Home / Plantas / Bromélia Imperial: Fotos, Características, Flores e Nome Cientifico

Bromélia Imperial: Fotos, Características, Flores e Nome Cientifico

As bromélias são membros de uma família de plantas conhecida como bromeliaceae, com mais de 2700 espécies descritas em aproximadamente 56 gêneros. A bromélia mais conhecida é o abacaxi. A família contém uma grande variedade de plantas, cada uma mais bela que a outra.

Características da Bromélia Imperial

O nome científico da bromélia imperial é alcantarea imperialis. Alguns membros dessa família se assemelham a aloés ou yuccas, enquanto outros se parecem mais com gramíneas verdes e frondosas. Elas são fáceis de cultivar, multiplicando-se por dúzia de flores impressionantes, apesar de receberem pouco ou nenhum cuidado. Salpicos brilhantes de cor tropical resistente.

Em geral, são fáceis de cultivar, requerem muito pouco cuidado e recompensam o cultivador com flores brilhantes e duradouras e folhagem ornamental. Eles vêm em uma ampla gama de tamanhos, desde pequenas miniaturas a gigantes. Eles podem ser cultivados em ambientes fechados em climas mais frios e também podem ser usados  ao ar livre em áreas temperadas. Com poucas exceções, o caule das flores é produzido a partir do centro da roseta. Com raras exceções, as bromélias florescem apenas uma vez.

Uma vez que a planta pare de produzir folhas e produz sua flor, ela não começará a fazer folhas novamente. No entanto, produzirá vegetativamente novas plântulas chamadas “compensações” ou “filhotes”. Essas plantas se alimentarão da planta “mãe” até que sejam grandes o suficiente para estabelecer suas próprias raízes e sobreviver como planta separada. Às vezes, a mãe sobrevive a uma ou duas gerações antes de finalmente morrer.

Filhotes geralmente são produzidos perto da base da planta, dentro da bainha de uma folha. Às vezes, no entanto, os filhotes podem ser produzidos em estolões longos ou no topo da haste da planta-mãe. O topo verde e frondoso de um abacaxi é de fato um filhote que pode ser removido e plantado para iniciar uma nova planta.

Quando, Como e Onde Plantar Bromélias

As bromélias não são plantas sazonais e crescerão o ano todo. Eles não dependem de uma certa temperatura ou umidade do ar para prosperar e podem tolerar condições de inverno congelante, bem como dias de verão pegajosos. Nos extremos, a umidade pode afetar e alterar a aparência da folhagem, alterando sua textura e cor.

As raízes de uma bromélia são puramente equilibradas, pois as folhas da planta fornecem todos os nutrientes, alimentos e água necessários. Não há necessidade de preparar o solo, pois a melhor maneira de plantar uma bromélia é colocar a planta, o vaso e tudo, dentro de um buraco coberto de cascalho no chão. Depois simplesmente cubra a superfície com seixos onde você plantou sua bromélia antes mesmo de ter tempo de ficar com sede.

As bromélias podem ser cultivadas em vasos, no jardim, em estufas, em varandas, em ambientes fechados ou montadas em uma árvore ou pedaço de madeira. Muitas bromélias não precisam de luz solar completa e, de fato, crescem melhor em locais com sombra (é por isso que são tão bem-sucedidas sob grandes árvores).

Bromélia Imperial Características

Como regra geral, as bromélias de folhas moles gostam mais de sombra do que as variedades de folhas duras. Quatro variedades gigantes que adoram sol pleno ou forma de folha larga. Existem também várias variedades que prosperam em zonas tropicais frias.

Certifique-se de perguntar quais condições melhor se adequam à sua bromélia. E se você colocar sua bromélia no interior, retire-a para um pouco de ar para atualizá-la toda semana. O musgo espanhol cresce das árvores e se alimenta do ar.

As bromélias não podem viver sozinhas no ar e precisam ser fertilizadas ocasionalmente. Alimente-os com um spray de ‘seasol’ ou ‘aquasol’ de um quarto de força, não mais que duas vezes por ano. Nunca fertilize uma bromélia durante o inverno e sempre regue levemente, pouco antes da fertilização.

O excesso de água ao regar uma bromélia é apenas uma das únicas maneiras de matá-la. As bromélias imperiais não são plantas com sede e encher o centro delas com água fará com que a planta apodreça. Em vez disso, leia sua planta. Se sua bromélia parecer seca, regue-a, se não estiver, deixe-a em paz.

Quanto a poda, simplesmente corte qualquer pedaço danificado nas folhas da sua bromélia, seguindo a forma natural da folha. Cortar assim não tem consequências para a planta, e a cirurgia será imperceptível.

Como Manter as Pragas Afastadas

As bromélias são uma espécie durável, raramente incomodada por pragas. Não use pesticidas, pois eles tendem a sufocar os poros respiratórios das plantas. Bromélias com excesso de água e má ventilação podem ser uma atmosfera acolhedora para alguns insetos, portanto, regule a rega para evitar pragas.

Os insetos de escama podem ser simplesmente varridos. Como as bromélias respiram através de suas folhas, não use óleo branco, pois isso as sufocará. A podridão fúngica é um problema em potencial, mas é fácil evitar; basta usar a mistura de envasamento correta (casca de pinheiro) e não colocar sobre a água.

Estação de Floração

As flores dramáticas de uma bromélia duram pelo menos seis meses. A estação de floração de uma planta depende da idade da planta e não da época do ano. Os filhotes criados por uma bromélia florida se desenvolverão à medida que a planta mãe envelhece e, eventualmente, assumem o controle. Isso significa que sua planta estará constantemente florescendo, com flores novas e velhas.

Existem variedades com uma folhagem de cores brilhantes e uma excelente aparência em massa em locais costeiros sem gelo. Para a altura e a cor, outras variedades com tiras de folhas são perfeitas para sombra seca e crescerão cerca de 60 cm. E ainda uma terceira adora as mesmas condições de sombra manchadas e a variedade de cores quentes em laranja, amarelo e tangerina combinam bem com a folhagem brilhante das bromélias.

Para saber mais sobre bromélia imperial e outras cultivares e variedades da família das bromélias, consulte os especialistas de sua localidade. Nosso artigo é meramente informativo e pode não refletir a realidade de clima e solo de sua região. Incentivamos sempre a buscar melhores pormenores com botânicos especialistas para se informarem sobre dúvidas específicas.

Veja também

Como Usar a Canela Para Emagrecer?

A canela, assim como o cravo, noz-moscada, gengibre, açafrão, pimenta-do-reino, cúrcuma e outros, é considerada …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *