanhóis na América, o amendoim passou a ser difundido pela Europa e mais tarde para os continentes Asiático e Africano.

Em 1818, nos Estados Unidos, foram registradas as primeiras colheitas da planta com fins comerciais. Além disso, em 1930, quando os Estados Unidos sofriam uma depressão econômica, as autoridades buscavam alimentos que fossem bastante proteicos para as pessoas e a manteiga de amendoim foi um dos produtos escolhidos. Depois disso, a manteiga de amendoim ganhou espaço na mesa dos habitantes do pais, tornando-se um hábito nacional e ainda subsistindo a manteiga tradicional nas refeições da manhã.

Com o aumento do consumo do amendoim e de seu uso no preparo de diversos alimentos, passou-se a ser produzido em grande escala para fins comerciais. O Brasil foi um dos países que começaram a vender a semente de amendoim, chegando a produzir cerca de 500 mil toneladas na última safra, da qual parte é destinada a exportação.

Características do Amendoim Bravo

O amendoim bravo, de nome cientifico Pterogyne Nitens é uma planta da família das fabáceas e sua madeira é de cor avermelhada. É uma árvore de médio porte chegando a medir até 15 metros, com tronco ereto que mede de 40 a 60 cm de diâmetro. A planta tem sua origem no Brasil e está presente nas florestas do Nordeste até o Oeste de Santa Catarina.

Pterogyne Nitens
Pterogyne Nitens

Sua madeira resiste moderadamente ao apodrecimento, sendo muito usada na construção naval e na construção civil para confecção de vigamentos e estruturas e ainda pode ser usado para confeccionar moveis finos. O fruto produzido pela árvore é alado e lenhoso, tem o formato de uma sâmara e não é comestível.

As folhas do amendoim bravo têm a base arredondada, são em formato de espiral e medem entre 4 e 7 centímetros. A planta ainda possui flores na cor amarelo esverdeada, as quais são bem perfumadas e pouco vistosas. A floração ocorre entre dezembro e março e os frutos maduram entre maio e junho, permanecendo na árvore por um bom tempo, em pequenos cachos.

O amendoim bravo é uma árvore que possui diversos nomes, conforme a região do país:

  • Em alagoas chamam-no de sucupira e vassourinha
  • Em Pernambuco é conhecido como vilão
  • No Piauí é chamado de madeira nova
  • Nas demais regiões é amendoim bravo, pau de amendoim, óleo branco, bálsamo, pau de fava, viraró e carne de vaca.
Planta Amendoim Bravo
Planta Amendoim Bravo

Como a planta se desenvolve facilmente em todo o país, é considerada por muitos produtores como uma planta daninha. O amendoim bravo é encontrado com bastante facilidade em pomares de goiaba e também atrapalha o desenvolvimento da alface. Como é uma planta hospedeira, acaba crescendo sob outras plantas e sugando sua seiva e assim prejudicando o desenvolvimento delas.

Como Cultivar Amendoim Bravo e Fazer Mudas

Para o plantio de amendoim bravo, o primeiro passo é colher as vagens da planta e deixar secar no sol para então utilizar suas sementes. A época em que a planta dá sementes é de maio a julho. Quando as sementes são secas e ficam armazenadas em lugar seco, elas mantem seu poder de germinar por, no mínimo, dois anos.

Após secar as sementes elas podem ser plantadas em canteiros ou em vasos separados com solo fértil rico em matéria orgânica. Cerca de 60% das sementes plantadas vão germinar e ficam prontas para serem plantadas em seu local definitivo dentro de 5 meses. Após esse período é feita, então, a retirada das mudas dos vasos ou canteiros e em seguida o plantio no campo. Dois anos após o plantio da muda, a planta já mede cerca de 4 metros de altura.

Assim como toda planta, a muda de amendoim bravo precisa de um solo fértil, com irrigação para melhor se desenvolver. Precisa também de boa luminosidade e clima ameno. Como o fruto não é comestível, seu plantio serve para o uso da madeira que é utilizada na fabricação de moveis e na construção civil e naval.

Composto Importante no Amendoim Bravo

Pesquisadores constataram que o amendoim bravo possui compostos naturais que podem ser usados no combate da hepatite C. Assim, selecionada dentre diversas plantas brasileiras, como flores, frutas e vegetais, além de vinho e mel, a planta tornou-se medicinal devido a seus compostos naturais isolados.

Dois flavonoides foram estudados: a pedalitina e a sorbifolina, os quais foram retirados das folhas do amendoim bravo. Esses compostos foram testados em células infectadas com o vírus e células não infectadas com o vírus da Hepatite C. a pedalitina bloqueou a entrada do vírus nas células em 79% e a sorbifolina em 45%.

Ambos os flavonoides testados já haviam mostrado efeitos antivirais contra o vírus da dengue, por isso foram testados contra o vírus da Hepatite, viste que ambos são da mesma classe de vírus, da família Flaviviridae.

Agora que você conhece um pouco mais sobre o amendoim bravo, que tal saber mais sobre o mundo das plantas e dos animais? Nosso site tem as informações que você precisa. Não deixe de nos acompanhar.

Veja também

Flor Dália: Curiosidades e Fatos Interessantes Sobre a Planta

Oriunda do México, a flor Dália é bonita e muitas pessoas usam ela para fins …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *