Home / Animais / Esquilo Distribuição Geográfica no Brasil e no Mundo

Esquilo Distribuição Geográfica no Brasil e no Mundo

Os esquilos são animais muito comuns em diversos locais do mundo, sendo retratados com frequência em séries de TV ou desenhos animais dos mais variados tipos e locais. O certo é que, em todo o planeta, os esquilos são muito conhecidos.

Afinal, quem não conhece um esquilo? Mas você já parou para pensar se existem esquilos no Brasil? Pois, se no restante do planeta Terra esses animais são amplamente conhecidos e destacados, no Brasil pouco se fala sobre os esquilos e não há tantas obras para retratar os roedores.

Os Esquilos no Brasil

De qualquer forma, se você imaginou que não existem esquilos no Brasil, errou feio, pois o país possui até mesmo uma espécie quase própria de esquilo e realmente tem um dos roedores mais famosos de todo o mundo.

Porém, o que acontece é que, no Brasil, os esquilos não são chamados de esquilos. Isso mesmo, há diversos outros nomes para os animais no país, como Serelepe, Caxinxe, Caxinguelê, Acutipuru, Quatipuru e mais algumas nomenclaturas que fazem parte da cultura popular de alguns locais do Brasil.

Assim, os esquilos até existem por aqui, mas disfarçados sob outros nomes, o que dificulta a contabilização dos animais. Outro fato que ajuda nesse sentido é que os esquilos pouco interagem com as pessoas, sendo animais muito tímidos que preferem estar nos seus ninhos quando não estão em busca de comida.

Características e Comportamento dos Esquilos

Contudo, diferente do que você possa imaginar, os esquilos não são agressivos, mas sim muito dóceis. O que ocorre é que, pelo fato de serem tímidos e buscarem se afastar do contato com as pessoas, qualquer interação brusca pode ser um sinal de ameaça para eles, que rapidamente contra-atacam quando se sentem acuados ou ameaçados de alguma maneira.

Portanto, é sempre importante ter muito cuidado ao lidar com os esquilos, por mais que sua natureza não seja agressiva.

Esquilo Fotografado na Árvore
Esquilo Fotografado na Árvore

Já em relação à alimentação, os esquilos costumam gostar muito de sementes e pequenos grãos, sobretudo aqueles mais fáceis de triturar com os dentes.

Assim, as sementes em geral são realmente a principal fonte de alimentação para os esquilos, mas eles também consomem insetos pequenos e até mesmo frutas quando em situações mais extremas ou de necessidade.

Um aspecto muito interessante sobre os esquilos é que eles fazem parte do grupo de animais que dispersam sementes para outros locais, já que enterram uma parte das sementes que conseguem capturar, facilitando a sua germinação em outros locais. Dessa forma, árvores araucárias são um grande alvo para os esquilos, já que os seus pinhões ou coquinhos são saborosos para esses animais e, ademais, é bastante fácil enterrar essas sementes e frutos.

Ademais, os esquilos são conhecidos por construírem ninhos com galhos e folhas velhas, além de serem também conhecidos por defender de forma muito veemente o seu território de possíveis invasores. Os ninhos costumam ser muito bem camuflados em meio às árvores, o que dificulta a visualização por parte dos predadores e mantém os animais indesejados bem longe.

Ninho de Esquilo
Ninho de Esquilo

Veja abaixo mais informações sobre os esquilos, entendendo melhor onde vivem no Brasil e, ademais, em quais locais do mundo são mais populares.

Esquilos no Brasil: Distribuição Geográfica

Os esquilos não são comuns ou naturais de todas as regiões do Brasil, mas encontrá-los pelo país está longe de ser uma tarefa amplamente difícil. Isso porque os Esquilos gostam de áreas florestadas para viver, o que está muito longe de ser um problema para o Brasil, que possui imensas áreas florestadas ainda cultivadas em seu território.

Assim, os esquilos vivem e locais da Amazônia brasileira e também em ambientes de Mata Atlântica. Esses dois locais são, sem dúvida, os grandes lares nacionais para os esquilos, mas muitas pessoas frequentemente esquecem de outro ambiente que favorece muito a vida dos esquilos e possui cada vez mais representantes: a Mata Araucária, na região Sul do Brasil, que é conhecida pelos pinhais altos e pelas folhas secas no solo.

Esquilo na Amazônia
Esquilo na Amazônia

Esse tipo de ambiente é muito bem visto pelos esquilos, que o utilizam para construir ninhos mais escondidos e, ademais, usam os frutos e sementes das árvores como fonte de alimentação e nutrientes.

Os esquilos ainda não estão em fase de extinção no Brasil, sendo esse um ponto muito positivo quando se trata da fauna brasileira, já que muitos outros animais de outras espécies são vítimas desse problema.

Esquilos no Mundo: Distribuição Geográfica

Se no Brasil os esquilos ainda sobrevivem muito bem, até mesmo pelo desconhecimento de muitas pessoas em relação a eles, no restante do mundo não é muito diferente. Os esquilos são muito populares nos Estados Unidos, por exemplo, mais precisamente na região do Central Park, em Nova Iorque. Após a reestruturação do parque, que no passado era o símbolo de uma cidade decadente, o governo incentivou a presença de esquilos no local, que vivem muito bem e se adaptaram por completo ao contato com as pessoas.

No restante do mundo, há também muita conservação da vida dos esquilos, sendo eles comuns em áreas da Nova Zelândia e da Austrália, que possuem ambientes de conservação próprios para esses animais.

Curiosidades Sobre os Esquilos do Brasil

O esquilo brasileiro é conhecido, dentre diversos nomes, como serelepe. O nome bastante curioso se deve ao fato de o esquilo ser um animal muito rápido e que dificilmente fica parado por muito tempo, sobretudo quando próximo das pessoas. Seja para fugir por eventual medo ou para brincar, o certo é que os esquilos são muito velozes e conseguem realizar saltos completamente difíceis.

Entre um galho e outro, por exemplo, os esquilos são capazes de saltar até 5 metros. Outro detalhe muito interessante é que a cauda do esquilo brasileiro possui quase o mesmo tamanho que o restante do seu corpo. Enquanto a cauda costuma medir, sozinha, 18 centímetros de comprimento, o restante do animal geralmente mede cerca de 20 centímetros.

Esquilo se Preparando Para Saltar
Esquilo se Preparando Para Saltar

Por fim, um esquilo nacional adulto chega a pesar 300 gramas, um peso que permite a ele ser muito veloz e aproveitar tudo isso para fugir de grandes predadores e, em alguns casos, atacar presas pequenas.

Veja também

Marreco de Pequim: Características, Hábitat e Nome Científico

O marreco de Pequim é considerado uma das principais raças atuais de marrecos, ao lado …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *