Home / Plantas / História de Flor de Lavanda e Sua Origem

História de Flor de Lavanda e Sua Origem

A lavanda é uma planta famosa em todo o mundo; seja pela sua beleza seja pela sua essência, ela atrai os mais diversos estilos de pessoas e é também cenário de passeios turísticos em diversos países, principalmente na França.

Por esse motivo, muitas pessoas têm se interessado cada vez mais em saber um pouco mais de informações sobre essa planta tão bela e misteriosa; principalmente porque a essência da flor está sendo vendida como água em diversos comércios.

Porém, nem sempre é fácil encontrar informações consisas e didáticas sobre todos os assuntos. E é por isso que resolvemos fazer esse texto para te falar um pouco mais sobre a lavanda: o que ela é biologicamente falando, qual sua história e sua origem.

Portanto, continue lendo para entender um pouco mais sobre essa planta que está ganhando grande destaque no mundo da botânica e dos amantes de coisas naturais!

A Lavanda

Antes de mais nada, precisamos entender do que se trata a lavanda no sentido biológico da coisa.

Ela é uma planta pertecente ao gênero Lavandula (o mesmo gênero ao qual as alfazemas pertencem), muito utilizada para ornamentação, repelente de insetos, aromaterapia, produção de costméticos e até mesmo óleos corporais e de ambiente.

Por conta de toda essa utilidade, a planta vem ganhando grande visibilidade atualmente. E por esse motivo, achamos interessante dividir para que servem algumas espécies da lavanda, dessa forma você poderá encontrar a planta certa para você mais facilmente.

Lavandula Angustifolia
  • Lavanda para ornamentação: Lavandula luisieri, Lavandula viridis, Lavandula multifida, Lavandula pedunculata e muitas outras;
  • Lavanda para extração de óleo: Lavandula angustifolia e Lavandula dentata;
  • Lavanda para repelente: praticamente todas as espécies que podem entrar em contato com o corpo humano ou com o ambiente.

É importante lembrarmos que, apesar de todos os seus usos, a lavanda tende a ser forte e muitas vezes não pode entrar em contato diretamente com a pele, já que há risco de irritação.

História e Origem da Flor de Lavanda

Engana-se quem pensa que toda a fama da lavanda surgiu nos dias atuais. Isso porque o seu uso já foi constatado pela ciência há mais de 3 mil anos em sociedades mais antigas, o que é perfeito para demonstrar como ela é um produto milenar.

Podemos dizer que a utilização da lavanda se difundiu pelo continente europeu por meio dos gregos, que já utilizavam o óleo essencial da planta no corpo. Um bom exemplo disso é a oriental Cleópatra, que de acordo com registros históricos costumava usar óleo essencial de lavanda por todo o corpo.

Além disso, os romanos eram conhecidos por utilizar a lavanda para os rituais de banho e como remédio, o que significa que a planta também possui propriedades limpantes e curativas, sem contar a utilidade como repelente.

Com o passar do tempo a lavanda continuou a ser muito utilizada na Europa e nas regiões que ela possuía influência, sendo que no século XVIII ela era utilizada como aromatizante de baús de roupas. E por esse motivo, muito provavelmente o seu uso foi difundido em solo brasileiro pelos portugueses colonizadores.

Significado da Flor da Lavanda

Como tudo no mundo também faz parte do mundo dos significados, isso não seria diferente com a flor de lavanda; isso porque ela também é muito utilizada no universo da simbologia e possui significados muito interessantes, principalmente para quem gostaria de fazer uma tatuagem representando a planta ou adora ornamentar os ambientes com ela.

Vamos listar agora alguns dos significados que essa planta carrega desde sua origem milenar até os dias atuais.

  • Significado idiomático: em Latim, “lavanda” significa “lavar”, e é muito interessante notarmos isso, já que vimos que os romanos utilizavam a planta para se banhar e se limpar no dia a dia;

  • Significado medicinal: excelente remédio para insônia, dor de cabeça, irritabilidade, ansiedade, agitação, dores nos músculos e cansaço excessivo;
  • Significado simbólico: planta que traz calma ao ambiente e, quando utilizada da maneira correta, tira as angústias do corpo atraindo apenas boas energias para o ser humano e o ambiente em que ele habita.

Esses são apenas alguns dos significados atribuídos à lavanda ao longo de tantos séculos, mas mesmo assim já podemos perceber como ela é um planta que traz paz e é essencial nos dias de hoje, onde a rotina corrida não nos permite acalmar um segundo.

Portanto, a lavanda estará lá para trazer uma maior leveza ao ambiente e a natureza ao redor, o que é muito interessante.

A Disseminação da Lavanda no Brasil

Após ser introduzida em nosso país, o uso da planta se tornou cada vez mais corriqueiro e comum; até chegarmos aos dias de hoje, onde essa variedade é extremamente utilizada para as mais diversas finalidades, como já citamos anteriormente.

Quando falamos de lavanda em solo brasileiro, falamos principalmente da espécie Lavandula dentata, a mais produzida em solo nacional por conta de nossos condições climáticas e de solo. Ela é utilizada para as mais diversas finalidades e é uma espécie considerada extremamente versátil.

Também é interessante citarmos os lavandários existentes em nosso país. Muitas pessoas pensam que precisam viajar para a França para ter a oportunidade de ver belos lavandários, mas a verdade é que em nosso território temos lavandários belíssimos.

Vamos citar alguns lavandários agora para que você pesquise um pouco mais e tome conhecimento sobre eles.

  • Lavandário de Cunha (São Paulo/SP), o maior lavandário do Brasil;
  • Le Jardin Parque de Lavanda (Gramado/RS);
  • Pico do Itapeva (São Paulo/SP).

Todos esses 3 são grandes referências de lavandários que temos em território nacional e com certeza vão agradar muito os amantes dessa planta; vale a pena visitar!

Quem diria que uma flor tão conhecida teria uma história tão milenar e origens que estão tão longe do Brasil? É muito interessante conhecermos tudo isso para termos um maior conhecimento do mundo ao nosso redor, principalmente quando o assunto é biologia.

Quer saber um pouco mais sobre a lavanda mas não sabe onde encontrar informações? Nós com certeza temos o texto certo para você. Portanto, leia também em nosso site: Lavanda – Propriedades Espirituais e Mágicas

Veja também

Trigo de Inverno e Primavera: Qual a Diferença?

Quais as Diferenças Entre O Trigo De Inverno E O De Primavera? As diferenças entre …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *