Home / Animais / Alimentação do Carrapato: O Que Eles Comem?

Alimentação do Carrapato: O Que Eles Comem?

A maioria dos carrapatos passa por quatro estágios da vida: ovo, larva de seis patas, ninfa de oito patas e adulto. Após a eclosão dos ovos, os carrapatos devem comer sangue em todas as fases para sobreviver. Carrapatos que exigem tantos hospedeiros podem levar até 3 anos para completar seu ciclo de vida completo, e a maioria morre porque não encontra um hospedeiro para a próxima alimentação.

Embora algumas espécies de carrapatos, como o carrapato de cachorro marrom, prefiram se alimentar do mesmo hospedeiro durante todas as etapas da vida.  Os carrapatos podem se alimentar de sangue de mamíferos, pássaros, répteis e anfíbios. A maioria dos carrapatos prefere ter um animal hospedeiro diferente em cada estágio de sua vida.

Caçando um Hospedeiro

O ciclo de vida dos carrapatos, como por exemplo do carrapato do alce e do veado, ou carrapato de pernas pretas (Ixodes scapularis) geralmente dura dois anos. Após a eclosão dos ovos, os carrapatos devem ter uma refeição de sangue em todas as fases para sobreviver.

Os carrapatos encontram seus hospedeiros detectando a respiração e os odores corporais dos animais ou sentindo o calor, a umidade e as vibrações do corpo. Algumas espécies podem até reconhecer uma sombra. Além disso, os carrapatos escolhem um lugar para aguardar, identificando caminhos bem usados. Então eles esperam por um anfitrião, descansando nas pontas das ervas e arbustos. Os carrapatos não podem voar ou pular, mas muitas espécies de carrapatos esperam em uma posição de tocaia.

Carrapato no Dedo de uma Pessoa
Carrapato no Dedo de uma Pessoa

Durante a espera, os carrapatos seguram as folhas e a grama pelo terceiro e quarto par de pernas. Eles seguram o primeiro par de pernas esticadas, esperando subir no anfitrião. Quando um hospedeiro percorre o local onde o carrapato está esperando, ele rapidamente sobe a bordo. Alguns carrapatos se prendem rapidamente e outros vagam, procurando lugares como a orelha ou outras áreas onde a pele é mais fina.

Ciclos de Vida

Dependendo das espécies de carrapatos e seu estágio da vida, a preparação para a alimentação pode levar de 10 minutos a 2 horas. Quando o carrapato encontra um ponto de alimentação, agarra a pele e corta a superfície.  O carrapato então insere seu tubo de alimentação. Muitas espécies também secretam uma substância semelhante ao cimento que as mantém firmemente presas durante a refeição. O tubo de alimentação pode ter farpas que ajudam a manter o carrapato no lugar.

Carrapato Andando no Braço de um Homem
Carrapato Andando no Braço de um Homem

Os carrapatos também podem secretar pequenas quantidades de saliva com propriedades anestésicas, para que o animal ou a pessoa não consiga sentir que o carrapato se apegou. Se o carrapato estiver em um local protegido, ele poderá passar despercebido. Um carrapato irá sugar o sangue lentamente por vários dias. Se o animal hospedeiro tiver uma infecção transmitida pelo sangue, o carrapato ingerirá os patógenos com o sangue.

Pequenas quantidades de saliva do carrapato também podem entrar na pele do animal hospedeiro durante o processo de alimentação. Se o carrapato contiver um patógeno, o organismo poderá ser transmitido ao animal hospedeiro dessa maneira.  Após a alimentação, a maioria dos carrapatos desaparece e se prepara para a próxima fase da vida. Na sua próxima alimentação, ele pode transmitir uma doença adquirida ao novo hospedeiro.

Reprodução

Quando um carrapato de cervo-ninfa muda para um macho adulto, ele procura uma fêmea adulta ingurgitada para acasalar-se. Às vezes, os machos se alimentam por curtos períodos de tempo para obter energia extra, mas geralmente não se alimentam porque, quando se acasalam com uma fêmea adulta, morrem. Os carrapatos das fêmeas adultas precisam se alimentar para ficar totalmente ingurgitados de sangue, para que tenham energia para carregar e pôr ovos antes de morrer.

Reprodução de Carrapato
Reprodução de Carrapato

À medida que os carrapatos das ninfa e dos cervos adultos se alimentam, seus corpos se tornam maiores e seus escudos permanecem do mesmo tamanho. Um índice escutal pode ser usado para medir o tamanho do ingurgitamento, estimando as horas de conexão. Quando olhamos para um cervo ao microscópio, podemos medir a largura do escudo e o comprimento do corpo. Em seguida, dividimos o comprimento do corpo pela largura do escudo e comparamos esse número com um gráfico que nos dá as horas aproximadas pelas quais o carrapato estava preso.

Alimentação do Carrapato: O Que Eles Comem?

Carrapatos são artrópodes que sugam sangue de animais e humanos. Eles ocorrem em todo o mundo e são importantes como vetores de um grande número de doenças. Entre as doenças humanas mais conhecidas transmitidas por carrapatos estão febre recaída transmitida por carrapatos, febre maculosa das Montanhas Rochosas, febre Q e doença de Lyme. Os carrapatos também são importantes como vetores de doenças de animais domésticos e podem causar grandes perdas econômicas.

Duas famílias principais podem ser distinguidas: os carrapatos duros (Ixodidae), compreendendo cerca de 650 espécies, e os carrapatos moles (Argasidae), compreendendo cerca de 150 espécies. Os carrapatos não são insetos e podem ser facilmente distinguidos pela presença de quatro pares de pernas nos adultos e pela falta de clara segmentação do corpo.

Carrapatos Duros

Carrapato Duro - Argasidae
Carrapato Duro – Argasidae

Os carrapatos duros se alimentam por longos períodos de tempo em seus hospedeiros, variando de vários dias a semanas, dependendo de fatores como estágio da vida, tipo de hospedeiro e espécies de carrapatos.  A superfície externa, ou cutícula, dos carrapatos duros realmente cresce para acomodar o grande volume de sangue ingerido, que, nos carrapatos adultos, pode estar entre 200 e 600 vezes o peso corporal não alimentado.

Carrapatos Moles

Carrapato Mole - Ixodidae
Carrapato Mole – Ixodidae

Os carrapatos moles se alimentam várias vezes durante cada estágio da vida, e as fêmeas depositam vários pequenos lotes de ovos entre as refeições de sangue durante suas vidas. Os carrapatos moles se alimentam por curtos períodos de tempo em seus hospedeiros. variando de alguns minutos a dias, dependendo de fatores como estágio da vida, tipo de hospedeiro e espécies de carrapatos.   O comportamento alimentar de muitos carrapatos moles pode ser comparado ao das pulgas ou percevejos, pois uma vez estabelecidos, eles residem no ninho do hospedeiro, alimentando-se rapidamente quando o hospedeiro retorna e perturba o conteúdo.  A superfície externa, ou cutícula, dos carrapatos moles se expande, mas não cresce para acomodar o grande volume de sangue ingerido, que pode ser de 5 a 10 vezes o peso corporal não alimentado.  O tempo para a conclusão de todo o ciclo de vida geralmente é muito mais longo do que o dos carrapatos durados, durando vários anos. Além disso, muitos carrapatos moles têm uma estranha resistência à fome e podem sobreviver por muitos anos sem uma refeição de sangue.

Veja também

Marreco de Pequim: Características, Hábitat e Nome Científico

O marreco de Pequim é considerado uma das principais raças atuais de marrecos, ao lado …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *