Home / Animais / Quais são os Predadores do Peixe Aruanã e seus Inimigos?

Quais são os Predadores do Peixe Aruanã e seus Inimigos?

A fauna do nosso país é constituída por diversas espécies que muitas pessoas não conhecem, já que todas essas espécies possuem características muito diferentes e acabam se diferenciando também dos animais que estamos acostumados a ver.

Por esse motivo, é importante estudarmos um pouco mais sobre todas as espécies animais existentes, principalmente aquelas que fazem parte do nosso território, já que são elas que dividem o ecossistema com a gente.

O peixe Aruanã é muito famoso em algumas partes do Brasil, porém, ele também não é muito conhecido em todo o resto do território, principalmente na parte do Brasil onde ele não é encontrado com tanta facilidade.

Por esse motivo, neste artigo falaremos especificamente sobre o peixe Aruanã. Continue lendo o texto para saber quais são os predadores dessa espécie e também quais são os seus inimigos naturais existentes nos dias de hoje.

Predador Natural: Boto

Como você provavelmente já sabe, os predadores são animais geralmente maiores que se alimentam de um outro animal, chamado comumente de presa natural. Nesse caso, vamos falar um pouco mais profundamente sobre o primeiro predador natural do peixe Aruanã.

Um dos principais predadores naturais existentes atualmente desse peixe é o boto, um animal pertencente à família do golfinho que é muito maior do que o peixe Aruanã em si, o que acaba facilitando a caça.

A verdade é que na grande maioria das vezes os botos são confundidos com golfinhos, mas quando paramos para analisar de maneira mais profunda esses animais não são tão parecidos assim.

Boto Predador Natural
Boto Predador Natural

Isso porque o boto pode ter uma coloração mais puxada para o rosa, enquanto o golfinho costuma ter uma coloração mais puxada para o tom de cinza. Nesse caso, você já pode ter uma maior ideia de quem é o boto responsável por caçar o peixe Aruanã.

Portanto, agora você já sabe que o boto é um dos principais predadores do peixe Aruanã em todo o território brasileiro, e é importante destacarmos que essa é uma relação natural presente na cadeia alimentar, já que ambos os animais possuem hábitos carnívoros.

Predador não Natural: Ser Humano

Como dissemos anteriormente o boto é o predador natural do golfinho, o que significa que essa é uma relação comum existente entre os dois animais de caça e predação assim como acontece em todo o resto do reino animal.

Porém, como sabemos nem sempre todas as relações de caça são naturais e previstas na cadeia alimentar, já que na grande maioria das vezes o ser humano interfere causando um desequilíbrio na natureza e até mesmo a extinção de diversas espécies, como está ocorrendo com o peixe Aruanã.

Isso porque o ser humano também é considerado um outro predador do peixe Aruanã, mas é importante destacarmos que essa relação não é de forma alguma natural, já que o ser humano não possui um caçador para si e caça o peixe Aruanã de maneira completamente predatória e nociva.

Dessa forma, é importante percebermos que se o ser humano continuar caçando o peixe Aruanã da maneira com que faz atualmente, muito provavelmente as espécies poderão entrar em extinção em um futuro próximo; o que é extremamente preocupante e acaba fazendo com que a nossa fauna fique empobrecida com o passar do tempo.

Assim é de extrema importância conscientizar a população de que existem épocas do ano em que se podem caçar e épocas em que a caça é proibida, já que é assim muito provavelmente isso fará com que mais filhotes de peixe Aruanã consegam se desenvolver até a fase adulta, facilitando a procriação da espécie e dificultando a extinção do animal.

Portanto esse é o segundo maior predador que podemos citar com relação ao peixe Aruanã: o ser humano, que caça de maneira predatória apenas para conseguir vender a carne do peixe. Por isso, é importante pararmos para pensar um pouco mais nesse assunto e entendermos a importância que a fauna possui no nosso planeta.

Inimigo: Aranha

Como já dissemos anteriormente, a nossa natureza é baseada em uma relação de cadeia alimentar, o que significa que além de ser caçado o peixe Aruanã também é um animal que caça outros seres para poder se alimentar no final.

Nesse caso, podemos citar como principal presa do peixe Aruanã a aranha, um inseto aracnídeo que na maioria das vezes serve de alimento para esse animal, sempre levando em consideração que a espécie de aranha que serve de alimento para ele irá mudar de acordo com o lugar em que estamos.

Aranha - Presa do Peixe Aruanã
Aranha – Presa do Peixe Aruanã

Assim, uma coisa interessante a se notar é que o peixe Aruanã possui porte grande, e por isso ele é considerado o maior peixe do mundo a consumir um inseto tão pequeno quanto uma aranha o que mostra que as suas habilidades de caça podem não ser tão boas assim.

Portanto, agora você já sabe qual é uma das presas mais famosas do peixe Aruanã, e provavelmente também não está entendendo por que um animal tão grande se alimenta de um animal tão pequeno quanto uma aranha, não é mesmo?

Inimigo: Outros Insetos

Como já dissemos anteriormente, o peixe Aruanã tem uma tendência a se alimentar de animais muito menores do que ele, como por exemplo a aranha que já mostramos no tópico anterior.

Apesar disso, é importante que você saiba que a aranha não é a única presa desse peixe e que existem muitos outros insetos que também servem de alimento para ele na maior parte do tempo.

Dessa forma, podemos perceber que existe realmente uma tendência do peixe Aruanã a se alimentar de animais muito menores do que ele, e nesse caso a aranha não é apenas uma exceção mas sim a regra da alimentação desse peixe, o que deixa tudo mais curioso ainda.

Portanto, agora você já sabe tudo que há de interessante para saber com relação aos inimigos naturais, aos predadores e também às presas do peixe Aruanã.

Quer saber ainda mais informações interessantes e de qualidade sobre outros seres vivos, mas não sabe onde procurar textos na internet? Sem problemas! Leia também em nosso site: Qual o pH Ideal para o Peixe Carpa? E a Temperatura Ideal?

Veja também

Meu Cachorro Está Estranhando Todo Mundo. E Agora?

Os cachorros ganharam enorme importância na vida das famílias brasileiras. Esses animais se tornaram tão …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *