Home / Plantas / Bambu Chinês: Características, Como Cultivar e Fotos

Bambu Chinês: Características, Como Cultivar e Fotos

A árvore de bambu chinês pode parecer um bambu qualquer, mas não é. Além de ser mais forte que o aço, ainda age como um antibacteriano, além de ser usado como um desodorizante.

Este bambu desempenha uma função muito importante na China e em muitas outras culturas asiáticas. Devido à sua singularidade, a planta chinesa é muito versátil e tem muitos usos. Quer descobrir quais? Leia todo o artigo!

Simbologia do Bambu Chinês

Como qualquer planta, o crescimento da árvore de bambu chinesa requer nutrição, água, solo fértil, luz do sol. Em seu primeiro ano, não vemos sinais visíveis de atividade. No segundo ano, novamente, nenhum crescimento acima do solo. O terceiro, o quarto, ainda nada. Nossa paciência é testada e começamos a pensar se nossos esforços serão recompensados.

E finalmente, no quinto ano, eis o milagre. Nós experimentamos crescimento. E que crescimento é esse! O bambu chinês cresce 20 metros em apenas seis semanas!

Essa planta permanece adormecida por quatro anos apenas para crescer exponencialmente no quinto? Ou a pequena árvore estava crescendo no subsolo, desenvolvendo um sistema radicular forte o suficiente para suportar seu potencial de crescimento externo no quinto ano e além? A resposta é óbvia.

Bambu Chinês

Se essa árvore não desenvolvesse um fundamento forte invisível, não conseguiria sustentar sua vida durante o seu crescimento. Este mesmo princípio se mostra verdadeiro para os indivíduos também.

Os seres que pacientemente trabalham em prol de sonhos e objetivos que valem a pena, construindo um caráter forte e superando as adversidades e os desafios, desenvolvem uma forte base interna para lidar com o sucesso. Enquanto isso, aqueles que enriquecem mais rápido, por exemplo, os que ganham na loteria, geralmente são incapazes de sustentar riquezas súbitas.

Se o cultivador do bambu chinês tivesse desenterrado sua pequena semente todos os anos para ver se estava crescendo, ele teria atrofiado o seu crescimento. Essa é a mesma certeza que se tem de uma lagarta que fica está condenada a uma vida no chão se for libertada prematuramente de sua luta interior no casulo. A luta no casulo é o que dá à futura borboleta o poder de voar.

Características e Cultivo da Planta

Possuindo folhas largas, verde claras e compridas, seus colmos são de tom verde escuro. Após o plantio, a semente deste arbusto incrível, como citado acima, não germina por cerca de 5 anos, exceto pelo lento desabrochar do diminuto broto que sai do bulbo.

Durante esses 5 anos, seu crescimento é todo subterrâneo, assim, invisível aos olhos. Entretanto, debaixo da terra, forma-se uma fibrosa e maciça estrutura da raiz que vai se estendendo horizontal e verticalmente pelo solo. Então, ao final desse período, o bambu chinês acaba crescendo até que atinge uma altura de aproximadamente 25 metros.

Diferente de outras árvores, os bambus possuem um potencial de crescimento para um perímetro e uma altura total. E isso se dá apenas em uma estação única de crescimento que tem entre 3 a 4 meses. Durante essa primeira temporada, as moitas de rebentos vão crescendo nas verticais, sem ramificações.

Bambu Chinês Características

No ano posterior, as paredes polposas de cada um dos colmos ou hastes lentamente se secam e endurecem. Os colmos começam a brotar em folhas e galhos de cada um dos nós.

No terceiro ano, os colmos endurecem ainda mais. Os gomos são agora considerados colmos totalmente maduros. Assim, nos outros 2 a 5 anos (o que depende de cada espécie), mofos e fungos passam a se formar nas partes externas dos colmos. Eles eventualmente o penetram e o dominam.

Aproximadamente entre 5 a 8 anos depois (também dependendo da espécie e do clima), o crescimento dos fungos e dos mofos causam um colapso e a decadência dos colmos. Esta vida breve quer dizer que o colmo está pronto para uma colheita, adequando-se para o uso nas construções dentro de 7 anos.

O Bambu Chinês Detém o Recorde Mundial do Guinness

A popularidade da árvore de bambu chinês continua aumentando a cada dia. A isso se atribui os seus vários benefícios. Esse tipo de planta foi registrado sendo a com crescimento mais veloz que se tem notícia.

Em apenas um dia, as árvores podem crescer por cerca de 80 cm, o que se converte em 1,3 cm a cada hora. É realmente possível ver a árvore do bambu crescendo à frente dos nossos olhos. A planta mais alta conhecida tem 38 metros e se encontra na Europa.

O bambu chinês é a planta mais renovável, devido à sua capacidade de crescer rapidamente. No momento em que é colhida já começa a crescer outra vez.

A Fortaleza do Bambu

A árvore de bambu é um dos materiais mais difíceis de lidar do mundo, apesar de parecer ter uma resistência maior que a do aço. Além disso, ela pode suportar ser muito melhor do que o concreto normal, tornando-o algo realmente forte.

Esses atributos permitem que a planta seja usada como armação de bicicleta devido à sua resistência inacreditável, além de ser leve. O bambu chinês também pode ser usado na construção, substituindo as madeiras normalmente usadas por conta de sua flexibilidade, pois pode dobrar sem quebrar.

Bambu Chinês é Naturalmente Antibacteriano

As fibras da árvore de bambu têm propriedades antibacterianas naturais, tornando-as um ótimo material para a confecção de roupas. Comparando entre bambu e algodão, ele pode matar quase todas as bactérias em 24 horas. Enquanto isso, o algodão não mata nenhuma.

Isso também significa que as roupas feitas com as fibras do bambu são lençóis, toalhas e vestimentas menos cheirosas e limpas. As qualidades antibacterianas de uma fibra dessas também fazem dele o melhor material para o tratamento de feridas, uma vez que impedem a infecção.

A Segurança de se Comer Esse Bambu

Além de ser antibacteriana e super forte, essa planta também pode ser consumida tanto por pessoas e animais. A maioria dos asiáticos tem esse costume, embora o bambu não possua muito valor nutricional.

Os brotos da planta fornecem fibra saudável para o corpo. Eles são cortados da árvore enquanto ela começa a crescer. Um bom exemplo de animal que adora esse gigante é o panda. Na verdade, essa é a comida favorita dele.

Existem inúmeros produtos no mercado que desodorizam odores nocivos, usando o carvão de bambu como elemento principal. Você também pode obter desodorizadores de bambu chinês em alguns sites, sendo tidos como melhores de usar do que produtos químicos. O carvão tem a capacidade de absorver e reter maus cheiros, além disso, dura mais.

Veja também

Qual a Matéria Prima do Algodão? Onde Ele é Produzido ?

A matéria-prima do algodão é o próprio algodão, ou seja, a fibra produzida pelo algodoeiro. …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *