Home / Plantas / Chá de Canela é Calmante Natural? É Verdade?

Chá de Canela é Calmante Natural? É Verdade?

O chá de canela é uma delícia e consumido há milhares de anos. Além disso, ele proporciona inúmeros benefícios para o nosso organismo. Reduz os níveis de açúcar no sangue, possui uma série de propriedades, vitaminas e minerais que auxiliam no combate às doenças. 

Muito se fala a respeito dele possuir propriedades capazes de acalmar a ansiedade e “quebrar” o stress do dia a dia. Será que o chá de canela também é um calmante natural? 

Continue acompanhando esse post para saber a resposta dessa e também de outras questões. Também falaremos sobre as principais características, a história e outros benefícios da canela. Confira! 

É Verdade que o Chá de Canela é Calmante Natural? 

Essa é uma dúvida comum, tendo em vista os diversos benefícios medicinais que as plantas podem nos oferecer. Não apenas a canela, mas também a camomila, a erva doce, a erva cidreira, o hibisco, hortelã, etc. Essas ervas proporcionam uma série de benefícios e fatores positivos para nossa saúde. 

O chá de canela possui muitas propriedades e deve ser consumido uma vez por dia. Algumas dessas propriedades são as Vitamina B1 e C e o Fósforo, estes que por sua vez proporcionam efeitos calmantes e consequentemente, relaxam o corpo. Então sim! O chá de canela é um calmante natural! 

Seus efeitos são utilizados contra ansiedade, stress contínuo, depressão e também diminuem a irritação. Deve ser consumido por pessoas que passam por esse transtornos e desejam “acalmar” um pouco a mente, o corpo e a rotina.

Chá de Canela

Porém, para usufruir dos benefícios do chá de canela, é preciso saber fazê-lo. Não se preocupe! Você pode ver como fazer um delicioso chá de canela logo abaixo! 

Como Fazer o Chá de Canela?

Preparar chás é algo muito simples. O ideal é que sejam consumido ainda quente, porém, há algumas ervas que se adaptam bem às temperaturas mais frias e ficam uma delícia se o chá for consumido gelado, como é o caso da erva cidreira. É indicado consumir o chá de canela ainda quando ele estiver quente. Veja abaixo algumas dicas de como fazer um delicioso chá de canela. 

Para fazer o chá de canela, você precisa de: 

  • 2 canelas em pau
  • 2 copos de água filtrada

Modo de preparo: 

  1. Primeiramente, coloque em uma jarra ou panela os 2 copos com água filtrada e leve ao fogo
  2. Quando perceber que as primeiras bolhas já estão se formando, desligue o fogo
  3. Coloque as 2 canelas em pau junto com a água e tampe o recipiente e espere por 10 minutos
  4. Passe todo o líquido em uma peneira e coloque em outro recipiente.

Pronto! O seu chá de canela já pode ser degustado e proporcionar muitos benefícios para sua saúde. É importante destacar que o consumo deve ser moderado, uma vez por dia é o ideal. 

Engana-se quem acredita que o chá de canela proporciona apenas esse benefício. Ele é capaz de combater inúmeras doenças e transtornos. Confira a seguir alguns dos fatores positivos que o chá de canela pode lhe proporcionar.

Benefícios do Chá de Canela

As doenças cardíacas são as principais causadoras de morte precoce do mundo. Consumir uma dose de canela por dia é essencial para diabéticos, sobretudo do tipo 2. 

Ela consegue diminuir os níveis de colesterol LDL, e triglicerídeos e também o colesterol total. Existe o colesterol “bom” e o “ruim”. A canela diminui o ruim e aumenta o bom, conhecido como HDL.

A canela também reduz o nível de açúcar no sangue. Isso é muito importante para quem possui altos índices. Ao consumir a canela, ocorre uma sensibilidade à insulina presente no organismo, melhorando assim o seu funcionamento. 

O chá de canela é indicado para pessoas que possuem diabetes, tendo em vista os seus cuidados com a açúcar e gordura presentes na corrente sanguínea.

Além dos benefícios citados acima, elas também combatem decorrentes ameaças ao nosso organismo, como os fungos e também as bactérias. A canela tem como principal agente o cinamaldeído, que é capaz de infecções e doenças causadas por esses seres microscópios. 

Isso porque suas propriedades são fortes e não deixam os fungos e bactérias se desenvolverem. Desta maneira, é indicada para consumo o óleo de canela e não o chá. 

Para quem sofre com candidíase, é altamente indicado o consumo do óleo de canela, além disso, outras manifestações como cárie dentária e respiração, causadas por fungos ou bactérias são combatidas pelo alimento. Cientistas descobriram que a canela é eficiente para inibir o crescimento das bactérias, algumas delas são a Salmonella e a Listeria

A canela é riquíssima em propriedades anti inflamatórias, sendo assim, ela alivia recorrentes dores do corpo, sejam elas musculares ou mesmo nas articulações. 

Além disso, ela consegue aliviar vários outros sintomas, como a congestão nasal, a gripe, tosse e outras doenças. 

É um alimento rico em propriedades e encantou o mundo inteiro. É milenar, utilizadas pelos povos antigos e consumida até hoje, onde é facilmente encontrada. Confira abaixo um pouco sobre a história e a origem da canela. 

História e Origem da Canela

A canela é oriunda da Índia. É considerada por muitos um alimento milenar, milagroso e medicinal. Ela está presente nas cascas da planta Cinnamomum verum. Ela teve uma rápida disseminação pelo mundo, pois foi provada por figuras importantes que desejavam ter essas especiaria em suas terras. Logo ela foi levada a China e a Europa e posteriormente na América. 

Era um alimento muito procurado em outros tempos, considerada uma especiaria muito importante, junto com a pimenta, a noz moscada e o cravo, ela era utilizada como moeda de troca em diversos reinos.  A história da canela é ampla e cheia de curiosidades. Um alimento que está presente em praticamente todas as culturas.

Cinnamomum Verum

Hoje é encontrado com muita facilidade em feiras e supermercados e consumida por muitas pessoas que desejam usufruir dos seus benefícios. Está esperando o que para fazer um delicioso chá de canela? 

Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos e amigas nas redes sociais e deixe um comentário logo abaixo!

Veja também

Para que Serve a Folha de Bambu? Benefícios do Bambu

O bambu é uma planta multifuncional bem conhecida. As folhas são usadas para fins medicinais …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *