Home / Animais / Lontra-Neotropical: Características, Nome Científico E Fotos

Lontra-Neotropical: Características, Nome Científico E Fotos

Já ouviu falar sobre a Lontra-Neotropical, também chamada de Lontra longicaudis (nome cientifico) se trata de um animal aparente mansinho e até mesmo fofo para algumas pessoas!

Mas, embora não pareça se trata de um animal de hábitos alimentares carnívoros, bem como de porte médio e também semiaquático que pode ser encontrado de forma mais frequente em toda a região da América Latina, com exceção do Chile!

Na grande maioria das vezes esse animal pode ser visto em ambientes que possuam florestas, bem como matas ciliares, rios, lagos e até mesmo regiões mais litorâneas associadas à lagoas costeiras.

No Brasil isso tende a acontecer no bioma Amazônico, como no caso do Pantanal, da Mata Atlântica, Cerrado e também Campos Sulinos – porém, ele não se faz presente somente na região da Caatinga.

Esse é um animal repleto de características e diferenciais e, para descobrir mais sobre a Lontra-Neotropical é importante conhecer melhor tudo que há no conteúdo a seguir! Confira

Conhecendo Mais De Perto As Características Da Lontra-Neotropical!

Uma das maiores características desse animal consiste em diversos detalhes que se manifestam no seu corpo. Nesse caso, é importante destacar que ele é dono de um corpo bastante alongado e que ainda apresenta um formato hidrodinâmico.

Além disso, a Lontra-Neotropical possui uma cabeça ligeiramente pequena, bem como pernas encurtadas, uma cauda extremamente longa e uma densa pelagem.

Eles também possuem uma membrana entre os dedos, o que acaba facilitando potencialmente seu deslocamento na água, o tornando um excelente nadador!

Em geral, a Lontra-Neotropical chega a medir de 55 até 120 centímetros de comprimento. Já o peso também pode ser variável, sendo que ele o animal pode chegar a manter 35 kg.

Embora seja detentor de tantas características, esse animal é comumente confundido com as ariranhas, mas é importante salientar que ambos possuem diferenças bem marcantes.

Isso porque, de forma diferente das lontras, as ariranhas tendem a ser bem maiores e ainda preferem viver sempre em grupos. Tais grupos podem chegar a ter até 20 membros.

A Alimentação Da Lontra-Neotropical – Entenda Como É!

Em geral, a Lontra-Neotropical adora se alimentar de peixes e também de crustáceos, mas há também outras opções que lhe despertam interesse!

Esse animal também tende a escolher para o seu cardápio alimentar tanto grupos vertebrados como também invertebrados e por conta disso ele também acaba apresentando uma evidente dependência aos ambientes aquáticos de águas bem limpas e que ainda possua presas mais disponíveis.

Lontra Comendo
Lontra Comendo

Ambientes que tenham águas claras e ainda fluxo bem intenso são os locais prediletos das lontras, mas isso não impede de encontrar algumas delas em regiões que apresentem matas densas e também locais úmidos.

Para tanto, esses locais devem e precisam sempre possuir uma boa condição de vegetação ribeirinha, bem como uma boa quantidade de locais ideais para as suas tocas e também para o descanso!

As Lontra-Neotropical São Animais De Hábitos Solitários De Uma Forma Geral!

Embora possam ser vistos em bandos ou até mesmo duplas ou trios, é importante destacar que as lontras são animais que se adaptam melhor aos hábitos mais solitários.

Isso porque, são vistos acompanhados somente nas épocas de acasalamento e também no período de amamentação – tirando esses momentos eles retomam à necessidade de seguirem por conta própria.

Lontra-Neotropical
Lontra-Neotropical

Embora dependa de fato de corpos d’água para manter a sua alimentação, muitas de suas atividades podem ser perfeitamente realizadas na terra.

Um exemplo disso se dá nas épocas de reprodução, descanso, cuidado parental e também sinalização odorífera.

Animais Diurnos Ou Noturnos? Entenda!

Basicamente as lontras manifestam padrões comportamentais bastante diurnos, porém, em alguns casos são animais que podem também apresentar um padrão de vida noturno!

Muitos aspectos podem afetar seu padrão comportamental principalmente se tratando da intervenção humana, o que pode fazer com que esse animal possa ser visto em atividades ainda nas primeiras horas da manhã, durante o crepúsculo e também a noite – tudo para evitar o contato direto com os homens!

De fato a Lontra-Neotropical se sente ameaçada diante de nossa presença, e se pararmos para pensar no nosso histórico perante os cuidados com o meio ambiente e os animais, infelizmente, isso é totalmente compreensível!

O Que Você Deve Saber Sobre As Marcações Odoríferas – Isso É Comum?

Muito comum! Tanto é que é possível verificar com muita frequência essas marcações odoríferas em meio ao ambiente de florestas oriundas dessa espécie.

Tanto suas fezes como também o muco, ou seja, as marcações odoríferas, tendem a ficar depositados em locais de fácil visibilidade, o que pode ser até mesmo usado para estabelecer uma comunicação entre os membros de sua espécie e até mesmo para sinalizar indivíduos considerados intrusos.

Além disso, essas marcações possuem também uma outra finalidade, que basicamente serve para coordenar as atividades sexuais das lontras.

Mais Detalhes Sobre A Reprodução Da Lontra-Neotropical!

Filhote de Lontra
Filhote de Lontra

É durante os dias da primavera que a reprodução da Lontra-Neotropical acontece em sua maior parte, mas isso não impede que isso venha a se manifestar durante outras épocas do ano – isso tende a variar de acordo com a localidade.

Já a gestação da lontra dura de 56 dias até 86 dias – a lontra pode dar à luz de 1 até 5 filhotes, sendo que eles ficam sob os cuidados da fêmea durante todo o seu primeiro ano de vida.

Os filhotinhos são muitos dependentes de suas mães, uma vez que nascem totalmente cegos e somente dão início em suas atividades de cunho aquático em um período aproximado de 70 dias – tudo sob orientação da mamãe!

Um Animal De Grande Importância Para O Ecossistema, Sabia?

Embora muitas pessoas não saibam, a Lontra-Neotropical é um animal de imensa importância para o ecossistema aquático, visto que ela fica situada em meio aos pontos mais elevados da pirâmide alimentar.

Isso a configura como sendo uma espécie indicadora de fundamental qualidade biológica, bem como um animal que contribui para o controle de toda a população aquática.

Infelizmente, mesmo diante de sua evidente importância, esse é um animal que se encontra ameaçado, principalmente por conta dos ambientes aquáticos degradados e cada vez mais em perigo!

Veja também

Hábitat do Iaque

Hábitat do Iaque: Onde Eles Vivem?

Os iaques ou yaks (nome científico Bos grunniens) são bovídeos encontrados em áreas de levadíssima …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *