Home / Plantas / Cinerária Curiosidades e Fatos Interessantes Sobre a Planta

Cinerária Curiosidades e Fatos Interessantes Sobre a Planta

Cinerarias são plantas lindas. Sua floração chama a atenção de qualquer um que se depare com ela. Suas flores são atrativas, delicadas, com cores fortes e diferentes. Assim como diversas flores, são ótimas opções para presentear e cultivar. Pode ser o diferencial de um jardim.

Cinerárias: Fatos Interessantes

O nome científico dessa planta é pericallis hibrida. As Cinerárias são perenes, isso quer dizer que sua resistência permite que vivam mais de dois anos. São plantas herbáceas de pequeno porte. Ser uma planta herbácea significa que seu caule não é lenhoso ou amadeirado, mas sim amolecido.

As cinerárias podem chegar até 40 centímetros. Isso a caracteriza como planta de pequeno porte. Seu ciclo e floração de ano em ano, desde o fim do inverno até o inicio do verão.

As folhas das cinerárias são maiores que suas flores, verde-claro, tem formado de coração e uma fina camada de penugem em sua superfície. Essas rodeiam as flores. Essas plantas se acomodam muito bem em climas tropicais, portanto, o Brasil é um ótimo lugar para seu cultivo, crescimento e desenvolvimento

Essa planta originária de algumas ilhas na África. As flores podem ser resistentes a temperaturas baixas As Cinerárias podem ser colocadas e projetadas em canteiros, jardins ou vasos. Porém sempre em meia sombra.

Ela também dar um charme especial em ambientes internos, são um grande diferencial. É uma planta que pode dar mais vida ao ambiente tornando o mais colorido e alegre. Ideal para apartamentos e escritórios.

Cinerárias podem ser encontradas em diversas tonalidades. Existem variações em vermelho, púrpura, rosa, roxo, lilás, entre outros. Há também algumas que adotam duas colorações, então o seu centro é de uma cor, e seus sua extremidade de outra cor.

Assim como diversas plantas as Cinerárias precisam de cuidados especiais. Não são plantas muito exigentes e sua manutenção não é difícil. Porém como qualquer outra, alguns cuidados são necessários.

Como Cultivar Cinerárias

Apesar de ser muito mais resistente do que aparenta, alguns cuidados são necessários para manter a Cinerárias florescidas, vívidas e saudáveis.
Esses cuidados se alternam entre luz, regas e adubação. Vamos entender melhor:

  • Iluminação: Assim como qualquer outra planta, as Cinerária também precisam de luz. Porém, cada planta tem um comportamento diferente perante a luz solar. As Cinerárias precisam de luz amena, luz solar filtrada ou meia sombra. Luz direta do sol pode machucar, queimar e até deteriorar suas folhagens e flores. Portanto, ao escolher um espaço para plantar suas flores ou deixar o seu vaso, opte por lugares como janelas, entradas, varandas e até jardins, porém sempre analise a posição do sol e como ele se comporta naquela região.
  • Solo: Ao preparar o solo, certifique-se de três coisas. Nutrientes, umidade e drenagem. O solo para a plantação da Cinerária precisa estar rico em matéria orgânica, para isso você pode adquirir compostos orgânicos, são vendidos em sacos e você pode encontrar em casas de jardinagem e paisagismo e em algumas casas de ração. Ou, você pode produzir o seu próprio composto orgânico em casa.
    Cinerárias no Canteiro
    Cinerárias no Canteiro

    Para a drenagem, misture a terra e o composto orgânico com areia, pequenas pedras ou outros materiais que também são possíveis de serem encontrados em casa de ração o caso de paisagismo como pó de osso.
    Essa mistura deve ser muito bem elaborada, e reservada. Após escolher o lugar em que a Cinerária será plantada, faça uma camada com pedras, e então adicione o substrato preparado.

  • Rega: a rega para cinerárias é simples. Sempre mantenha a terra úmida. Isso vai depender do clima da sua cidade e da drenagem da terra. Caso o clima esteja muito seco as regras podem ser mais frequentes. Caso o clima esteja muito úmido as regras podem ser mais espaçadas. Para saber exatamente se sua planta precisa ou não de água, verifique semanalmente a situação da terra.

Há um truque chamado truque do dedo, para saber se a terra está úmida ou não. Afunde o dedo no substrato, se seu dedo voltar sujo significa que a terra está úmida e não precisa de regra. Caso seu dedo volte seco, é a hora de regar sua Cinerária.

Cuidados Especiais

Além desses cuidados simples, existem alguns cuidados específicos para algumas plantas. Sempre esteja atento às folhas murchas e flores que já estão secas. Estas devem ser retiradas. A falta de poda, pode causar enfraquecimento das outras folhas. Portanto, para deixar sua planta saudável e forte, faça podas constantemente.

Além das podas, de dois em dois anos, troque a Cinerárias de vaso. Caso estejam plantadas em terra ou em jardins não é necessário. Porém, quando em vasos, as raízes tomam espaço até não ter para onde ir, por isso é necessário que sejam sempre trocadas para vasos maiores e mais espaçados.

Curiosidades e Significados das Cinerárias

As flores, em geral, são um ótimo presente. Sua beleza e cheiro são atrativos e podem ser muito marcantes.
E quando essas flores carregam significados? Muito melhor! O fato de receber ou dar de presente pode ser muito mais profundo e significativo dependendo do conceito da planta que está sendo presenteada. Os significados das plantas também servem para o seu cultivo em casa. Dependendo do sentido que ela carrega, você pode atrair ou afastar determinadas coisas ou tipos de pessoas.
Caso você já tenha visto alguma Cinerárias, é possível perceber que sua formação é feita em forma de um buquê ou de um anel protetor. Como se as flores protegessem o restante da planta, formando um escuro floral acima da estrutura. O seu significado tem haver com sua formação.

Cinerária no Vaso
Cinerária no Vaso

O primeiro conceito das Cinerárias é proteção, justamente por causa da sua estrutura quando já está em florescência.

Um outro significado dessa planta é deleite ou prazer. Ou seja, ao presentear ou ser presenteado com uma Cinerária significa que você sente prazer de estar ao lado ou acompanhado da pessoa presenteada, ou aquela pessoa sente prazer de estar na sua companhia.

As cinerárias são muito comercializadas em vasos no Brasil por sua facilidade de ser mantida em casa

Elas são muito resistentes ao frio, podendo manterem-se saudáveis sob temperaturas de até -10oc.

Veja também

Como Usar a Canela Para Emagrecer?

A canela, assim como o cravo, noz-moscada, gengibre, açafrão, pimenta-do-reino, cúrcuma e outros, é considerada …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *