Home / Plantas / Como Fazer Chá de Folhas de Amora Fresca? Passo a Passo

Como Fazer Chá de Folhas de Amora Fresca? Passo a Passo

Todos sabemos que os brasileiros possuem uma herança indígena muito forte, isso porque eles são os povos originários de nossas terras e com isso seus conhecimentos foram passando de geração em geração até chegarmos aos hábitos e à cultura que carregamos nos dias de hoje.

Por esse motivo, as pessoas ao redor de todo o Brasil têm o costume de tratar enfermidades e até mesmo fazer tratamentos cosméticos com plantas e outras coisas que podemos encontrar na natureza, já que todas elas são livres de produtos tóxicos e podem fazer bem dependendo da utilidade.

Porém, a verdade é que é necessário pesquisar um pouco antes sobre as propriedades de algum alimento para saber se ele pode ou não ser utilizado para tratamentos, já que isso irá poupar tempo e também evitar possíveis problemas que a espécie possa causar.

Portanto, vamos agora aprender um pouco mais sobre o chá de folhas de amora fresca. Esse com certeza é um chá que nem todo mundo conhece, mas que possui um efeito extremamente benéfico para as pessoas, e por isso é uma excelente opção para ser levada em consideração em diversos casos.

Benefícios Do Chá De Amora

Antes de aprender a fazer o chá de amora da maneira correta, é extremamente importante que você entenda quais são os benefícios que esse chá realmente oferece para o nosso organismo, já que dessa maneira é possível entender em quais casos você pode utilizar esse chá.

Portanto, vamos listar agora alguns benefícios muito interessantes que o chá de amora pode apresentar para quem o consome da maneira correta e com frequência.

  • Aumento da imunidade

A imunidade está diretamente ligada à nossa expectativa de vida, e é exatamente por isso que devemos sempre consumir alimentos que prometem fortalecer a nossa imunidade, já que isso ajuda a prevenir diversos tipos de doenças.

Nesse caso, podemos dizer que o chá de amora é excelente para aumentar a imunidade do organismo!

  • Efeito antioxidante

Diversos cosméticos acabam bombando no mundo da beleza justamente por prometerem um efeito rejuvenescedor no corpo, já que são ricos em antioxidantes. Porém, a verdade é que ao consumir o chá de amora você já obtém todos esses antioxidantes de maneira natural e garante uma pele mais bonita.

Logo, esses são os dois benefícios principais do chá de amora. Viu como ele pode ser extremamente útil e ao mesmo tempo ser livre de produtos tóxicos da indústria?

Como Fazer Chá De Folha De Amora – Passo 1

Agora você já leu como o chá de amora possui diversos benefícios, muito provavelmente você está se perguntando como fazer esse chá da maneira correta. Por isso, vamos te passar um passo a passo para que você saiba exatamente o que fazer!

Em primeiro lugar, é importante que você escolha qual é o tipo de chá que pretende fazer. Ou seja, se você quer um chá completamente natural ou se ele pode ser um chá levemente industrializado.

Isso porque você tem duas opções: colher a folha de amora fresca com suas próprias mãos ou comprar a folha de amora em algum lugar que venda produtos naturais e frescos.

Chá De Folha De Amora
Chá De Folha De Amora

Nesse caso, esse primeiro passo é importante porque as folhas de amora colhidas na hora tendem a possuir as propriedades que citamos anteriormente de maneira mais acentuada, o que significa que elas podem ser consideradas mais benéficas para o nosso corpo.

Por isso, escolha qual tipo de folha você irá comprar antes de começar a fazer o seu chá, e agora, vamos para o passo 2 para que o seu chá fique muito bom e tenha todos os benefícios de que o seu corpo precisa!

Como Fazer O Chá De Folha De Amora – Passo 2

Após decidir o local em que você irá arranjar as folhas de amora frescas, chegou o momento de começar a fazer o chá na prática. Por isso, vamos para o segundo passo.

Em primeiro lugar, você deve ferver mais ou menos 250ml de água até que ela comece a borbulhar; nesse momento, desligue o fogo para que a água não fique quente a ponto de queimar o chá e acabar estragando o sabor.

Em segundo lugar, coloque as folhas de amora dentro dessa água quente. A quantidade varia, mas você deve colocar em média 2 colheres (de chá) da folha para essa quantidade de água que citamos. Nesse caso, é claro que se você colocar o dobro de água deverá colocar o dobro de colheres, e se você colocar a metade de água deverá colocar apenas uma colher de chá.

Folha de Amora
Folha de Amora

Em terceiro lugar, deixe essa mistura em infusão por cerca de 10 minutos, até que a cor da água tenha se modificado e você comece a sentir o cheiro das folhas de amora.

Pronto! Agora você já tem um chá pronto para ser servido assim que você quiser. Viu como é simples e prático?

Quando Consumir?

É claro que com tantos benefícios a tendência é que você queira consumir o chá de folhas de amora todos os dias, mas a verdade é que a máxima “tudo em excesso faz mal” é extremamente verdadeira e deve ser levada a sério.

É claro que você pode consumir o chá semanalmente ou até mesmo duas vezes na semana, mas o indicado é que você não o consuma todos os dias, principalmente porque ele é forte e por isso você pode acabar criando um efeito rebote no seu organismo.

Chá de Folha de Amora na Xícara
Chá de Folha de Amora na Xícara

Dessa maneira, consuma sempre que você tiver vontade, mas lembre-se que esse consumo deve ser controlado, até mesmo para que o chá tenha tempo de agir em seu corpo.

Portanto, agora você já sabe exatamente quando consumir o chá de folha de amora fresca, como ele deve ser feito passo a passo e até mesmo quais são os benefícios que ele apresenta para o corpo!

Quer aprender ainda mais sobre diversos seres vivos que temos em nosso planeta? Sem problemas, pois aqui no Mundo Ecologia temos diversos artigos sobre os mais variados assuntos para você. Por isso, confira aqui mesmo: Chá de Gengibre em Pó e Quantidade Diária Máxima Permitida

Veja também

Barbatimão-Verdadeiro Características

Barbatimão-Verdadeiro: Ficha Técnica e Classificação Científica

Barbatimão-Verdadeiro, cujo nome científico é Stryphnodendron adstringens, é uma pequena árvore decídua da família Fabaceae, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *