Home / Animais / Galinha Malaio: Características, Ovos, Preço, Como Criar e Fotos

Galinha Malaio: Características, Ovos, Preço, Como Criar e Fotos

A galinha Malaio é uma raça que se originou na Ásia. Acredita-se que sua primeira aparição aconteceu no Paquistão (onde, antes, era parte da Índia). Esta espécie é prima da Asil, outra raça originária da Índia.
Seu nome é bem peculiar e não existem dados precisos sobre o porquê ela se chamada assim.

O que pode ter acontecido é um erro de grafia da antiga Companhia das Índias Orientais, quando introduziu esta espécie no ano de 1570. Mas, isso carece de fontes.

No continente asiático, elas são encontradas mais em ambientes rurais do que urbanos. Em aldeias ela também é bastante vista. Por estes motivos é que a galinha malaio é conhecida por “kampung” — que significa “aldeia” em malaio.

Em outros locais como Sarawak, Bornéu, Sabah, e Brunei, seu nome mais popular é Sigun.
E, por fim, na região ao noroeste do Paquistão, ela é conhecida como Sadalay. Seu significado é “grandes animais dóceis” ou “gigantes amáveis”.

Saiba mais informações sobre esta raça de galinha na continuação do artigo logo abaixo!

Características das Galinhas Malaio

Elas possuem uma postura reta, crânio bem grande e um corpo com bastante músculo. Sua expressão facial não é tão convidativa a receber carinhos, muito pelo contrário; a face da galinha malaio é extremamente rancorosa.

Galinha Malaio Características

Por causa de seus músculos, é uma das espécies que mais são usadas em brigas de galo, que, infelizmente, ainda acontece. Elas são bem mais resistentes a golpes do que outras raças e, além disso, conseguem suportar a dor e o cansaço com mais facilidade.

Um Pouco Mais Sobre as Galinhas

Geralmente, elas são aves domésticas. Pertencem à ordem Galliforme e da família Phasianidae. São animais com médio porte, podendo chegar à um metro de comprimento e até 5 quilos (os galos) e 4 quilos (galinhas).
Há uma teoria de que, como elas foram domesticadas há muito tempo, não precisam mais fugir de predadores.

Por isso, suas asas se adaptaram para não voar mais. Porém, isso não é uma certeza, apenas especulação dos pesquisadores da teoria da evolução.

Os machos possuem uma plumagem mais colorida, quando comparada as fêmeas. Os galos são vermelhos, verdes, marrons, pretos ou podem ter até outra tonalidade. Já as galinhas, geralmente são marrons ou brancas. Ambos dos sexos possuem uma crista na cabeça.

Como a maioria dos animais domésticos, seus hábitos foram adaptados ao período diurno.

Alimentação

A alimentação de uma galinha é, basicamente, grãos. Porém, elas podem ter mais alimentos incluídos na dieta como pétalas, folhas, frutos e brotos cultivados (como arroz, feijão e milho).

É muito comum você encontrar donos de galinhas alimentando elas com a horta que possui em casa. Desta maneira, a dieta delas fica bem mais fácil de ser feita. Outro fator para este costume é a nutrição, que pode ficar bem mais equilibrada.

Alimentação das Galinhas

Elas comem pequenas pedras. Isso auxilia na trituração do alimento que foi ingerido na moela. Curioso, não? Por este motivo, é importante que ela fique em um terreno onde ela possa cultivar este hábito peculiar, mas necessário.

Criação Comercial

Ainda é fácil encontrar produtores rurais que cultivam galinhas para o comércio. Porém, é muito mais comum ver grandes e modernas granjas se adaptando para esta finalidade. Nesses estabelecimentos, aproveita-se praticamente toda a galinha: Seus ovos, carne e penas. Tudo isso possui um objetivo comercial, fazendo das galinhas uma das espécies mais lucrativas para se criar.

Só para você ter uma ideia, uma galinha pode botar mais de 200 ovos por ano! Nem todos eles são fertilizados. Isso significa que nem todos os ovos que ela bota irá nascer algum filhote. Os ovos que são utilizados na nossa alimentação não são fertilizados. Eles foram botados sem a cópula.

Um ovo de galinha leva, aproximadamente, 24 horas para ser produzido. A cor que ele ganha depende da raça da galinha. No caso da espécie Malaio, a cor do ovo pode ser tanto marrom quanto branca. Para os especialistas, o que define a coloração do ovo é a cor da galinha: Caso ela possuía a plumagem branca, seus ovos são brancos. Já as que são avermelhadas ou amarronzadas, botam de cor marrom.

O padrão para que elas sejam aceitas como produtoras de carne ou produtoras de ovos são grandes:

• Caso ela seja uma produtora de carne, a galinha deve ter um ganho de peso muito rápido, além de ter um crescimento uniforme, ter as suas penas em tamanho grande desde cedo. Além disso, sua saúde deve ser impecável: Ela deve ser resistente a doenças. E, para terminar, quanto menor forem suas patas, melhor.
• Já as produtoras de ovos precisam das seguintes características: Baixa mortalidade, seus ovos devem possuir uma casca resistente, o tamanho dos ovos deve ser grande e sua produção deve acontecer em grande escala. E, é muito recomendado que a sua maturidade sexual tenha aparecido precocemente, pois isto é um indício de alta fertilidade.

Criação de Galinhas Malaio por Produtores Rurais

Os consumidores começaram a ter um consumo mais consciente de seus alimentos. Por este motivo, houve um rápido crescimento na procura por animais que não estão sendo submetidos a hormônios e produtos químicos. Assim, a criação de galinhas caipiras cresceu de maneira avassaladora.

É bem comum encontrar galinhas que estão soltas nos pátios e campos, onde ficam livremente e viver bem até a hora do abate ou a hora de recolher seus ovos. Elas são criadas sem nenhum produto químico ou hormônio, sua alimentação é totalmente natural e elas mesmas ciscam o chão atrás de insetos, minhocas, restos de alimentos e plantas.

Essa é a forma da avicultura ser mais natural e menos estressante e prejudicial ao animal. Isso faz com que a qualidade da carne da galinha fique mais macia e com gosto mais agradável. O efeito com as produtoras de ovos também são excelentes: A casca é mais resistente, seus ovos possuem uma coloração mais forte e seu sabor também agrada o paladar.

A avicultura familiar é um dos negócios que proporcionam um lucro sem muita complexidade e sem muitos custos. Além disso, os animais são tratados de forma muito mais respeitosa quando estão em um ambiente onde possam andar normalmente e caçar a sua própria refeição, livre de qualquer tipo de química.

O que você achou desse texto sobre as galinhas malaio? Conheceu mais alguma característica do qual você não sabia? Conte para nós logo abaixo, nos comentários!

Veja também

Lagartixa na Parede

Dá Azar Matar Lagartixa? Ela Sente Dor? Como Espantar?

O surgimento de lagartixas nas casas é considerado um presságio de muito boa sorte no …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *