Home / Animais / Carpa-Comum: Características, Nome Científico, Habitat e Fotos

Carpa-Comum: Características, Nome Científico, Habitat e Fotos

A fauna é basicamente a parte do nosso ecossistema constituída por diversos seres vivos que se encaixam na categoria de animal, como por exemplo os peixes e até mesmo os insetos.

Por ser tão abrangente dessa forma, pode-se dizer que a fauna do nosso planeta é extremamente diversificada, o que acaba fazendo com que a grande maioria das pessoas não conheça muitos dos animais que existem em nosso planeta.

Apesar disso, ainda existem alguns animais que são mais conhecidos dos que os outros, e acabam até mesmo se tornando alvo de tatuagens e objetos de pesquisas de muitas pessoas que se interessam pela fauna do planeta Terra.

Dentre os animais que se encaixam na categoria dos mais conhecidos podemos citar a carpa, que com passar do tempo vem se tornando presente em muitas tatuagens ao redor de todo o mundo com diversos significados diferentes.

Portanto, neste artigo falaremos de maneira mais profunda sobre a carpa comum. Continue lendo o texto para saber características desse animal, qual é o seu nome científico, qual é o seu habitat natural e muito mais!

Nome Científico da Carpa

A verdade é que muitas pessoas acabam desistindo de estudar um pouco mais sobre um ser vivo quando chega a hora de aprender mais sobre o nome científico dele, já que muitas vezes o nome científico dos seres vivos e associado com algum assunto muito difícil de se aprender.

Apesar disso, a verdade é que o nome científico serve justamente para simplificar os estudos, universalizando a linguagem da ciência e deixando tudo mais fácil de se entender com o passar do tempo.

Isso porque o nome científico tem justamente a função de dar apenas um nome a cada um dos seres vivos existentes no planeta, já que não é isso que ocorre com o nome popular: o nome popular se modifica de acordo com o idioma e também de acordo com a cultura de um local, o que faz com que seja possível que em um único estado existam diversos nomes para o mesmo ser vivo.

Cyprinus Carpio
Cyprinus Carpio

Dessa forma, o nome científico existe justamente para caracterizar os animais de acordo com o seu nomeação de gênero e de espécie, sendo que o nome do gênero é sempre o primeiro termo do nome científico e o nome da espécie é sempre o segundo termo do nome científico.

Nesse caso, podemos dizer que o nome científico da carpa comum é Cyprinus carpio, o que significa de acordo com que estudamos anteriormente, que o seu gênero é o Cyprinus e a sua espécie é a carpio.

Portanto, agora você já sabe exatamente qual é o nome científico desse animal tão interessante, viu como não é tão difícil assim?

O Habitat da Carpa

Entender um pouco mais sobre os animais que estudamos é essencial para que a gente consiga entender os comportamentos que eles possuem ao longo da vida, e por esse motivo estudar o habitat de um animal é um fator determinante nesse estudo.

No caso da carpa comum, podemos dizer que essa espécie se trata de um peixe de água doce, o que significa que ela pode ser encontrada em rios e lagos ao redor do território.

Dessa forma, ela é encontrada em diversos locais do território nacional, mas a sua concentração se dá principalmente nas regiões Sudeste e Sul, já que o clima e todo o resto do bioma da região são excelentes para que esse peixe consiga se desenvolver de maneira plena.

Portanto, agora você já sabe exatamente onde pode encontrar uma carpa comum dentro do Brasil, e por isso caso você queira ver um exemplar pessoalmente pode ser interessante pesquisar um pouco mais profundamente em quais represas e lagos a carpa pode ser encontrada nos estados que citamos anteriormente.

Características da Carpa Comum

Aprender um pouco mais sobre as características do animal que você está estudando é essencial, justamente porque por meio dessas características você consegue encontrar os animais na natureza e também pode entender um pouco mais sobre o funcionamento da espécie.

Dessa forma, vamos ver agora algumas informações interessantes e importantes sobre as características físicas da carpa comum.

Em primeiro lugar, é interessante citarmos que essa é uma espécie de peixe com pele escamosa, na maioria das vezes apresentando uma coloração cinza prateada, típica de muitos peixes que já conhecemos por aí.

Características da Carpa Comum
Características da Carpa Comum

Em segundo lugar, ainda falando sobre as características físicas dessa espécie, podemos dizer que ela possui a boca bem pequena e a presença de dentes verdadeiros é inexistente, o que já acaba demonstrando que esse peixe se alimenta apenas de vegetais presentes na água.

Em terceiro lugar, também é possível afirmar que essa espécie possui tamanho médio ou pequeno, e por esse motivo não costuma ter mais do que 30 cm, estando na média de tamanho da maioria dos peixes de água doce.

Por fim, podemos dizer que a aparência da carpa vem se tornando um ícone da cultura ocidental, já que ela está se tornando tema de diversos tatuagens e por isso suas características físicas estão presentes no corpo de muitas pessoas.

Portanto, agora você sabe exatamente quais são as características físicas mais importantes dessa espécie, e provavelmente já está apto a reconhecê-la em meio a tantos outros peixes de água doce que temos no Brasil.

Curiosidades Sobre as Carpas

Agora que já estudamos as principais características científicas sobre aparência do animal e também sobre o habitat em que ele vive, vamos aprender um pouco mais sobre algumas curiosidades interessantes relacionadas a essa espécie.

A carpa se tornou símbolo de diversas tatuagens há mais ou menos cinco anos, seja por conta da estética ou seja também por conta do significado que essa tatuagem pode possuir;
Esse é um animal conhecido por nadar rápido, o que é extremamente interessante, já que essa é uma espécie de água doce;
A carpa tem uma grande capacidade de sobreviver em ambientes considerados inóspitos, e por isso ela pode conseguir viver plenamente em locais com água insalubre ou até mesmo com falta de oxigênio.

Portanto, essas foram as principais características e curiosidades sobre a carpa que você poderia saber. Você já conhecia alguma dessas informações?

Quer saber ainda mais informações sobre outros seres vivos e não sabe onde encontrar textos de qualidade? Leia também nosso site: Qual o pH Ideal para o Peixe Carpa? E a Temperatura Ideal?

Veja também

Marreco de Pequim: Características, Hábitat e Nome Científico

O marreco de Pequim é considerado uma das principais raças atuais de marrecos, ao lado …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *