Home / Animais / Qual o pH Ideal para o Peixe Carpa? E a Temperatura Ideal?

Qual o pH Ideal para o Peixe Carpa? E a Temperatura Ideal?

O cuidado adequado com as carpas é um processo contínuo. Certamente haverá muitas opiniões divergentes sobre as melhores condições da água. Assim, qual seria o pH ideal para o peixe carpa? E qual seria a temperatura certa?

Esses e muitos outros quesitos devem ser levados em conta ao se criar essa espécie de peixe. Se você quiser entender mais sobre esse processo, leia o artigo até o final e descubra quais condições são primordiais para o crescimento correto da carpa.

A Temperatura Ideal da Água

A temperatura obviamente desempenha um grande papel na saúde geral do seu lago e merece sua atenção. Ela pode exacerbar os problemas existentes, especialmente temperaturas mais altas.

Por exemplo, a água mais quente retém menos oxigênio dissolvido e a amônia pode ser mais tóxica.

A carpa comum é ativa na alimentação quando a temperatura da água é superior a 18 a 20 o C. Embora esse peixe tolere altos graus, cerca de 28 a 30 o C, o ideal para o crescimento é entre 20 e 25 o C.

Durante esses períodos em que a temperatura da água é inferior a cerca de 15 a 16 o C, a alimentação da carpa comum se torna cada vez menos intensiva. Abaixo de 8 o C, os peixinhos quase nem comem. Quando cai para 5 o C, a carpa hiberna em grupos na lama das águas mais profundas.

O Oxigênio Dissolvido e o pH Ideal para o Peixe Carpa

O pH ideal para o peixe carpa e o oxigênio estão diretamente relacionados. Os níveis de oxigênio devem estar no mínimo 5,0 mg / L. No mundo dos peixes, há alguma variação com o nível tolerável de oxigênio dissolvido na água, mas 5,0 é uma boa linha de base.

Apenas como um lembrete, porém, a água fria pode conter mais oxigênio dissolvido do que a água mais quente. Portanto, temperaturas mais altas no verão e em lagoas superlotadas, levarão a um menor oxigênio dissolvido. É nesse momento que se deve ter um maior cuidado com essa questão.

Peixe Carpa Respirando
Peixe Carpa Respirando

O oxigênio se dissolve no lago de carpas de várias maneiras. Na própria superfície, ocorre uma difusão limitada entre a atmosfera e a água, o que representa apenas uma pequena quantidade de oxigênio dissolvido.

A turbulência também agitará a água o suficiente para gerar oxigênio dissolvido. Isso pode ocorrer quando há uma pequena queda queda de água, por exemplo.

Ph da Lagoa (Ácidos e Bases)

O pH ideal para o peixe carpa tem muito a ver também com a acidez e alcalinidade. A escala é logarítmica, ou seja, quando o lago salta de 7 (neutro) para 6, não está apenas ficando um pouco mais ácido, mas sim, 10 vezes mais ácido.

Portanto, é muito importante ressaltar que, quando o pH muda, pode afetar a carpa de maneira negativa, definitivamente. Assim, podemos dizer que o pH ideal para o peixe carpa varia entre 6.8 e 8.2. Entretanto, deve-se sempre fazer o melhor para manter os números o mais estáveis possível.

Se você for testar a lagoa várias vezes ao dia, deverá observar uma flutuação diária no pH. Então o que está acontecendo? Como parte do processo natural de fotossíntese e respiração de plantas e algas aquáticas, eles consomem dióxido de carbono dissolvido, mas, à noite, eles também o liberam.

Carpas Mortas por pH Baixo na Água
Carpas Mortas por pH Baixo na Água

O denominador comum aqui é o dióxido de carbono devido ao seu poder de aumentar a acidez da água. Obviamente, os peixes também estão respirando, o que aumenta a carga na água.

Uma boa maneira de adicionar um buffer de longo prazo à lagoa e proteger os peixes das variações de pH é adicionar algum material de carbonato de cálcio na água.

Isto vem em forma de cascalho ou rochas e pode ser vendido sob o nome “calcário agrícola”. A capacidade de tamponamento também é o motivo pelo qual é bom ter lagoas revestidas de concreto.

Como Controlar o pH Ideal para o Peixe Carpa

O pH ideal para o peixe carpa, como dito anteriormente, deve variar entre 6.8 e 8.2. Se o pH não estiver na faixa ideal, o peixe não será tão saudável. No entanto, você não precisa usar produtos químicos para fazer esse controle. Isso pode ser executado com métodos mais naturais que não fazem com que os níveis oscilem muito rapidamente.

Para tal, siga alguns passos:

  1. Colete 5 xícaras de água de várias áreas no fundo da lagoa. Misture essa água em uma tigela ou copo para obter uma boa média de todo o local;
  2. Use um kit de teste de pH da água. Cada kit terá etapas ligeiramente diferentes, portanto, siga as instruções cuidadosamente para obter resultados precisos. Teste a água de manhã e à noite, pois ela mudará ao longo do dia;
  3. Calcule a média dos dois resultados do teste para determinar o pH da lagoa. A média é calculada adicionando os dois resultados e dividindo por dois;
  4. Troque cerca de 25% da água da lagoa, como faria normalmente com a mudança de água. Remova a suja e substitua por uma limpa e tratada (desclorada) se o pH estiver acima de 9,0 ou abaixo de 7,0. Refaça o teste e repita as mudanças de água conforme necessário até que o pH ideal para o peixe carpa se estabilize;
  5. Adicione bicarbonato de sódio se não conseguir obter o pH acima de 7,0 após vários dias;
  6. Adicione água desmineralizada à lagoa se não conseguir obter um pH abaixo de 9,0 após várias trocas de água. Adicione um galão de cada vez e teste 24 horas depois, até obter o pH reduzido. Você pode comprar água desmineralizada em qualquer loja do ramo.

Dicas Extras para a Manutenção da Lagoa

  • Troca da água – As carpas excretam muitos resíduos. Combine isso com os detritos naturais e a água pode rapidamente ficar poluída. A cada quatro a seis meses, 10 a 15% da água do lago deve ser removida e substituída por água fresca;
  • Sombra – A sombra serve para vários propósitos. Ajuda a proteger os peixes do sol, modera a temperatura da água e também ajuda a reduzir a penetração de ultravioletas. Isso tudo reduz o risco de proliferação de algas.
O Cuidado para Lagoa não Ficar Poluída
O Cuidado para Lagoa não Ficar Poluída

Você viu o quanto o pH ideal para o peixe carpa é importante? Para que os peixes cresçam saudáveis, a manutenção do espaço deve ser bem monitorada. Portanto, preste bastante atenção e siga as dicas que demos.

Veja também

Jumento Pêga: Características, Nome Cientifico e Fotos

O Brasil possui muitos itens que pertencem exclusivamente ao país, tais como flores e outros …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *