Home / Plantas / Por Que o pé de Romã não Segura as Flores? Por Que Caem?

Por Que o pé de Romã não Segura as Flores? Por Que Caem?

Punica granatum , a romã , é uma árvore que é nativa do Irã e da Índia e, portanto, prospera em condições quentes e secas, semelhantes às encontradas no Mediterrâneo. Embora as árvores de romã sejam tolerantes à seca, elas precisam de irrigação boa e profunda periodicamente – semelhante às exigências para árvores cítricas. Não só é a planta cultivada pela sua fruta deliciosa (na verdade, uma baga), mas é cultivada para as deslumbrantes flores vermelhas brilhantes em árvores de romã.

Romãs pode ser um pouco caro, por isso, se você vive em um clima que irá possibilitar o crescimento do seu próprio romãzeiro, você tem um ganho maravilhoso de um espécime para o seu jardim. Embora a árvore seja bastante resiliente, ela é suscetível a vários problemas e uma delas é a queda das flores. Se você tiver sorte o suficiente para possuir uma romãzeira, você pode estar se perguntando por que as flores de romã caem e como evitar a queda dos botões na romã.

Há uma série de razões para a queda de flores de romã.

Analisando as Probabilidades

Quando a  árvore  não  recebe sol suficiente para florescer, ela passa a apresentar várias deficiências relacionadas ao seu desenvolvimento, o que inclui árvores que não florescem, nem frutificam, ou árvores que florescem, mas não seguram as flores. Existe as vezes a possibilidade de inocentemente a pessoa ter adquirido uma muda de planta pertencente a uma variedade que realmente não seja destinada nem a florescer, nem a frutificar. Ainda uma outra possibilidade é que a árvore tenha sido plantada num terreno impróprio.   Existem  variedades  de romã, sendo a variedade  ‘Wonderful’  o mais conhecido, entretanto, como dissemos é importante certificar-se de que você não tenha adquirido uma árvore meramente ornamental. Se você tem uma variedade de frutificação adequada, mas não nasceu de frutas, há várias razões possíveis.

Por Que o pé de Romã não Segura as Flores? Por Que Caem?

Fruto Romã
Fruto Romã

A romã pode estar recebendo muito nitrogênio e poucos ingredientes. Isso pode acontecer se ela estiver crescendo em um gramado. Em segundo lugar, romãs são nativas para climas quentes e secos e vão crescer e até mesmo prosperar com pouca atenção, mesmo em solos alcalinos, mas eles precisam de exposição ao sol. Algumas variedades criarão bolor  se estiverem em muita sombra. Às vezes as pessoas vivem em uma região e nem percebem que o jardim pode estar à sombra durante todo o inverno ou pelo menos durante a maior parte do dia. Quando o sol está muito ao sul, como no inverno o sol pode estar escondido atrás dos morros ao sul do seu jardim, além de outras casas e árvores no topo da colina podem estar lançando uma sombra em seu jardim. No verão, as sombras podem vir de árvores, casas ou cercas para o leste, oeste e norte. Portanto, preste atenção para onde as sombras estão em seu jardim ao planejar onde colocar uma romã. Sol pleno significa seis horas de sol por dia.

Necessidade de Podas

Quando a árvore começa a soltar algumas folhas novas, passe por toda a árvore e retire as pontas. Se não cresceu muito, basta cortar os galhos de uns 10 cm. ou menos. Vá por toda a árvore e corte alguns centímetros de cada galho para fazer a madeira nova. Mas se a árvore já estiver vigorosa, corte um pé ou dois para que ela se ramifique e fique mais seca. Isso porque as romãs só têm madeira nova.

Apanhando Romã do Pé
Apanhando Romã do Pé

Deve podar uma romã nos primeiros três anos de vida para conseguir ramificar e lançar um novo crescimento imediatamente após a poda, alimente-o com um fertilizante orgânico rico em ingredientes de flor e pouco nitrogênio.Se a árvore florescia mas não dava frutos, provavelmente não havia abelhas no seu jardim quando florescia. Se não houver abelhas nativas ou domésticas ou outros insetos, as flores não serão polinizadas e não se tornarão frutos. Então, quando a árvore florescer na primavera, pegue um pincel de sálvia e polinize todas as flores.

Importância da Polinização

Para responder à pergunta de por que as flores de romã caem, precisamos saber um pouco sobre a reprodução da planta, e o papel da polinização neste contexto. As árvores de romã são auto-frutíferas, o que significa que as flores da romã são macho e fêmea. Insetos polinizadores e beija – flores ajudam a espalhar o pólen de flor em flor. Você pode até ajudar também, usando um pincel pequeno e levemente escovando de flor a flor.

As flores de romã macho caem naturalmente, assim como as flores femininas não fertilizadas, enquanto as flores femininas fertilizadas continuam a se tornar frutas.

Outras Possibilidades

  •  – Pragas

As árvores de romã começam a florescer em maio e continuam até o início do outono. Se suas flores de romã caírem no início da primavera, o culpado pode ser a infestação de insetos, como mosca branca , escamas ou cochonilhas . Inspecione a árvore em busca de danos e consulte seu viveiro local ou uma recomendação sobre o uso de inseticida.

  • – Doença  

Outra razão possível para a queda de flores de romã pode ser devido a uma doença fúngica ou podridão radicular . Um spray anti-fúngico deve ser aplicado e, novamente, o berçário local pode ajudar com isso.

  • – Ambiental

A árvore também pode soltar flores devido a temperaturas frias, por isso é uma boa ideia proteger ou mover a árvore se houver uma  previsão de baixas temperaturas.

  • – Regas

Finalmente, embora a árvore seja resistente à seca, ainda precisa de uma boa rega profunda se quiser produzir frutos . Muito pouca água fará com que as flores caiam da árvore.

  • – Maturidade

As árvores de romã precisam estar maduras para produzir frutas, de três a cinco anos ou mais. Antes disso, desde que a árvore seja regada, fertilizada, polinizada adequadamente e livre de pragas e doenças, uma pequena queda de flores é perfeitamente natural e não causa alarme. Basta ter paciência e, eventualmente, você também pode desfrutar do delicioso rubi vermelho da sua própria romã exótica.

Veja também

Como Usar a Canela Para Emagrecer?

A canela, assim como o cravo, noz-moscada, gengibre, açafrão, pimenta-do-reino, cúrcuma e outros, é considerada …

3 comentários

  1. Boa tarde. Gostei muito do artigo. Meu pé de romã, ano passado, teve uma praga de formigas que ficavam no fruto e lá deixaram um fungo, tipo mofo. Como posso proteger o pé de romã delas?
    Obrigada.
    Sonyr

  2. VALDIR ANTONIO CUSTODIO

    Olá… Nasceu um pé em casa, não foi plantado, está com 1,5m e dá flores, mas elas caem! Já tivemos um pé de romã aqui em casa, da minha infância, dava muitos frutos, mas essa de agora caem todas as flores… será muito novinha ainda?

  3. Verificando os textos – (gostei):
    não encontrei semelhança com minha planta. Contudo, hoje verifique uma flor caída e notei que tinha uma frutinha. então houve polinização. Mas caiu. O que fazer.
    Ressaltando arvore nova – deu (6) seis flores, todas tinha inicio da frutinha.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *