Home / Plantas / Cebola Roxa: Diferença, Benefícios, Chá, Como Usar e Fotos

Cebola Roxa: Diferença, Benefícios, Chá, Como Usar e Fotos

A humilde cebola é tão indispensável para as artes culinárias quanto a manteiga ou os ovos – ou, por outro lado, facas ou pratos.

É o alimento raro que pode ser doce, salgado, picante e aromático, tudo ao mesmo tempo, mas é isso que as cebolas fazem. Num sentido real, as cebolas são o que apuram o sabor da  comida  – indo além do mero sustento e tornando-a agradável. Fazendo com que tenha um bom gosto .

As cebolas não contribuem muito na nutrição. A quantidade de vitamina e mineral, que oferecem não é  mais abundante do que em outros alimentos comumente disponíveis, como arroz ou brócolis.

As cebolas também não são funcionalmente necessárias para qualquer receita. Se você não as utilizar, tudo ainda funcionaria, só que não seria tão bom.

Um Luxo Culinário

Assim, as cebolas são um luxo, mas esses tubérculos pequenos, marrons e sulfurosos são baratos e abundantes e crescerão em qualquer lugar, como evidenciado pelo fato de que todos os estilos de culinária da Terra os utilizam.

São consumidas fritas, fatiadas finamente ou picadas e servidas cruas em saladas, sanduíches, molhos ou como enfeite de saladas , tornando-os um dos ingredientes mais versáteis da culinária.

Cebola Picadinha
Cebola Picadinha

As cebolas fazem parte do gênero Allium e estão relacionadas ao alho, cebolinha e alho-poró . Tanto a lâmpada como os brotos são comestíveis. A cebola cortada libera um vapor à base de enxofre que irrita os olhos.

Cebolas Amarelas

Cebolas Amarelas
Cebolas Amarelas

O cavalo de trabalho, o grampo, a beleza marrom do dia-a-dia, as cebolas amarelas são adequadas para qualquer uso concebível.  Sua pesada pele de pergaminho marrom envolve a carne branca de marfim com um forte sabor e aroma sulfuroso. Se uma receita diz cebola sem especificar que tipo, é considerada uma cebola amarela. Use-os para fazer sopa de cebola francesa .

Cebolas Doces

Cebola Doce Cortada
Walla Walla – Cebola Doce Cortada

Cebolas maiores e um pouco mais achatadas que as amarelas, com pele mais clara e menos opaca, as cebolas doces contêm açúcar extra, o que as torna  boas para a caramelização. Seu tamanho maior e sabor mais doce os tornam ideais para fazer anéis de cebola . As variedades de cebola doce incluem Walla Walla, Maui, Vidalia e outras com a palavra “doce” no nome.

Cebolas Roxas

Doce e suave o suficiente para ser consumido cru, tanto a pele externa quanto a carne de cebola roxa são de uma cor magenta profunda, o que as torna adições particularmente boas para saladas ou em qualquer outro lugar que um toque de cor melhorará a aparência do prato. Gosta-se de usar cebolas roxas em saladas e sanduíches e hambúrgueres .

Chalotas

As chalotas são pequenas cebolas de pele marrom com carne arroxeada e seus bulbos são compostos de vários lóbulos, um pouco como a maneira como os bulbos de alho são divididos em dentes individuais.

Chalotas
Chalotas

Chalotas são possivelmente a cebola mais sublime. Elas conferem um sabor muito intenso e, por serem menores, compostas por camadas mais finas, podem ser picadas muito finamente e usadas em molhos e molhos para salada. Eles são adoráveis para assar, no entanto; descasque e corte-os pela metade e jogue-os no fundo da panela quando estiver assando uma galinha .

Cebolas Verdes

Cebolas Verdes
Cebolas Verdes

As cebolas verdes ou cebolinhas são cebolas imaturas que ainda não formaram um bulbo, ou apenas parcialmente. A planta inteira é geralmente usada, incluindo os altos brotos verdes, e eles fazem um maravilhoso enfeite para sopas, omeletes, tacos, além de cor e crocância.

Cebola Roxa: Diferença, Benefícios, Chá, Como Usar

Com sua pele exterior roxa profunda e carne avermelhada, esses são realmente os caras estranhos da família das cebolas. São bastante semelhantes às cebolas amarelas no sabor, embora suas camadas sejam um pouco menos macias e carnudas. As cebolas vermelhas são mais usadas em saladas, salsas e outras preparações cruas por sua cor e sabor relativamente suave. A adorável cor vermelha fica desbotada durante o cozimento. Se você achar o sabor adstringente para comer cru, tente mergulhá-lo em água antes de servir.

Chá de Cebola Roxa

Fazer um chá de cebola pode ser tão simples quanto cortar uma cebola, ferver e beber o suco para fazer um remédio rápido para o resfriado. Você pode adicionar ingredientes a um chá de ervas para um sabor melhor também.  Recomenda-se chá de gengibre e cebola para o resfriado comum. Lave e corte cinco fatias de gengibre e dois pequenos pedaços de cebolinha. Coloque o gengibre, a cebola, uma pitada de sal e 2 colheres de chá de chá verde em um bule de chá. Despeje água fervente na panela e deixe o chá em infusão por três a quatro minutos.

Variedades de Cebolas Roxas

Variedades de Cebolas Roxas
Variedades de Cebolas Roxas

Existem variedades famosas: cebola vermelha de Turda e cebola vermelha de Tropea. A cebola roxa de Turda é uma variedade particular de Turda, na Romênia Central, e tem um aroma particular. A cebola roxa de Tropea é da Itália e tem um sabor forte e doce. Na verdade, é mais suculento do que outras cebolas vermelhas, tanto mais que é possível fazer geleia com ela. Nos Estados Unidos, a variedade mais popular é a cebola roxa de Wethersfield, a cebola roxa de Connecticut.

Benefícios da Cebola Roxa

Benefícios da Cebola Roxa
Benefícios da Cebola Roxa

Embora ambas as cebolas, vermelhas e brancas, sejam chamadas de “superalimentos” devido a nutrientes benéficos, o vermelho apresenta mais benefícios à saúde . Ambas as cebolas fornecem cerca de 10% do valor diário da vitamina C, mas o vermelho contém uma quantidade maior de compostos antioxidantes. A cebola branca tem 0,5 g a mais de fibra e uma quantidade maior de enxofre, mas o vermelho tem uma quantidade maior de flavonóis e antocianinas. A cebola vermelha contém pelo menos 25 antocianinas diferentes. A cebola vermelha também é mais eficaz no sangue natural do que a cebola branca, porque é mais rica em flavonoides, que ajudam a diluir o sangue. Ambas as cebolas atendem a 2% do valor diário de cálcio, mas a cebola vermelha atende a 2% do valor diário de ferro.

A cebola roxa é muito popular por causa de fitoquímicos, que são importantes porque estimulam nosso sistema imunológico. A cebola roxa também é uma rica fonte de vitamina K, B6 e C, mas, ao mesmo tempo, os fitoquímicos atuam como estimulantes da vitamina C no organismo. A fibra da cebola roxa ajuda no funcionamento do trato digestivo e ajuda a prevenir a constipação. A cebola vermelha também é rica em minerais: contém folato, tiamina, cálcio, magnésio, potássio e manganês.

Veja também

Buganvílias Rosa

Cuidados com Buganvílias em Vasos

Se você deseja adicionar um toque exuberante e colorido ao seu jardim, a buganvília é …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *