Home / Plantas / Planta Dedaleira Tem Veneno? Ela é Perigosa Para o Homem?

Planta Dedaleira Tem Veneno? Ela é Perigosa Para o Homem?

O gênero dedaleira (Digitalis) (da família das bananeiras Plantaginaceae) consiste em um grupo de plantas bienais e perenes das quais a dedaleira comum (Digitalis purpurea) é mais conhecida. É originário da Europa, mas é domesticado e amplamente difundido na América do Norte.  Alguns nomes comuns de digital são sinos de mortos, dedo de fada, sinos de fada, dedais de fada, boné de fada, dedal de senhora, dedo de moça, flor de coelho, garganta, flapdock, flopdock, boca de leão e mercúrio escocês.  A dedaleira (Digitalis purpurea) é uma planta de jardim popular e cultivada para fins ornamentais.

Dedaleira , (gênero Digitalis ), gênero de cerca de 20 espécies de plantas herbáceas (família Plantaginaceae). As dedaleiras são nativas da Europa, da região do Mediterrâneo e das Ilhas Canárias , e várias espécies são cultivadas por seus atraentes espinhos de flores.

As dedaleiras geralmente crescem a uma altura de 45 a 150 cm (18 a 60 polegadas). Eles produzem alternada, de forma oval para oblongos folhas para a parte inferior da haste, que é limitado por um conjunto de altura, de um lado de pendentes, em forma de sino flores , cada um dos quais pode ser de até 6,5 cm (2,5 polegadas) de comprimento. As flores podem ser roxas, amarelas ou brancas e geralmente são marcadas com manchas no interior. A maioria das espécies são bienais , o que significa que florescem durante o segundo ano e depois morrem após a semeadura. Os frutos são cápsulas secas com numerosas sementes pequenas .

Cultivo

Todas as variedades preferem sombra parcial ou total, exceto em climas mais frios, onde preferem sol pleno. . A maioria das dedaleiras tem melhor desempenho em solos bem drenados e enriquecidos com húmus, mas pode tolerar muitos tipos e condições de solo, desde que não sejam extremos.

Para incentivar mais flores, corte a torre central alta após a floração. Isso também ajudará a evitar a nova propagação, se você quiser limitar a propagação desta planta.

Planta Dedaleira Características

Sem problemas graves de insetos ou doenças. Oídio e mancha das folhas, se não forem tratados, podem depreciar consideravelmente a folhagem no início e no meio do verão. Coroas densas podem apodrecer em solos de inverno encharcados e mal drenados. Potenciais pragas de insetos incluem pulgões, insetos farináceos, lesmas e besouros japoneses.

A dedaleira foi conhecida pela primeira vez pelo nome anglo-saxão raposas glofa (a luva da raposa) , porque suas flores parecem os dedos de uma luva. Acredita-se também que esse nome esteja relacionado a uma lenda do norte que as fadas más deram as flores à raposa para colocar na ponta dos pés, para que ele pudesse abafar seus passos enquanto caçava presas.

Planta Dedaleira Tem Veneno? Ela é Perigosa Para o Homem?

Sim, dedaleira é venenosa e pode ser fatal mesmo em pequenas doses. Sua seiva, flores, sementes e folhas são venenosas. Mesmo as folhas secas contêm a maior quantidade de glicosídeos cardíacos. As folhas superiores do caule são mais perigosas que as folhas inferiores. A dedaleira é mais tóxica antes das sementes amadurecerem. Tem um sabor picante, quente ou amargo, e cheira um pouco mal.

Durante os estágios iniciais, às vezes a planta pode ser confundida com Confrei ou Tanchagem. Cometer esse erro pode ser muito perigoso e mortal.

Confrei pode ser confundido com dedaleira quando não estiver em flor, pois as folhas são semelhantes. No entanto, as folhas do confrei são dentadas, o que significa que têm bordas lisas e as folhas da dedaleira são dentadas. Verbasco ( Verbascum thapsus ) é outra dedaleira da planta que pode ser confundida quando não há flores. No entanto, grandes folhas de verbasco são dentadas e mais peludas que as da dedaleira.

A dedaleira contém digitoxina, digoxina e outros glicosídeos cardíacos. Estes são produtos químicos que afetam o coração. Usada indevidamente, a dedaleira é mortal; pode fazer o coração parar ou fazer com que uma pessoa se sufoque.

Uso Medicinal

As propriedades protetoras do coração da dedaleira foram descobertas no século XVIII. A digitoxina e a digoxina, extraídas da planta, são capazes de desacelerar o batimento cardíaco, aumentar a força das contrações e prevenir o edema, facilitando a remoção do excesso de água do corpo.  Digitalis purpurea era a fonte original do medicamento chamado digitalis. A medicina moderna ainda utiliza os compostos Digitalis no tratamento da insuficiência cardíaca congestiva. A digoxina (Lanoxin) é a droga mais comum feita a partir de digitálicos.

Apesar de seu uso no passado, a dedaleira foi amplamente substituída como medicamento para o coração por preparações farmacêuticas padronizadas, porque é uma das plantas medicinais mais perigosas do mundo. A dose terapêutica de dedaleira e a dose letal são muito próximas.  Digoxigenina é um tipo de esteroide obtido da dedaleira que tem aplicação na medicina. É usado em biologia molecular para detecção de moléculas de DNA e RNA.

Planta Dedaleira Amarela

A dedaleira comum ou roxa ( Digitalis purpurea )é cultivado comercialmente como fonte do medicamento estimulador do coração digital . O medicamento é obtido a partir das folhas secas.

Uso Caseiro

Na medicina popular, a dedaleira foi usada pela primeira vez na Irlanda. Seu uso se espalhou para a Escócia, Inglaterra e depois para a Europa Central. Foi tomado para tratar abscessos, furúnculos, dores de cabeça, paralisia e úlceras estomacais. Também foi aplicado ao corpo para ajudar a curar feridas e curar úlceras. A dedaleira também pode ser usada no tratamento de contusões,  dor de garganta e como diurético.  Não foi provado ser um tratamento eficaz para nenhuma dessas doenças.

Fatos Sobre a Dedaleira:

  • A dedaleira produz de 20 a 80 flores rosa-púrpura dispostas na forma de espiga longa.
  • A dedaleira com flores brancas é rara na natureza. Os híbridos comerciais vêm em muitas cores diferentes, como branco, cremoso, tons de rosa e roxo, amarelo e violeta profundo.
  • A dedaleira floresce de junho a setembro. Flores coloridas cheias de néctar atraem abelhas, principais polinizadores desta espécie.
  • A dedaleira produz apenas folhas durante o primeiro ano de vida. Caule, flores e sementes são produzidos durante o segundo ano. É por isso que é conhecida como planta bienal.
  • A dedaleira produz cerca de 2 milhões de sementes ao longo da vida.
  • Os animais selvagens estão cientes das toxinas escondidas dentro desta planta e evitam-na.

 

Veja também

Tudo Sobre a Planta Cíclame: Características da Flor e Fotos

Cíclame, também conhecida como cyclamen ou cíclame-da-pérsia, é uma planta que tem origem nos continentes …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *