Home / Plantas / Banho de Lavanda Natural: Para Que Serve?

Banho de Lavanda Natural: Para Que Serve?

É uma característica milenar dos brasileiros fazer banhos com flores e plantas, já que a herança indígena criou essa tradição que perdura até os dias de hoje até mesmo nas famílias mais céticas e desligadas quando o assunto é esoterismo.

A verdade é que as plantas são carregadas de energias e por isso são excelentes ingredientes para fazer os mais diversos tipos de banhos, desde os mais relaxantes até os mais energizantes; tudo depende do que você está procurando.

Porém, nem todo mundo sabe como fazer um banho da maneira correta ou até mesmo porque esses banhos funcionam, o que é muito comum, já que a tradição às vezes não é passada para frente.

Portanto, neste artigo iremos falar especificamente sobre o banho de lavanda. Quais são os benefícios dessa planta para nós, para que serve o seu banho, como fazê-lo e ainda algumas curiosidades sobre a lavanda. Então, continue lendo para saber tudo detalhadamente!

Benefícios da Lavanda

A lavanda é uma das plantas mais famosas no Brasil, tanto para fins de ornamentação quanto para fins de tratamentos aromaterapêuticos ela é uma das queridinhas nacionais e com certeza tem seu destaque cada vez maior em nosso cotidiano.

Por esse motivo, é muito interessante saber quais benefícios ela oferece para o nosso cotidiano e nosso corpo. E é por isso que listaremos agora mesmo alguns desses benefícios tão interessantes.

  • Calmante: a lavanda é excelente para pessoas que sofrem de insônia e outros males dos tempos atuais, como o estresse e a inquietação constante; por esse motivo muitas vezes o olho da planta é utilizado em travesseiros;

  • Antisséptico: a lavanda é muito boa quando o assunto é atuar como antisséptico, por isso produtos feitos à base dessa planta com certeza terão muita eficácia;
  • Culinária: quando utilizada da maneira correta e em pequenas quantidades, a lavanda pode tornar diversos pratos ainda mais requintados e saborosos.

Essas são apenas algumas das propriedades que podemos citar para essa planta, agora imagine todas elas aplicadas a um banho!

Para que Serve o Banho de Lavanda?

Como você já deve ter percebido, a lavanda é uma referência quando o assunto é desestressar do cotidiano e trazer um maior relaxamento para o nosso dia a dia, independente da maneira com a qual ela é utilizada.

O banho de lavanda é conhecido por ser extremamente cheiroso e calmante, e por esse motivo ele pode ser utilizado principalmente nos dias em que você está se sentindo com uma energia pesada e muito agitada, já que esse estado de espírito nunca é bom para nós.

Porém, é importante notar que ele não é um banho que deve ser feito todos os dias, já que serve justamente para renovar as energias do seu cotidiano; e nesse caso é necessário que ele seja feito no máximo uma vez na semana para que não se torne habitual e os efeitos sejam realmente sentidos.

Por fim, podemos alertar que você jogue o banho do ombro para baixo e nunca pegue na cabeça, já que temos um ponto de energia muito importante na testa que com certeza não precisa de nenhum banho para se manter.

Banho de Lavanda – Como Fazer

Agora que você viu como o banho de lavanda pode ter propriedades calmantes e renovadoras, com certeza o interesse em fazê-lo aumentou muito.

É importantíssimo que o banho seja feito da forma correta para que os efeitos sejam realmente sentidos e aproveitados ao máximo por você. Por isso, siga o nosso passo a passo da maneira correta e com certeza você colherá excelentes frutos desse banho!

Passo 1: Enquanto prepara o banho e antes de utilizá-lo é muito importante que você mentalize muitas energias boas e calmas na sua vida, isso fará com que ele funcione ainda melhor, já que sua energia estará receptiva;

Preparando o Banho de Lavanda

Passo 2: Coloque 2 litros de água filtrada para ferver em uma panela normalmente;

Passo 3: Espere começar a ferver como um chá e adicione o pacote de lavanda;

Passo 4: Desligue o fogo e tampe a panela, deixando a mistura em infusão por aproximadamente meia hora;

Passo 5: Quando a água estiver em uma boa temperatura, passe esse banho para um balde e vá tomar banho normalmente;

Passo 6: Tome seu banho normalmente e antes de sair, jogue o banho de lavanda em você, sem nunca encostar na cabeça;

Passo 7: Pronto! Não precisa se enxaguar, apenas se seque normalmente, mentalizando coisas bosas durante todo o processo.

Apesar de muito simples de ser feito, esse banho de lavanda com certeza trará muitos benefícios para a sua vida e suas propriedades calmantes irão melhorar seu cotidiano, seu ânimo e suas noites de sono!

Curiosidades Sobre a Lavanda

Além de todas as características que já citamos, nunca é tarde para saber algumas outras curiosidades dessa planta tão famosa em nosso país e tão essencial quando o assunto é ter uma vida calma e equilibrada.

Por isso, vamos listar algumas curiosidades sobre a lavanda a seguir.

  • A lavanda pode ser também chamada de alfazema popularmente, mas elas são biologicamente diferentes;
  • A lavanda já foi muito utilizada pelos egípcios como perfume e em rituais de mumificação;
  • O óleo de lavanda é muito utilizado na aromaterapia com a mesma finalidade do banho que citamos, mas funcionando de maneira mais forte e incisiva;
  • A planta além de acalmar possui propriedades antidepressivas, e por esse motivo tem um uso medicinal cada vez maior;

  • A espécie de lavanda mais presente no Brasil é a Lavandula dentata;
  • A França é o país que possui maior nível de exportação de lavanda no mundo, e por isso seus lavandários são grandes pontos turísticos;
  • No Brasil, o lavandário presente na cidade de Cunha (estado de São Paulo) é uma grande referência nacional.

Quem diria que uma única planta poderia ter propriedades tão interessantes e até mesmo importância medicinal tão grande? Agora que você já sabe de tudo isso, não enrole e vá fazer um banho de lavanda para começar a usufruir de todos os benefícios da planta!

Quer saber um pouco mais sobre a lavanda? Leia também: História de Flor de Lavanda e Sua Origem

Veja também

Como Fazer Muda de Amarílis? Como Cultivar? Como Reproduzir?

A amarílis é uma flor bastante alta, cuja haste, muito resistente e alongada, tem a …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *