Home / Plantas / Melancia Crimson Select Plus e Sweet Feltrin: Benefícios

Melancia Crimson Select Plus e Sweet Feltrin: Benefícios

O licopeno é um composto natural de carotenoides vermelho encontrado na melancia. O licopeno tem propriedades antioxidantes. O teor de licopeno, o teor de açúcar e a resistência de coração oco estão sujeitos à interação significativa genótipo × ambiente, o que dificulta o melhoramento para essas características de qualidade dos frutos.

Melancia Crimson Select Plus e Sweet Feltrin

Uma avaliação sobre o conteúdo de licopeno, teor de açúcar e resistência de coração oco foi feito em um conjunto de genótipos de melancia a fim de identificar genótipos com alta estabilidade para licopeno, açúcar e resistência de coração oco. Um conjunto diversificado de 40 genótipos foi testado ao longo de 3 anos e 8 locais, em ensaios replicados de várias colheitas.

O licopeno foi testado em um subconjunto de 10 genótipos. Os dados foram analisados usando estatísticas de estabilidade uni-variada e multivariada, considerando-se os fortes efeitos do ambiente, bem como a interação genótipo × ambiente nas características de qualidade da melancia. Com base nas medidas de estabilidade, os genótipos foram classificados como estáveis ou instáveis para cada característica de qualidade.

‘Crimson select plus’ é uma linha pura com desempenho de traços de alta qualidade, bem como estabilidade de traços. ‘Sweet feltrin’ esteve entre os melhores genótipos para o conteúdo de licopeno, teor de açúcar e resistência de coração oco. Desenvolveu-se um gráfico de estabilidade baseado no rendimento comercial e classificação média gerada a partir de diferentes medidas de estabilidade para atributos de produção e características de qualidade.

Os Benefícios das Características Analisadas

O licopeno é um carotenoide vermelho com propriedades antioxidantes que proporciona benefícios à saúde humana, incluindo proteção contra acidentes vasculares cerebrais e doenças cardiovasculares, e reduz o crescimento de células cancerígenas. Na melancia vermelha, vários genes que controlam a síntese de carotenoides foram identificados. Concluiu-se que o conteúdo de licopeno na melancia é herdado como um traço quantitativo.

Outras características da qualidade dos frutos que são quantitativamente herdadas e incluem a resistência do coração oco e o teor de açúcar (medidos como sólidos solúveis totais). Os produtores de melancia e transportadores estão interessados em reduzir a incidência de coração oco. O coração oco é caracterizado pela separação da polpa dentro do fruto. É difícil identificar frutas que tenham coração oco sem cortá-las.

Pouca pesquisa foi feita sobre suas causas, mas é afetada pelo meio ambiente. Estudou-se a herança do coração oco em algumas famílias de melancia e descobriu-se que ela não era mendeliana ou quantitativa. Da mesma forma, o teor de sólidos solúveis totais ou açúcar é um dos principais componentes do sabor da melancia. O teor de açúcar na melancia é poligênico. Em estudos semelhantes, pesquisadores relataram herança poligênica do teor de açúcar na cana-de-açúcar e sorgo sacarino.

Cultivo e Variantes Climáticos

Traços quantitativos são frequentemente afetados pelo ambiente, e um único gene pode ter efeitos diferentes no desempenho de características em diferentes regiões. Existem alguns exemplos de características quantitativas que não foram afetadas pelo ambiente. Interação genótipo × ambiente ocorre quando há uma mudança de escala ou uma mudança de classificação no desempenho genotípico entre os ambientes.

Usa-se a palavra “genótipo” para indicar o cultivar, variedade ou técnicas agrícolas. A presença de genótipo × ambiente faz com que seja útil medir o desempenho e a estabilidade de genótipos em um programa de melhoramento. Genótipos × ambiente pode resultar em uma baixa correlação entre os valores fenotípicos e genotípicos, reduzindo assim o progresso da seleção. Isso leva ao viés na estimativa da herdabilidade e na predição do avanço genético.

Portanto, a presença de genótipo × ambiente mudará como a seleção e o teste são feitos em um programa de melhoramento. Diversos métodos estatísticos para avaliar a estabilidade são propostos. Estes incluem modelos uni-variados, como inclinação de regressão, desvio de regressão e variância ambiental; e modelos multivariados, como genótipo principal efeito mais genótipo por interação ambiente, mas nenhum método único explica adequadamente o desempenho em ambientes de genótipo.

Análise Laboratorial das Melancias Crimson Select Plus e Sweet Feltrin

Com base na classificação média gerada a partir de múltiplas medidas de estabilidade, os genótipos de melancia foram classificados em três categorias: a categoria 1 incluía os genótipos com alto desempenho e alta estabilidade. Esses genótipos são amplamente adaptados em diversos ambientes. Dentre todos os genótipos avaliados, o ‘Crimson Select plus’ foi o mais desejável, pois apresentou alto teor de licopeno, teor de açúcar e resistência de coração oco e alta estabilidade.

Para o teor de açúcar, as linhagens que incluíram ‘sweet feltrin’ apresentaram alto desempenho e estabilidade. Os seis principais genótipos para resistência de coração oco foram endogâmicos e todos tiveram alta estabilidade. Também analisou-se a estabilidade para identificar genótipos de melancias de alto rendimento e estáveis para componentes da produção (produtividade comercial, frutificação, porcentagem de descarte, porcentagem de frutos precoces e tamanho da fruta e características de qualidade (licopeno, açúcar e resistência oca) baseados em 40 genótipos de melancia testado em 3 anos e 8 locais.

Melancia Sweet Feltrin

Alguns genótipos exibiram alto desempenho de caracteres, mas baixa estabilidade, portanto, esses genótipos são adequados para ambientes específicos e por isso ficaram em categoria 1. Esta categoria inclui os genótipos da melancia ‘sweet feltrin’, entre outras, para o teor de açúcar, para resistência de coração oco e para conteúdo de licopeno. Já os genótipos da categoria 3 apresentaram baixo desempenho e alta estabilidade. Estes genótipos são adequados para a criação de variedades “saudáveis”, com baixo teor de açúcar e alto teor de licopeno.

Elas tiveram baixo teor de açúcar, baixo defeito ocular e alta estabilidade. Para o alto licopeno e estabilidade, as linhagens “Crimson select plus” ficou entre as melhores. Os genótipos das categorias 1, 2 e 3 foram distribuídos na faixa de rendimento comercial, frutificação, porcentagem de fruta de descarte, porcentagem de fruta precoce e tamanho do fruto.

Considerações Finais

Para o conteúdo de licopeno, quase todos os genótipos apresentaram projeção mínima na abscissa de AEC. Por outro lado, para o teor de açúcar e resistência de coração oco, os genótipos que foram estimados para baixo desempenho de característica (direito de origem biplot) tiveram alta projeção. Portanto, eles eram relativamente menos estáveis. A estimativa do desempenho das características variou, mas o padrão de estabilidade foi bastante consistente ao longo dos anos.

Além de três características de qualidade avaliadas neste estudo, uma ampla gama de expressão fenotípica existiu entre os genótipos de melancia das categorias 1, 2 e 3. Portanto, os pesquisadores podem introduzir genes em linhagens de elite para produzir híbridos melhores, com alto desempenho e alta estabilidade. Os ‘Crimson select plus’ e ‘sweet feltrin’ de linhagens seriam bons pais na criação, pois tinham alto teor de licopeno e teor de açúcar, além de resistência oca e alta estabilidade.

No entanto, outros cultivares apresentaram alta média de caracteres, mas baixa estabilidade. Estabilidade é significativa quando associada a alto rendimento. Assim sendo, para o desenvolvimento de genótipos estáveis para o conteúdo de licopeno, teor de açúcar e resistência de coração oco, o padrão de interação genótipo × ambiente variou entre as estatísticas de estabilidade uni-variada e multivariada. Com base nos resultados, parece possível criar genótipos estáveis com características de alta ou baixa qualidade. O genótipo com maior desempenho e maior estabilidade para a qualidade dos frutos foi a linhagem ‘Crimson select plus’.

Veja também

Lista de Alimentos Derivados do Trigo

A intolerância ao glúten está se tornando cada vez mais comum na era moderna, principalmente …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *