Home / Plantas / Bromelia Vriesea: Fotos, Classificações inferiores e Como Plantar

Bromelia Vriesea: Fotos, Classificações inferiores e Como Plantar

Cuidar de flores com certeza não é uma tarefa fácil, mas mesma assim cada vez mais pessoas estão se interessando pelo assunto e criando suas próprias hortas. Isso é excelente tanto para a flora do planeta quanto para nós mesmos, já que ter um jardim pode ser algo extremamente calmante em meio à vida urbana.

A bromélia é uma flor muito escolhida para plantações, isso porque ela é considerada bonita, resistente e não tão difícil de cuidar; logo, ela é a escolhida de muitas pessoas que estão começando no mundo das plantações ou apenas que gostam da sua aparência.

Por isso, neste artigo falaremos mais sobre a bromélia vriesea. Mais especificamente sobre suas classificações inferiores e dicas de como plantá-la; além disso, mostraremos fotos dessa flor e de todo o processo para que não restem dúvidas.

Bromélia Vriesea – Classificações Inferiores

As classificações inferiores de uma flor são muito importantes. Isso porque quem entende de botânica pode facilmente identificar comportamentos e necessidades da planta por meio de suas classificações, o que pode ser de extrema ajuda na hora de cuidar da sua flor.

Porém, não se preocupe se você não conseguir entender o que as classificações significam, pois ainda nesse texto te daremos dicas de como cuidar da sua bromélia vriesea!

Domínio: Eukaryota
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Liliopsida
Subclasse: Commelinidae
Ordem: Poales
Família: Bromeliaceae
Subfamília: Tillandsioideae
Género: Vriesea

Como já dissemos, todas essas informações são muito importantes para as pessoas que estudam botânica; mas se você não consegue entendê-las, continuaremos explicando tudo sobre essa flor de maneira simples!

Bromélia Vriesea – Características

Ela faz parte do gênero Vriesea, nome dado por um botânico holandês durante o século XIX. Esse gênero possui cerca de 250 espécies, sendo que todas são nativas da América do Sul e a maioria teve sua origem no Brasil.

As plantas desse gênero são chamadas “epífitas”, o que significa que elas precisam estar apoiadas em outras plantas para se desenvolver e possuem as raízes externas; ou seja, raízes que ficam expostas na atmosfera.

Apesar de serem utilizadas em decorações, as bromélias costumam atrair muitos insetos, pois elas são plantas tropicais que acabam por atrair uma fauna também tropical ao seu redor.

Como Plantar a Bromelia Vriesea

Plantando Bromelia Vriesea
Plantando Bromelia Vriesea

Para te ensinar como plantar bromélias, vamos considerar 2 situações:

  1. Você tem uma planta-mãe em casa ou em algum outro local e a muda de bromélia nasceu do lado;
  2. Você tem as sementes de bromélia e gostaria de plantá-las.

Em ambos os casos você poderá fazer o plantio de forma simples, porém, alguns cuidados devem ser tomados para que tudo corra bem e a sua planta nasça bonita e saudável. Vamos agora ver separadamente como fazer o plantio em cada um dos casos.

  • Plantando a Muda De Bromélia

    Plantando a Muda De Bromélia
    Plantando a Muda De Bromélia

Nesse caso o primeiro passo é não retirar a muda do lado da planta-mãe até que ela tenha um terço do tamanho da planta mãe, isso fará com que ela se desenvolva da maneira correta. Na hora de retirar, é muito importante saber se sua bromélia é epífita ou não. Se ela for, você deve plantá-la perto de alguma árvore para ela se apoiar quando crescer; e se ela não for, basta plantá-la em um vaso bem pesado para que o peso de seu crescimento não faça o vaso tombar.

Siga o passo a passo:

  1. Retire a muda de bromélia da terra;
  2. Replante em um vaso com terra;
  3. Irrigue ela diariamente. Em épocas muito quentes, irrigue também as folhas;
  4. É importante que a roseta central da folha esteja sempre úmida; porém, é igualmente importante evitar a água parada para o mosquito da dengue. Por isso, misture a água que irá na roseta central com um pouco de pó de café.

Pronto! Sua muda está plantada e agora basta esperar sua planta crescer.

  • Plantando a Semente De Bromélia

    Semente De Bromélia
    Semente De Bromélia

Plantar a bromélia por meio de sementes é bem menos comum do que por meio de mudas, mas mesmo assim é possível. Se você não tem acesso à nenhuma muda, compre as sementes e siga o passo a passo que iremos passar.

Ps: nesse caso também é importante saber se a semente que você comprou é de uma bromélia epífita ou não.

  1. Caso a bromélia seja epífita escolha um local próximo de uma árvore para plantá-la; caso ela não seja, escolha um vaso bem pesado;
  2. Compre o substrato que preferir; para essa planta o mais indicado é o substrato de palha de arroz;
  3. Planta ela na terra com o substrato, de preferência em um local úmido, e cubra com um plástico para que o vaso fique abafado.

Pronto! Sua semente irá germinar e depois que ela crescer basta você seguir as mesmas indicações que demos para irrigação da muda acima.

Bromélia – Dicas De Cuidados

Agora que você já sabe como cultivar sua muda, é extremamente importante saber algumas dicas para sua planta! Elas com certeza te ajudarão muito e te pouparão de imprevistos.

  • Período pós floração: a bromélia dá flores apenas uma vez; porém, a tendência é que a planta pareça morta após dar flor. Isso é extremamente normal e faz parte do processo natural da bromélia, por isso, continue cuidando dela e não se desespere pois tudo voltará ao normal;
  • Água: como mostramos nas dicas de cultivo, a bromélia é uma planta tropical que precisa de água constantemente. Por isso, não tenha medo e irrigue-a da maneira que indicamos, sem se esquecer de tomar os cuidados necessários para prevenir a dengue;
  • Poda: tente não podar suas bromélias com muita frequência; cada planta tem um formato único e elas nascem da maneira que precisam ser. Por isso, evite ficar podando as folhas da planta para que ela não enfraqueça e não perca sua beleza natural.

Agora você sabe tudo sobre como plantar e quais são as classificações inferiores da Bromélia Vriesea! Junte todos esses conhecimentos e cultive a sua própria bromélia; com as nossas dicas, é impossível que a sua planta não cresça maravilhosa para decorar sua casa!

Quer aprender a cultivar outras plantas? Leia também: Como cultivar mini rosas em vasos

Veja também

Suco de Babosa

Babosa Serve para Tratar que Tipo de Doenças? Lista de Doenças

Babosa: O que é? Babosa, nome popular para a planta Aloe Vera, leva esse nome …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *