Home / Plantas / Benefícios da Folha de Graviola para a Saúde: Cura Câncer?

Benefícios da Folha de Graviola para a Saúde: Cura Câncer?

A graviola (nome científico Annona muricata) é uma fruta de polpa bastante carnuda e fibrosa (com textura relativamente semelhante a algodão), originária das Antilhas, mas que se popularizou na América Latina, especialmente no Brasil.

Outros nomes da fruta incluem araticum, araticum de comer, araticum manso, araticum do grande, coração, coração de rainha, jaca, jaca de pobre, jaca do Pará e jaqueira mole. Há nomes específicos de acordo com a localidade geográfica, em Minas Gerais, por exemplo, a fruta é conhecida como pinha; já no Maranhão, os nomes fruta-pão e jacama são muito utilizados; para além do Brasil, a graviola pode ser chamada pelos nomes de sape-sape em Angola, e anona em Moçambique.

A polpa da fruta pode ser consumida in natura, ou na forma de sucos e doces, também pode compor purês, geleias e até molhos para carne assada ou filé de peixe grelhado. No entanto, a fruta é especialmente conhecida pelas suas propriedades medicinais contra diversas doenças, até mesmo contra o câncer.

Uma das melhores estratégias para aproveitar os benefícios da fruta é através do preparo de chá de graviola, o qual contém alcaloides, acetogeninas; minerais como o Potássio, Ferro e Cálcio; assim como as vitaminas A, B, C, e outros importantes nutrientes.

Mas será que é verdade o que dizem por aí? Graviola cura mesmo o câncer?

Isso é o que será esclarecido ao longo deste artigo, ao lado de importantes informações sobre essa preciosa fruta.

Então venha conosco e boa leitura.

Graviola Classificação Taxonômica

A classificação científica para a graviola obedece à seguinte sequência:

Reino: Plantae;

Divisão: Magnoliophyta;

Classe: Magnoliopsida;

Ordem: Magnolilales;

Família: Annonaceae;

Gênero: Annona;

Espécie: Annona muricata.

Graviola Características

O pé de graviola é considerado uma árvore de pequeno porte, medindo aproximadamente entre 4 a 6 metros de altura. As folhas são de cor verde e aspecto brilhante, enquanto que as flores são de cor amarelada e tamanho razoavelmente grande, crescem de modo isolado geralmente no tronco e nos ramos.

Em relação ao fruto da graviola, este possui um formato oval (ou semelhante a uma coração) e grande porte. Esse fruto pode pesar de 750 gramas até 8 quilos. Apresenta casca de cor verde-pálida e, no seu interior, há muitas sementes envoltas por uma polpa branca.

A polpa possui sabor agridoce muito agradável, o que possibilita que seja empregada amplamente na culinária.

Para descobrir se um fruto está maduro, basta pressionar a casca levemente, caso esta casca se rompa, esse é um sinal positivo. No entanto, é importante evitar a compra de graviolas que estejam com a casca rachada, preta, mole demais ou com indícios de mofo.

Quando as graviolas não são compradas para consumo imediato, uma sugestão é adquiri-las parcialmente verdes, ou seja, como coloração verde-clara opaca, e saliências afastadas uma das outras, todavia, firmes.

Benefícios da Folha de Graviola para a Saúde: Auxilia na Saúde Cardiovascular?

Sim. O alto nível de Potássio encontrado nas folhas é muito eficaz na redução da pressão arterial, minimizando o risco futuro para doenças cardíacas. A concentração de Ferro também favorece o sistema circulatório, vito que, este mineral faz parte da composição dos glóbulos vermelhos.

Benefícios da Folha de Graviola para a Saúde: Auxilia no Tratamento de Diabetes?

Sim. O chá de graviola possui, atestadamente, propriedades hipoglicemiantes, ou seja, responsável pelo equilíbrio nos níveis de açúcar encontrado no sangue. Este fator é extremamente favorável para portadores de diabetes, e pode atuar como complemento ao tratamento tradicional medicamentoso.

Benefícios da Folha de Graviola para a Saúde: Possui Propriedades Antimicrobianas e Anti-inflamatórias?

Sim. As propriedades anti-inflamatórias presentes na graviola podem auxiliar até mesmo no alívio de dores relacionadas à reumatismo e artrite. Algumas pessoas referem alívio até nos casos de gota. Essa característica é justificada pelo fato do chá contribuir na redução dos níveis de ácido úrico no organismo.

O efeito bactericida pode aliviar quadros como gengivite, cárie dentária e infecções fúngica. O chá da folha de graviola também é capaz de atuar contra a bactéria causadora de cólera.

Benefícios da Folha de Graviola para a Saúde: Melora o Aspecto da Pele e dos Cabelos?

Sim. As propriedades adstringentes presentes no chá favorecem o fortalecimento da pele, a diminuição do tamanho dos poros, o alívio para marcas e rugas, bem como problemas de acne e inflamações na pele. O poder bactericida também é um fator favorável ao combate à acne.

Além disso, os antioxidantes presentes na graviola auxiliam a retardar o processo de envelhecimento precoce.

Benefícios da Folha de Graviola para a Saúde: Previne Contra Infecções Oportunistas?

Sim. A presença de vitamina C estimula a produção de glóbulos brancos, fator que culmina na proteção de tecidos e órgãos contra infecções oportunistas, principalmente de natureza viral.

Benefícios da Folha de Graviola para a Saúde: Cura Câncer?

Chegando à questão-chave deste artigo, a resposta é positiva. No entanto, por ser bastante intrigante e não convencional, pesquisadores preferem realizar mais e mais estudos até confirmar definitivamente esta propriedade da fruta.

Esta característica pode ser atribuída à substância antibiótica acetogenina. Os resultados são favoráveis, principalmente para os casos de câncer de garganta, mama, pulmão, cervical e até mesmo leucemia.

Outras substâncias presentes no chá da graviola culminam na redução da capacidade de produzir energia pelas células cancerosas, podendo resultar até mesmo na apoptose destas células, bloqueando a produção de ATP (principal fonte de energia das células do nosso corpo).

Chá de Folha de Graviola Como Preparar?

As folhas para o preparo devem estar frescas ou secas. A medida utilizada é de 8 folhas para 4 xícaras (sopa) de água fervente. Após a fervura, a dica é deixar mais 15 minutos para a infusão. Ao final, o líquido deve ser coado, colocado para resfriar (em temperatura ambiente) e adoçado a gosto.

Há Alguma Contra Indicação ao Consumo do Chá de Folha de Graviola?

Sim. Há contra-indicações. Quatro, para ser mais preciso.

O chá da folha de graviola quando utilizado por um período de tempo prolongado pode prejudicar bactérias benéficas presentes na nossa flora intestinal (em razão do seu potencial antimicrobiano), o que favorece problemas gastrointestinais.

Mulheres grávidas ou amamentando não devem consumir este chá em hipótese alguma, isso porque o mesmo contém neurotoxinas que podem prejudicar o bebê ou até mesmo resultar em parto prematuro.

Ainda em razão da presença dessas neurotoxinas, acredita-se que o consumo excessivo deste chá pode favorecer quadros futuros de Mal de Alzheimer.

Quem apresenta pressão baixa, deve evitar o consumo da fruta, visto que a mesma já possui propriedades hipotensivas.

*

Agora que você já conhece as propriedades medicinais da graviola, inclusive a possibilidade de auxílio na cura do câncer, continue conosco e visite também outros artigos do site.

Até as próximas leituras.

REFERÊNCIAS

Mundo Boa Forma. 10 Benefícios do Chá de Graviola- Para Que Serve, Contraindicações e Como Fazer. Disponível em: < https://www.mundoboaforma.com.br/10-beneficios-do-cha-de-graviola-para-que-serve-contraindicacao-e-como-fazer/>;

Portal São Francisco. Graviola. Disponível em: < https://www.portalsaofrancisco.com.br/alimentos/graviola>.

Veja também

Abacate: Sugestões e Diferentes Formas de Consumir

Posso comer abacate batido? Esse é um grande questionamento, que envolve a maneira de comer …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *