Home / Plantas / Como Cuidar de Ixora Doente? Doenças Comuns e Como Tratar

Como Cuidar de Ixora Doente? Doenças Comuns e Como Tratar

Ter uma planta nem sempre é algo tão simples assim, já que devemos sempre aprender um pouco mais sobre as espécies para que seja possível entender exatamente o que ela precisa e também saber como elas devem ser cuidadas da melhor maneira possível.

Pensando por esse lado, é sempre importante pesquisarmos um pouco mais sobre o ser vivo que cuidaremos, para que assim tudo fique mais simples e você esteja preparado para imprevistos de uma maneira que tudo saia bem.

Porém, a verdade é que nem sempre conseguimos aprender tudo na teoria e, por isso, algumas coisas precisam ser vividas na prática para que tudo realmente faça sentido dessa maneira.

Assim, neste artigo vamos falar de maneira mais específica sobre as doenças mais comuns na planta conhecida como ixora e, principalmente, como você pode tratar essas doenças de maneira simples. Assim, continue lendo o artigo para entender exatamente o que fazer nesses momentos e também para saber reconhecer o problema quando ele surgir!

Doenças Comuns

Antes de mais nada, é importante que você saiba quais são as doenças mais comuns encontradas na ixora, para que assim consigamos estudar também quais são as melhores formas de prevenir essas doenças de maneira simples e rápida.

Em primeiro lugar, podemos dizer que a cochonilha é uma doença muito presente nessa planta, principalmente porque ela costuma aparecer mais no verso da folha e, consequentemente, o criador pode demorar um pouco para perceber que a doença existe.

Em segundo lugar, a fumagina é uma outra doença tão comum quanto a cochonilha que também pode ser responsável por matar a sua planta caso você não cuide do problema a tempo. Nesse caso, ela também pode não ser completamente perceptível justamente porque as manchas tendem a ser mais escuras.

Logo, essas são as duas doenças das quais você precisa se atentar bem na hora de ter uma plantação de ixora, já que elas são bem mais comuns do que se parece e exatamente por esse motivo podem acabar destruindo a sua plantação de maneira bem rápida, logo, é importante saber exatamente o que fazer nesses casos.

Porém, provavelmente você ainda não entendeu o que são essas duas doenças, não é mesmo?

Por isso, vamos explicar agora detalhadamente o que são a cochonilha e a fumagina para que você consiga entender exatamente o que deve ser feito para que elas sobrevivam!

O Que São Essas Doenças?

Vamos explicar de maneira simples e ao mesmo tempo detalhada o que são essas duas doenças para que você entenda exatamente como deve agir para que as suas plantas melhorem.

  • Fumagina
    Fumagina
    Fumagina

A fumagina é a doença que causa uma espécie de mancha escura nas folhas da ixora. Ela é causada pelo fungo conhecido como fuligem ou fumagina mesmo. Nesse caso, podemos dizer que a planta recebe muitos prejuízos, como por exemplo perda de seiva que ocasiona em menor energia (pois a planta não consegue fazer fotossíntese com as manchas) e malefícios na estética.

  • Cochonilha
    Cochonilha
    Cochonilha

A cochonilha é uma doença causada por um inseto de mesmo nome. A tendência é que ela grude na folha da planta e com isso vá puxando toda a seiva com alto nível de glicose presente na folha, o que é uma forma que ela tem de obter energia.

Além disso, podemos dizer que ela também atrai diversas formigas, já que esses insetos se alimentam das fezes da cochonilha.

Portanto, vamos ver agora o que você pode fazer para cuidar da sua ixora e evitar que essa doença acabe por afetar a sua planta de maneira permanente!

Como Tratar Cochonilha

É claro que ver a sua planta dessa maneira é algo preocupante e até mesmo triste; mas podemos te dizer que isso tem solução e ela é muito menos complicada do que você imagina! Por isso, vamos agora ver o passo a passo de como tratar a cochonilha com sabão de coco e água!

Materiais Necessários:

  • – 1 barra de sabão de coco;
  • – 2 litros de água;
  • – Borrifador;
  • – 1 ralador.

 

Modo de Fazer:

  • – Rale o sabão de coco inteiro com o ralador;
  • – Coloque o sabão ralado nos 2 litros de água;
  • – Misture o sabão na água e mexa até que a receita fique homogênea e se pareça com uma pasta um pouco mais líquida;
  • – Coloque a mistura no borrifador e durante a noite borrife bastante da receita em toda a sua planta.

Pronto! Faça isso até que tudo suma e a sua planta volte ao normal. Como o sabão de coco é natural ele não fará mal para a sua planta, mas sim para as cochonilhas.

Com essa receita com certeza sua ixora ficará saudável e bonita mais uma vez, por isso já pegue os ingredientes que todo mundo tem em casa e coloque-a em ação agora mesmo para sarar a sua planta o mais rápido possível!

Como Tratar Fumagina

Agora que você já sabe como tratar a cochonilha esse é o momento perfeito para aprender a tratar também a fumagina da melhor maneira possível e também sem utilizar muitas coisas.

A verdade é que você precisará dos mesmos ingredientes anteriores: água e sabão de coco. O que muda é a forma como você deve aplicar esses produtos juntos. Por isso, siga o nosso passo a passo:

  1. Derreta toda a barra de sabão até que ele fique líquido e espere que ele esfrie;
  2. Borrife o sabão derretido por todas as plantas;
  3. Espere secar e então lave a planta toda com água até que o sabão saia completamente.
    Tratar Fumagina
    Tratar Fumagina

Pronto! O modo de curar a planta é parecido com o da cochonilha, mas nesse caso você precisará retirar o sabão da planta depois que ele secar, já que a concentração de sabão é bem maior do que na receita anterior.

Logo, esses são modos simples de tratar a sua planta doente sem gastar muito e vendo resultados realmente eficazes na sua plantação. Coloque esses métodos em ação e volte aqui depois de alguns dias para contar para a gente como tudo foi!

Gostou desse artigo e quer mais informações sobre plantas? Leia também: Quais São os Caules Comestíveis? Quais os Mais Consumidos?

Veja também

Esfregadinha

Frutas que começam com a letra E: Nome e Características

Frutas na natureza temos aos montes, e dos mais variados nomes. Hoje, vamos mostrar algumas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *