Home / Animais / Galinha Ameraucana: Características, Ovos, Como Criar e Fotos

Galinha Ameraucana: Características, Ovos, Como Criar e Fotos

As galinhas são animais muito encontrados em fazendas e sítios. Alguns amam esses animais de paixão e cuidam delas como se fossem seus próprios filhos, enquanto outros “morrem” de medo das galinhas (ou de aves em geral) voarem e atacarem alguém. Como todos os animais, as galinhas possuem mais de uma espécie, e hoje nós vamos nos aprofundar mais na espécie da galinha ameraucana.

Essa espécie de galinha é conhecida cientificamente como galinha ornamental, sua categoria também é galinha ornamental e sua subcategoria é galinha.

Origem Da Galinha Ameraucana

A galinha ameraucana, como o próprio nome já pode dar a entender, pertence a uma raça americana de galinhas domésticas. Na década de 1970 elas foram desenvolvidas nos Estados Unidos. Seu desenvolvimento ocorreu a partir das galinhas da páscoa egger, que foram trazidas do Chile. Essa galinha foi criada com o objetivo de reter o gene incomum de produzir ovo azul, igual a da araucana.

Nos Estados Unidos a galinha ameraucana é considerada como de uma raça diferente da galinha araucana. Mas em outros países como a Austrália e o Reino Unido, elas são conhecidas como se fossem da mesma espécie.

O nome da galinha araucana deriva da palavra “América” e o nome da galinha ameraucana deriva da palavra “Americana”.

Características

A galinha ameraucana é uma das poucas espécies de galinhas a depositar ovos que possuem a tonalidade azulada. Essa galinha mostra muitas semelhanças com a galinha araucana, principalmente o pente de ervilha e o fato de depositarem ovos azuis.

Essa galinha possuem como altura máxima dos machos (galos) 60 cm e das fêmeas (galinhas) 55 cm. O peso máximo que o macho pode chegar é de 3, 5 kg e o da fêmea é de 3 kg. A estimativa de vida dessa espécie de galinha é em cerca de 6 anos.

Como todas as outras espécies de galinhas domésticas, a galinha ameraucana possui olfato e paladar pouco desenvolvidos, mas por outro lado possuem uma boa visão e uma audição bastante desenvolvida. Os pés dessa espécie são cobertos por escamas, o que faz com que elas não possuam nenhum tipo de sensibilidade nessa área. As galinhas ameraucanas possuem quatro dedos nos pés.

De acordo com o American Standard of Perfection, existem oito variantes de cor dessa galinha, sendo elas, preto, azul, azul wheaten, wheaten, marrom, vermelho, branco e prata. As penas dessa galinha são curtas, grossas e rendes ao corpo do animal. A pele das galinhas (em geral) pode variar da cor branca, preta ou amarela. A galinha ameraucana possui a pele na cor branca.

Ovos Azuis

Como já citamos a cima, a galinha ameraucana possui um gene que faz com que ela seja capaz de produzir ovos com a tonalidade azulada. Essa é uma característica que com certeza a diferencia das outras espécies de galinhas. Os ovos dessa galinha não precisam ser necessariamente azuis, eles podem conter várias tonalidades de azul, indo do azul claro ou escuro, e podem possuir uma cor de azul esverdeado ou outras variantes. O ovo da galinha ameraucana é comercializado, porém ela é uma espécie de galinha doméstica e que não deve ser forçada a botar ovos, isso pode fazer muito mal à saúde das galinhas.

Como Criar Essas Galinhas

Agora você vai ver algumas instruções que as pessoas que desejam criar essa espécie de galinha (ou alguma outra espécie) seguem para não terem nenhum problema com seu modo de criar-las.

  1. Escolha reprodutores que obedecem as normas da American Poultry Association (a galinha ameraucana está inclusa nisso). Inspecione a qualidade das galinhas e dos galos que estão no bando de origem. Conforme o galinheiro vai crescendo, abata os animais que estejam com características indesejáveis e que não estejam mais dentro da norma.
  2. Coloque cerca de 8 a 12 galinhas por galo em cada rebanho. Separe apenas uma galinha com um galo para garantir que ocorra o acasalamento.
  3. Observe o rebanho durante a primavera e no início do verão, época de reprodução. Observe o ritual de acasalamento e nos próximos 7 a 10 dias procure a galinha que vai produzir os ovos fertilizados.
  4. Colete os ovos diariamente e armazene-os em algum lugar fresco por mais de uma semana. Guarde os ovos com a ponta virada para baixo. Depois de coletar todos os ovos fertilizados para a semana coloque os ovos em uma incubadora ou embaixo de uma galinha que está chocando. Os ovos nascem em cerca de 21 dias.
  5. Mantenha registros que contenha as galinhas e galos pertencentes em cada galinheiro, até mesmo que contenha os novos filhotes.

Se você seguir essas dicas e procurar um pouco mais sobre como as galinhas dessa espécie devem se alimentar diariamente e algumas outras coisas desse gênero, você irá possuir várias galinhas ameraucanas saudáveis e com uma boa produção de ovos. Desse modo, se você gostar de galinhas, você vai ter novas companhias para passar o dia e uma criadora de ovos exóticos azuis dentro de sua própria casa.

Curiosidades Sobre o Modo De Vida Das Galinhas

Caso você não saiba, as galinhas de todas as espécies possuem como se fosse uma rotina e um modo de vida, geralmente, padrão. Esse modo de vida das galinhas, muitas vezes é classificado com hierárquico, pois ele funciona como se tivesse um rei e uma rainha no rebanho e o restante das galinhas devesse obedecer a eles. Vamos explicar isso mais detalhadamente pra você agora.

Geralmente as galinhas vivem em haréns, que são compostos muitas vezes por um macho e até doze fêmeas. Quando há muitas fêmeas no galinheiro, dois ou mais machos acabam dividindo as fêmeas entre eles, fazendo com que se criem subdivisões no harém. Essa subdivisão não é muito importante, pois os machos sempre estão tentando conquistar mais uma fêmea para aumentar o seu harém. Geralmente, as fêmeas que se negam se acasalar com machos desconhecidos.

Além disso, o grupo de galinhas é administrado por uma hierarquia em que os indivíduos são dominantes ou dominados em relação a outros do mesmo grupo. A galinha dominante será aquela que bica e não encontra resistência, já a galinha dominada será aquela que foi bicada e fugiu do agressor.

Geralmente ao topo da hierarquia se encontra um macho e na base uma fêmea. Somente os machos de nível hierárquico alto acasalam ou possuem haréns.

Se uma ave de nível hierárquico altos for retirada do galinheiro ou se for colocado novos indivíduos no grupo, essa situação da hierarquia pode mudar e o galo que antes era dominado pode passar a ser o dominante. Essa decisão é formada através de brigas que podem resultar em pequenos danos as aves ou em outros casos até mesmo a morte de alguma ave. E as brigas continuarão até que uma nova ordem de hierarquia seja determinada.

Veja também

Camaleão Rhampholeon

Camaleão Rhampholeon: Características, Nome Científico e Fotos

Entender mais sobre os animais que habitam o nosso planeta é entender mais sobre nós …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *