Home / Animais / Curiosidades Da Galinha E Fatos Interessantes Sobre O Animal

Curiosidades Da Galinha E Fatos Interessantes Sobre O Animal

As galinhas são animais realmente interessantes, e que servem aos mais variados propósitos. Há quem crie para coletar ovos, há quem crie com a intenção de comer sua carne, e há ate quem aposte nessa ave como um animal de estimação.

O que sabemos, no entanto, é que é um animal que existe em praticamente todos os lugares do mundo. A variação de raças permite que algumas se deem melhor em determinados ambientes, mas elas podem ser criadas em qualquer região.

São aves consideradas de “aves de criação”, que foram domesticadas e hoje são completamente passiveis de viverem em locais repletos de pessoas. Mas, apesar disso, muita gente não conhece as principais curiosidades sobre esse animal!

Galinha Voa Ou Não Voa?

Tão comum quanto a dúvida sobre “quem veio primeiro: o ovo, ou a galinha?” é essa a respeito da possibilidade desses animais de levantarem voo. A verdade é que apesar de possuírem asas elas não podem percorrer grandes percursos.

A estrutura das asas é pequena, enquanto o seu corpo é robusto e pesado, o que impede que consiga, de fato, levantar voo. Mas elas conseguem dar alguns rasantes, utilizando as asas para planar levemente.

• Convivência antiga:

Uma das curiosidades que não podemos deixar de citar é a respeito de seu tempo de domesticação. Acredita-se que elas sejam domesticadas há mais de 4 mil anos, sendo um dos animais mais antigos vivendo sob essas condições!

Galinha Batendo as Asas
Galinha Batendo as Asas

• Come pedra:

A galinha costuma ingerir pedras junto com sua alimentação. Essas partículas contribuem para a digestão, já que são responsáveis por melhorar o processo de moer os alimentos – que muitas vezes são grãos duros.

• Galinhas já voaram algum dia:

Apesar de hoje não usarem as asas para essa finalidade, elas já voaram em tempos remotos. Acontece que, como grande parte de seus alimentos encontram-se no chão, e o animal não precisa caçar para sobreviver, acabaram sofrendo essa evolução.

Afinal, Por Que Os Galos Cantam Todos Os Dias Em Determinados Horários?

Existem muitas teorias a respeito disso. Mas, alguns estudos mostram que o canto do galo serve para reforçar a sua liderança – tanto no galinheiro quanto com relação a outras aves que podem estar nos arredores.

Mas talvez você ainda esteja se perguntando por que isso acontece tão cedo, quase de madrugada! Acontece que provavelmente a mudança de luz aparente uma ameaça para o animal, que decide reforçar o seu território através do canto.

Mas, é importante ressaltar que as soluções a respeito desse assunto ainda não foram completamente concluídas. Muitos cientistas ainda fazem pesquisa e testes com a intenção de compreender melhor esse animal.

O galo é o macho da galinha, e é um animal muito territorialista, o que acaba dando embasamento para essas pesquisas. Em alguns casos eles podem até se tonar agressivos, e perseguem humanos e outros animais para tentar espantar do local.

Existem Mais Galinhas Do Que Humanos No Planeta Terra!

Essa é uma curiosidade que espanta a maioria das pessoas. Mas a verdade é que existem cerca de 3 vezes mias galinhas do que seres humanos no mundo. São mais de 20 bilhões de exemplares do animal, em suas mais de 100 diferentes raças.

Assim como acontece com a população humana, o lugar que possui o maior números de galinhas é a China, o que nos leva a entender que onde há seres humanos há galinhas.

• Nome científico:

Estamos tão acostumados com esse animal que é difícil até de acreditar que a galinha tem um nome científico, como acontece com os outros animais. Mas a verdade é que machos e fêmeas são chamados cientificamente de Gallus gallus domesticus.

Os primeiros registros a respeito desse animal datam do século VII a.C, em pinturas em cerâmica. Muito provavelmente foram os asiáticos os primeiros a domesticarem o animal, e até mesmo a entenderem a sua relevância enquanto alimento.

População de Galinhas
População de Galinhas

Mas inicialmente elas eram usadas mesmo como animais para rinha. Os galos principalmente foram amplamente explorados nesse sentido, compondo combates entre animais. Hoje essa prática é ilegal e repreendida na maior parte do mundo.

Existem alguns países africanos onde mais de 90% das casas criam galinhas. Além de servirem como alimento, elas são importantes pelo fornecimento de ovos e até mesmo são criadas como animal de estimação.

São essenciais para a sobrevivência de muitas famílias. AS galinhas se alimentam de grãos, farelos e insetos. Com isso, a sua sobrevivência é simples e barata, o que torna possível a criação até mesmo por pessoas mais pobres!

Galinha De Estimação – Quais São Os Cuidados?

Se você optar por ter uma galinha de estimação, saiba que essa ave é realmente encantadora! Inclusive esse é um hábito comum nas cidades interioranas, mas também pode acontecer nas grandes metrópoles.

É provado que esses animais são bem inteligentes, e que podem demonstrar afeto pelas pessoas. São sociáveis e muito agradáveis.

O maior cuidado, no entanto, é que o animal demanda de grama e quintal em terra para pisar. Se ficar somente em contato com os pisos indoor existem chances de a galinha desenvolver problemas como calos e ferimentos.

Galinha De Estimação de uma Mulher
Galinha De Estimação de uma Mulher

Outro ponto importantíssimo é que os donos devem vedar as janelas para que o galo não veja a luminosidade do amanhecer, e não atenda ao seu instinto de cantar logo cedo. Isso com certeza seria um incômodo para a vizinhança!

• Cuidados com a saúde:

Para criar esse animal você deve se atentar aos cuidados básicos. os pintinhos recebem algumas vacinas logo que nascem. Não é comum, que essa ave desenvolva doenças quando criada em casa.

Isso é mais recorrente em granjas, quando existe uma grande população desses animais. Isso acaba aumentando as chances de contraírem doenças variadas, inclusive vírus mais sérios.

Mas, o animal criado em casa, com atenção, boa alimentação e um espaço adequado dificilmente vai adoecer. As aves são extremamente resistentes e podem viver uma média de 8 anos.

É claro que os cuidados dispensados e a experiência do tutor vai ter impacto direto na vida do animal. Mas, quem pensa em criar galinhas como pet com certeza está fazendo uma boa escolha!

Veja também

Hábitat do Iaque

Hábitat do Iaque: Onde Eles Vivem?

Os iaques ou yaks (nome científico Bos grunniens) são bovídeos encontrados em áreas de levadíssima …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *