Home / Plantas / Como Fazer Enxerto de Onze Horas? Passo a Passo

Como Fazer Enxerto de Onze Horas? Passo a Passo

A flor onze horas é muito conhecida em todo o território nacional por conta da sua grande variedade de cores que faz com que a imaginação das pessoas que gostam de ornamentação vá longe, até mesmo porque essas plantas ficam muito mais interessantes quando podemos fazer um mix de cores, né?

Mas algo muito interessante é que a onze horas permite não apenas uma mistura de cores das plantas que já temos disponíveis, mas também enxertos que acabam por criar cores diferentes das que já conhecemos, e isso na verdade é o que mais chama a atenção das pessoas que querem cultivar essa espécie em específico.

Porém, para conseguir criar novas cores da maneira correta é necessário que você saiba exatamente como fazer um enxerto perfeito, já que com o enxerto errado muito dificilmente seu plano dará certo e, consequentemente, você não conseguirá criar as cores que está pensando.

Portanto, continue lendo o artigo para aprender agora mesmo o passo a passo correto de como fazer um enxerto perfeito da onze horas para que não te restem dúvidas. Quer aprender? Então leia um pouco mais pois vamos te ensinar!

Passo 1: Utilizando o Cotonete

O cotonete é excelente para a higiene pessoal das pessoas há seculos, mas a grande verdade é que ele não possui apenas essa utilidade, já que ele pode muito bem ser utilizado na hora de cuidar das suas plantas também, mesmo que você ainda não saiba disso e não entenda como isso pode ser feito.

Basicamente, você deve pegar o cotonete e ter previamente duas flores de onze horas de cores diferentes. Assim, após isso você deve pegar o cotonete e colocar no miolo da cor que você gostaria que tivesse na outra planta, vá esfregando o cotonete no miolo da flor até perceber que conseguiu pegar o pólen que queria (tome cuidado para não estragar a planta).

Esse é o primeiro passo, e é importante que nele você escolha bem a flor pois ela irá se misturar com a de outra cor que você escolher e, consequentemente, criará um enxerto de nova cor; assim, é interessante analisar um pouco o seu jardim de uma maneira geral antes de decidir as cores que você gostaria de misturar.

Portanto, agora que você já entendeu a primeira etapa vamos te explicar a segunda etapa para que tudo faça ainda mais sentido e você consiga fazer o enxerto muito bem.

Passo 2: O Processo De Polinização

No passo anterior você pegou e conseguiu passar o pólen da flor para o cotonete, agora o que você precisará fazer é o processo de polinização; ou seja, você fará mais ou menos o papel de uma abelha ou borboleta: pegará o pólen de uma flor e levará até a outra.

Assim, você deve pegar esse cotonete cheio de pólen de uma flor e passar no miolo de uma outra flor onze horas de cor diferente; é interessante passar bastante no miolo da flor nova até que você perceba que o pólen realmente saiu do cotonete e foi para o miolo, já que só assim ela conseguirá fazer o processo de polinização propriamente dito.

Polinização da Onze Horas
Polinização da Onze Horas

Agora é importante esperar até que a segunda flor fique seca com o passar do tempo (a primeira flor não se trata de um enxerto, já que ela só serviu para que você pegasse o pólen que ajudaria a criar a nova cor), assim uma boa dica é colocar a planta no sol para acelerar o processo.

Logo, agora que você já sabe o segundo passo vamos ler um pouco mais sobre o terceiro passo para que tudo fique mais simples de se entender.

Passo 3: A semente

Agora com o passar dos passos anteriores é provável que você já tenha a flor bem seca e, consequentemente, tenha também as sementes dessa flor na qual você fez o enxerto, já que com o passar do tempo ela produz sementes que carregam a carga genética do pólen também da outra flor, e por isso está feito o enxerto.

Assim, com essas sementes basta que você plante normalmente assim como você já havia plantado suas mudas comuns de onze horas, pois isso fará com que tudo fique mais simples e com isso você também terá uma nova flor quando esse enxerto parar de crescer.

É importante cuidar bem dessa planta pois ela tende a ser um pouco mais sensível do que as outras, por isso aprender dicas de cultivo é essencial para que você consiga aprender um pouco mais sobre a planta e para que tudo cresça de uma maneira bem saudável.

Semente da Onze Horas
Semente da Onze Horas

Portanto, vamos ver agora qual o passo final para que você tenha certeza que o seu enxerto de onze horas realmente deu certo, já que muitas vezes é normal ficar na dúvida com relação a isso.

Passo Final: O Resultado

Caso você tenha chegado até aqui é porque muito provavelmente já seguiu todos os passos anteriores e está esperando as suas sementes se transformarem em lindas flores e é por isso que diremos o que você pode esperar desse plantio.

Muito provavelmente a flor nova não terá uma coloração uniforme, por exemplo: se você misturar uma onze horas azul e uma onze horas vermelha muito provavelmente seu resultado não será uma flor uniformemente roxa, mas sim uma flor mesclada entre roxo e vermelho, o que é ainda mais diferente e, convenhamos, muito mais bonito e interessante!

O mais legal de todo esse processo de fazer o enxerto é justamente o fato de que você terá cores que ainda não foram criadas e, consequentemente, isso fará com que sua horta seja cada vez mais bonita e seu plantio será muito único, causando inveja nas outras pessoas que não conseguem chegar a cores tão bonitas!

Logo, siga o nosso passo a passo para conseguir ter plantas tão bonitas como as que estamos te contando, depois conte para a gente como se deu o processo de crescimento do seu enxerto!

Gostaria de aprender mais com a gente? Leia também: Traça de Luna – Características, Nome Cientifico e Fotos

Veja também

Ficha Técnica da Flor Narciso: Raiz, Folhas e Caule

As flores podem ter muitas utilidades para as pessoas, o que depende bastante de quem …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *