Home / Plantas / Quais Os Benefícios Do Chá Do Cravo-Da-Índia?

Quais Os Benefícios Do Chá Do Cravo-Da-Índia?

Todo mundo sabe que existem na natureza milhares de plantas, flores e frutos que oferecem diversos benefícios para a nossa saúde.

Esses benefícios existem há milhares de anos, e os nossos ancestrais se curavam de várias doenças apenas utilizando ervas e plantas medicinais.

A boa notícia é que continuamos utilizando os benefícios que essas plantas nos oferecem, e hoje utilizamos elas de diversas formas.

Por isso, você aprender nesse artigo quais são benefícios do chá do Cravo da Índia. Você já ouviu falar dele? Já tomou? Acompanhe a leitura!

O que é Cravo-Da-Índia?

Cravo-da-Índia
Cravo-da-Índia

O Cravo-da-Índia ou ainda o cravinho é uma planta que possui o nome científico de Syzygium aromaticus.

Ele possui uma ação medicinal muito forte e positiva, e é útil principalmente para todos os tipos de dores ou infecções.

O Cravo-da-Índia é encontrado de forma muito fácil nos supermercados, e costuma ser vendido em uma faixa de 4 até, no máximo, 20 reais.

Em lojas que vendem produtos naturais, também é possível encontrar óleos essências feitos a partir do Cravo-da-Índia.

Sua origem, como o nome já diz, é da Índia, mas ele se tornou tão famoso que é possível encontrar em qualquer lugar do plante.

Benefícios do chá do Cravo-da-Índia

Os benefícios que o Cravo-da-Índia oferece são muitos, por isso, você vai conferir abaixo apenas os principais.

Auxilia No Combate De Infecções

Por possui uma ação antimicrobiana muito forte, o Cravo-da-Índia é muito utilizado para combater todas aquelas infecções que são causadas por bactérias, ou ainda por fungos, pois ele também possui propriedades antifúngica.

É provável que essa ação esteja ligada ao fato de que o Cravo-da-Índia possui eugenol, ácido gálico, ácido oleanólico e metil salicilato dentro da sua composição.

Essas propriedades fazem com que as proteínas sejam desnaturadas e então a membrana celular que pertence as bactérias sofrem uma reação que altera a sua permeabilidade e elas não conseguem continuar se multiplicando ou se desenvolvendo.

Prevenção Contra O Câncer

Além de possuir todas essas propriedades citadas anteriormente, o Cravo-da-Índia também possui alguns tipos de compostos fenólicos.

Isso faz com ele tenha também uma poderosa ação antioxidante, ou seja, o corpo consegue ficar protegido de diversas doenças crônicas que são graves, como, por exemplo, o câncer.

Isso ocorre principalmente pois a ação antioxidante combate todos os radicais livres que fazem com que o corpo envelheça.

Diminuição Nas Dores

Um dos componentes presentes no Cravo-da-Índia, como já citamos, é o eugenol, e ele também possui uma ação que diminuiu as dores e as inflamações.

Esse efeito ocorre principalmente porque o eugenol suprimi a prostaglandina e alguns outros mediadores de inflamações, e ele também afeta os receptores sensitivos que são responsáveis pela sensação de dor.

Afasta Insetos E Mosquitos

O aroma do Cravo-da-Índia consegue afastar e repelir vários tipos de insetos e de mosquitos, isso porque para o olfato desses animais, o aroma do Cravo-da-Índia é muito desagradável.

O que muitas pessoas fazem, por exemplo, é espetar alguns cravos em um prato e deixar próximo de frutas ou comidas para que as moscas sejam afastadas.

Ainda é possível também comprar outros tipos de produtos que emitem o aroma do Cravo-da-Índia, como velas, incenso, entre outros.

Previne O Mau Hálito

Saco de Cravo-da-Índia
Saco de Cravo-da-Índia

O Cravo-da-Índia possui diversas propriedades que são antissépticas e também muito aromáticas, e ele pode ser usado como uma forma de melhorar o nosso hálito.

Para conseguir esse efeito, basta mascar um Cravo-da-Índia e na mesma hora você já conseguir notar um efeito aromático, refrescante e confortável na sua boca.

Outra forma também que pode ser feita é bochechar um pouco de chá de Cravo-da-Índia, e os efeitos sentidos serão os mesmos.

Digestão Facilitada

O Cravo-da-Índia é também muito utilizado para auxiliar na digestão, principalmente de pessoas que já sofrem com a constipação ou com diarreia.

Isso porque o Cravo-da-Índia possui várias enzimas que auxiliam no controle e no equilíbrio do estômago e do intestino.

Outro benefício é que o chá de Cravo-da-Índia consegue combater também a flatulência, e é indicado que ele seja tomado após as refeições mais fortes.

Relaxamento De Músculo

O Cravo-da-Índia, em forme de óleo, é um ótimo aliado para auxiliar no relaxamento dos músculos, e também pode ser usado em massagens.

Caso você tenha alguma contusão, também é possível utilizar algum gel fitoterápico que seja a base do Cravo-da-Índia, e a sensação analgésica é sentida na mesma hora.

Aumenta O Desejo Sexual

O Cravo-da-Índia possui diversas propriedades que são consideradas afrodisíacas, e por isso, ele é muito utilizado.

Em forma de chá, ou de extrato, o Cravo-da-Índia é uma ótima forma caseira de prevenir a impotência sexual, pois ele consegue aumentar a libido.

Onde usar o Cravo-da-Índia?

O Cravo-da-Índia pode ser utilizado de diversas formas, como óleo, em pão, em bolos, em doces, entre outros.

No entanto, a principal forma de ingerir o Cravo-da-Índia é em forma de chá, isso porque é um procedimento fácil e rápido de ser feito.

Para fazer um chá de Cravo-da-Índia basta adicionar 10 gramas de Cravo-da-Índia em um recipiente com 1 litro de água e então colocar no fogo para ferver durante 15 minutos.

Após o preparo, aguarde que o chá fique frio, coa e então você pode tomar cerca de 2 até 3 vezes durante o dia.

Nas lojas naturais, é possível encontrar diversos tipos de produtos feitos a partir do Cravo-da-Índia.

Um dos produtos mais vendidos e usados, por exemplo, são os géis, os cremes e as tomadas que possui como base o Cravo-da-Índia.

Usar Cravo-da-Índia
Usar Cravo-da-Índia

Cuidados

Alguns cuidados, no entanto, devem ser tomados antes de decidir fazer chá de Cravo-da-Índia, então preste atenção!

O Cravo-da-Índia é totalmente contraindicado para mulheres que estão grávidas, que estão amamentando ou para crianças que são menores de 6 anos.

Caso você possua gastrite ou então úlcera, também não é recomendado que você tome chá de Cravo-da-Índia.

O Cravo-da-Índia pode causar também alguns tipos de irritações nas peles muito sensíveis, então tome cuidado e verifique se você realmente pode usar esses produtos.

E então o que você achou do conteúdo? Você costuma ou já tomou o chá de Cravo-da-Índia? Conta para a gente nos comentários qual foi a sua impressão!

Veja também

Qual Planta Serve Para Inflamação?

As plantas são usadas, desde muito tempo atrás, para curar diversos problemas de saúde. Assim, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *