Home / Plantas / Tudo Sobre a Flor Glória da Neve: Características e Nome Cientifico

Tudo Sobre a Flor Glória da Neve: Características e Nome Cientifico

Hoje vamos conhecer mais uma planta bem diferente e curiosa, se você é amante de plantas não pode perder nenhuma das informações que vamos esclarecer aqui. Por isso fique com a gente até o final para não perder nenhuma informação.

Tudo Sobre a Flor Glória da Neve

Nome científico: Chionodoxa luciliae.

Popularmente chamada de Flor Glória da Neve, essa é uma planta que faz parte da família Asparagaceae, essa é uma espécie que floresce o ano inteiro, suas flores e folhas nascem do bulbo. Ela é nativa da Turquia, e floresce lindamente no começo da primavera. Depois do período de floração esse planta só volta a ser como antes na próxima primavera.

Podemos dizer que ela está bem abrindo a primavera antes de todo mundo, com lindos bulbos de flores que embelezam o ambiente. As suas flores curiosamente tem um formato de pires, o seu miolo é bem aparente e tem a cor branca e são primaveris.

Elas crescem cerca de 10 a 20 cm, cada bulbo dessa planta gerca entre 2 e 3 folhas que nascem da parte mais baixa do caule, possui um formato estreito, o talo da flor é aprumado e sob eles um cacho lindo cheio de lindas flores em formato de estrela.

Chionodoxa luciliae
Chionodoxa luciliae

Quando bem cultivada ela fica resistente e floresce todos os anos. Caso você queira que sua planta tenha mais bulbos, é preciso que o local esteja seguro e que não se mexa muito, nunca capine o solo ou utilize dos famosos ancinhos. Não é recomendado a poda de folhas durante o outono, pois dessa forma naturalmente as folhas velhas vão cair e nutrir o solo em torno, isso beneficia muito a planta, inclusive incentiva que ela cresça ainda mais. Ela não precisa de solos muito específicos, mas é necessário que ele seja bem drenado e receba bastante iluminação, ficando a meia sombra.

O ideal é que sejam plantadas em gramados ou em árvores que perdem suas folhas o ano inteiro, fica bem bonita também em jardins com pedra. O recomendado é que sempre sejam plantadas ao menos 15 bulbos. É uma espécie bem resistente a bichos e praticamente não tem doenças ou qualquer outro problema. Uma dica bacana é que essas espécies  ficam ainda mais lindas quando combinadas no jardim com outras espécies, algumas outras espécies perenes.

Saiba que assim com outras plantas do  mesmo tipo, a Glória da Neve também pode ser plantada em camadas. Uma sugestão é plantar bulbos de flor de narciso normalmente, cobrir com terra até metade dos bulbos e sem seguida plantar em cima Flor de Glória da neve. Essa espécie tem uma coloração azul muito bonita, por isso vão brilhar entre os narcisos sejam brancos ou amarelos, também podem ser combinados com tulipas de cor vermelha.

Essa planta que chega na primavera chamando a atenção, precisa ultrapassar as camadas de neve derretida para aparecer e colorir o ambiente, por esse motivo o nome Glória da neve você sabia disso? Em Saint Louis, nos EUA, elas surgem floridas entre o meio do mês de março e o meio de abril. Essa espécie é muito parecida com a Scilla forbesii que também é nativa da Turquia. Existem poucas diferenças entre elas, o que muitas vezes pode gerar bastante confusão. Mas a principal diferença entre elas é que a Flor Glória da Neve tem flores e um pouco maiores além de peças florais menos pontiagudas, além de caules mais curtos e também com um menor número de flores em cada caule.

Alguns estudiosos do assunto resolveram unificar as duas espécies similares por acreditarem que as suas diferenças são mínimas e não são o suficiente para criar um gênero único para cada uma delas.  O nome do gênero dessa flor se origina de duas palavras gregas chion e doxe que significam respectivamente neve e glória, como dissemos que o nome foi dado por conta dela surgir perfurando a neve, pois chega muito cedo para a primavera. A expressão também é uma homenagem a esposa de um botânico da Suíça chamado Pierre Edmond Boissier que viveu entre 1810 a 1885.

Cultivo de Flor Glória de Neve

Realize o plantio de seus bulbos com profundidade suficiente, especialmente durante o outono. Essa espécie se adapta muito rapidamente, mesmo com replantio ou plantada através de sementes, quando utilizado esse método ela poderá formar um lindo tapete de flores no começo da primavera. Suas folhas começam a perder a cor bem rapidamente depois de sua floração e somem quando a primavera termina, e não voltam até a próxima primavera.

Características da Flor Glória da Neve

Assim como todas as espécies pertencentes ao gênero Chionodoxa, a base dos apêndices da flor são achatados e se encontram todos dentro da flor.  Já em outras plantas de Scilla, os apêndices não são agrupados e nem achatados. 

Como dissemos, cada bulbo da planta gera somente 2 folhas, cada folha desta possui cerca de 8 cm de comprimento e apenas 2 cm de largura, além de uma hastes florais que medem até 10 cm. As flores surgem em cachos soltos em formato de pirâmide, a cada haste encontramos de duas a três flores. Cada uma dessas dores tem cerca de 3,5 cm de diâmetro. A base de cada peça floral é de cor branca, formando como se fosse um olho branco. A parte de fora delas tem uma coloração azul violeta. Podemos notar a diferença dela com outras espécies similares por conta de menos flores em cada haste. Curiosamente essa flor se concentra atualmente unicamente na Mount Mahmut, nas montanhas turcas.

Problemas no Cultivo da Flor Glória da Neve

Pode ficar feliz, pois essa flor raramente apresenta problema com insetos e não tem problemas com doenças. Podem apresentar alguns problemas com os nematelmintos, não acontece muito, mas quando acontece é sério.

Veja também

Mãe com Bebê

Quais Flores para Dia das Mães?

Hoje vamos falar um pouco mais sobre presentes para o dia das mães, se você …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.