Home / Plantas / Qual é o Nome do Cogumelo Alucinógeno?

Qual é o Nome do Cogumelo Alucinógeno?

Os cogumelos são uma espécie vegetal muito conhecida ao redor de todo o mundo desde muito tempo, sendo usados tradicionalmente em diversas civilizações tanto orientais quanto ocidentais.

Esse uso excessivo dos cogumelos possui uma motivação: o fato de que eles podem ser usados para as mais diversas finalidades, o que inclui usos desde os culinários até mesmo os usos como alucinógenos em chás e rituais sagrados.

Apesar de muitas pessoas saberem disso, a verdade é que nem todo mundo entende muito bem o porquê de os cogumelos serem alucinógenos e muito menos quais são as espécies de cogumelos que possuem essas propriedades, já que eles são realmente desconhecidos pela grande maioria das pessoas.

Por esse motivo, neste artigo falaremos especificamente sobre os cogumelos alucinógenos. Continue lendo o artigo para saber exatamente quais são as espécies de cogumelos alucinógenos mais conhecidas ao redor de todo o mundo!

OBS: É importante lembrar, porém, que não estamos recomendando o uso dessas substâncias, já que elas podem ser perigosas quando ministradas da maneira errada e por isso o artigo apenas possui caráter informativo.

O que Faz com que o Cogumelo Seja Alucinógeno?

Antes de falarmos de maneira um pouco mais profunda sobre os cogumelos, é importante que você entenda exatamente o que faz com que eles possuam essas propriedades, já que muitas vezes essa pode ser uma informação que não fica tão clara para todo mundo.

Basicamente, quase todos (senão todos) os cogumelos alucinógenos possuem uma característica em comum: a presença de psilocibina em sua composição, um enteógeno presente também em outras drogas, como por exemplo o LSD.

Esse enteógeno, assim como muitos outros, é responsável por alterar a consciência do indivíduo que o utiliza, estimulando processos visuais e sensoriais praticamente desconhecidos sem o uso dessas substâncias.

Portanto, todas as espécies de cogumelo que citaremos a seguir possuem a psilocibina em sua composição.

Panaeolus Cyanescens

Essa espécie possui esse nome científico, e pode ser popularmente conhecida como cogumelo havaiano, porém, a verdade é que esse nome popular foi atribuído de maneira errada, já que a espécie na verdade tem origem na Oceania, mais especificamente em Samoa, um país.

Em sua origem, ele era utilizado como um chá e misturado com café, sendo que seu efeito alucinógeno é muito poderoso, já que além de possuir a psilocibina que citamos anteriormente ele também possui psilocina e triptamina.

Portanto, é praticamente impossível falar sobre cogumelos alucinógenos sem levar essa espécie em consideração, já que ela é uma das mais poderosas do mundo nesse sentido.

Conocybe Cyanopus

Uma curiosidade bem interessante sobre essa espécie é que apesar de se alimentar de organismos em decomposição, ela gosta de crescer apenas em áreas bem cuidadas, o que significa basicamente que essa não é uma espécie tão simples assim de se cultivar afinal.

Essa espécie possui uma boa distribuição geográfica apesar de seu cultivo ser um pouco complicado, já que ela pode ser encontrada na Ásia, na Europa e também na América do Norte; ou seja, em 3 continentes diferentes ao redor de todo o mundo, tendência que tende a crescer caso essa espécie seja levada para outros países.

Cultivo do Cogumelo Alucinógeno
Cultivo do Cogumelo Alucinógeno

Além de tudo isso, podemos também dizer que essa não é uma espécie tão difícil de ser reconhecida, já que ela possui coloração marrom em seu corpo todo e ao mesmo tempo possui um “tronco” muito menor do que sua tampa.

Esse cogumelo possui psilocina, psilocibina, norbaeocistina e baeocistina em sua composição, o que basicamente significa que ele é ainda mais forte do que a espécie que citamos anteriormente, e por isso pode ser facilmente confundido com um cogumelo venenoso.

Galerina Steglichii

Apesar de ser uma espécie bem conhecida entre o mundo de cogumelos alucinógenos, a verdade é que essa espécie pode ser considerada extremamente rara, já que sua única aparição na natureza (até onde se sabe) foi no ano de 1993, quando a espécie foi descoberta.

A verdade é que não se sabe exatamente qual é a origem desse cogumelo, mas ele foi encontrado em uma estufa com organismos típicos de locais tropicais, e por isso o cientista alemão que o descobriu acredita que sua espécie seja também tropical, já que ele conseguiu se desenvolver bem nessas condições.

Apesar de ser uma espécie alucinógena com propriedades parecidas com os anteriores, é importante destacar que esse cogumelo faz parte da família Galerina e por isso muito provavelmente ele é venenoso, já que a grande maioria dos membros dessa família é.

Portanto, é sempre importante ter bastante atenção com relação a esses fatores, já que utilizar uma droga venenosa pode ser mortal na grande maioria dos casos.

Psilocybe Silvatica

Com relação à aparência, muito provavelmente essa é uma das espécies mais bonitas que já citamos nesse artigo. Isso porque esse cogumelo é bem pequeno e todo marrom, o que faz com que ele tenha uma aparência fofa inesperada, o que acaba enganando muitas pessoas no fim das contas.

Assim como o primeiro cogumelo que citamos, essa espécie é rica em psilocibina, o que basicamente significa que ele não é tão forte quanto os dois últimos cogumelos citados, mas continua sendo bem forte e, claro, alucinógeno.

Além de tudo isso, é importante dizermos que essa espécie não é tão facilmente encontrada na natureza quanto as outras, já que até os dias de hoje ele apenas foi encontrado na região nordeste dos Estados Unidos, e assim provavelmente ainda não se espalhou pela natureza, podendo ser uma espécie nova.

Psilocybe Silvatica
Psilocybe Silvatica

Logo, essas são algumas espécies alucinógenas de cogumelo encontradas na natureza e conhecidas por grande parte das pessoas que fazem uso dessas substâncias ao longo da vida. É importante sempre destacar que alguns cogumelos podem ser venenosos, e por isso é preciso ter todo o cuidado do mundo.

Quer saber ainda mais informações interessantes sobre outros seres vivos e não sabe muito bem onde procurar por artigos na internet? Sem problemas, pois aqui no Mundo Ecologia temos os melhores artigos para você! Por isso, leia também aqui mesmo em nosso portal: Quais os Tipos de Cogumelos Venenosos? Fungos são Venenosos?

Veja também

Nectarina Sunlite: Características, Nome Científico, Muda e Fotos

A nectarina é uma fruta muito apreciada no Brasil e possui algumas variedades. Neste artigo, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *