Home / Plantas / Espécies de Lantana: Tipos Com Nome e Fotos em Lista

Espécies de Lantana: Tipos Com Nome e Fotos em Lista

As plantas podem ser divididas em gêneros, de forma a facilitar o estudo e a análise. Assim, todas as plantas do mundo possuem um gênero, que agrupa espécies semelhantes em detalhes e que, por vezes, até mesmo possuem mais características em comum do que diferentes.

Esse é o caso do gênero lantana, que agrupa muitas flores bonitas e elegantes. A mais famosa de todas certamente é a Lantana camara, mas na verdade, ao todo, o gênero possui cerca de 530 espécies distintas. Isso faz com que o gênero possa ser bastante conhecido em grande parte do planeta, pois o interesse pelas plantas é comum nos mais variados países.

No caso da Lantana camara, por exemplo, a sua presença na América do Sul é vasta, incluindo no Brasil. Portanto, o contato mais próximo faz com que a sociedade valorize ainda mais a espécie. O mais comum é que as culturas lantana tenha valor ornamental, focadas em deixar os ambientes mais bonitos e sofisticados. Logo, se você quer uma planta para deixar o seu jardim mais colorido e florido, cheio de espécies diferentes, o gênero lantana pode ser uma grande alternativa.

Lantana Camara

A Lantana camara é muito comum no Brasil, já que se faz presente em grande parte da América do Sul. Essa planta pode ser conhecida por outros nomes no país, como camará, camará-de-cheiro e cambará-vermelho. A verdade é que cada local acaba por definir a Lantana camara do seu jeito pessoal. Em todo caso, a planta possui sempre características de arbusto, não crescendo tanto.

Isso torna mais simples realizar o plantio e o cultivo, pois a Lantana camara, no fim das contas, encaixa bem em praticamente qualquer ambiente. As folhas da espécie são muito grandes, com anatomia voltada para facilitar o escoamento de água. Pois, como chove muito no continente sul-americano, o mais normal é que a base das plantas fique encharcada. Um detalhe interessante é que a lantana possui um aroma delicado, com cheiro saboroso e que agrada.

Lantana Camara

Assim, não é raro que as folhas ou a flor sirvam de base para a produção de cosméticos ou para aromatizar alguns outros produtos. Porém, vale ressaltar que não se pode ingerir a Lantana camara. A planta é muito tóxica, causando problemas graves para as pessoas que ousam comê-la ou fazer um chá a partir das folhas. O ideal é que essa espécie fique longe das crianças e dos animais domésticos.

Lantana Trifolia

A Lantana trifolia é mais uma espécie de lantana no mundo. Com nomes distintos pelo Brasil, essa planta pode ainda ser chamada de milho-de-grilo ou camará-iubá, além de algumas outras nomenclaturas variáveis. Tudo depende muito do local em que a Lantana trifolia é criada, já que a produção da planta se dá por grande parte da América do Sul.

Porém, a Lantana trifolia prefere o clima tropical, com uma época seca muito bem marcada e outra com chuvas, também muito fortes. Por conseguinte, essa versão de lantana consegue reter água o bastante no período de chuvas para sobreviver às fases mais secas. No Brasil, o milho-de-grilo pode ser encontrado na parte Centro-Oeste do país, no Cerrado. As flores da Lantana trifolia costumam nascer em grupos de três, sendo o fruto dessa planta adocicado.

As folhas são enormes, justamente para que a planta seja capaz de escoar água de maneira correta nos principais períodos de chuvas. Ademais, vale dizer que a Lantana trifolia cresce de forma muito natural, por vezes até mesmo sem tantos cuidados por parte das pessoas. Forte e resistente, a espécie pode viver por muito tempo em um local.

Lantana de Montevidéu

A lantana de montevidéu possui o nome científico de Lantana montevidensis. Assim, essa planta também se faz presente em parte muito considerável da América do Sul. A lantana de montevidéu, como o nome já indica bem, é natural do Uruguai, mais precisamente de Montevidéu. Porém, a lantana de montevidéu também acaba por ser popular no Brasil, onde consegue crescer bem, sem tantos problemas, na região Sul do país.

Portanto, é natural encontrar exemplares da lantana de montevidéu no Brasil, sobretudo no interior da região Sul. As flores podem ser brancas ou amarelas, embora o amarelo seja mais comum. O certo mesmo é que há muita beleza na lantana de montevidéu, sendo essa uma excelente opção para quem deseja enfeitar o seu jardim. O cultivo dessa lantana pode se dar em vasos, mas também no jardim.

Lantana de Montevidéu

O dono da planta terá a liberdade de escolher onde deseja cultivá-la. É importante que o clima local não seja tão quente, pois o excesso de calor pode matar tal versão da lantana em pouco tempo. A multiplicação dessa flor se dá com estacas, então fazer mudas da lantana de montevidéu é simples e muito semelhante ao processo realizado com tantas outras espécies.

Lantana na Ornamentação

A lantana é muito boa quando se trata de ornamentação. Assim, essa planta é realmente eficiente no sentido de deixar os jardins mais bonitos e graciosos. Vale lembrar que existem centenas de espécies de lantana em todo o mundo e, dessa maneira, as cores das plantas do gênero podem muitas. Uma bela forma de ver isso é montar um jardim todo de lantanas, apenas com as flores que pertencem a esse gênero.

É provável que, com os cuidados adequados, você tenha um ambiente colorido e cheio de vida. Portanto, sobretudo nos países vizinhos ao Brasil, é raro que jardins grandes não tenham ao menos um exemplar da lantana. Por mais que a Lantana camara seja a mais famosa de todas, ela está longe de ser a única cultivada no continente sul-americano.

Porém, para todos os casos é preciso ter um solo adequado para que a lantana possa se desenvolver de forma equilibrada. Trate de cuidar da matéria orgânica à disposição, além de colocar apenas um pouco de areia na mistura, facilitando a drenagem. Ademais, há alguns detalhes que apenas certos tipos de lantana possui, então é preciso ter atenção a cada uma das espécies, de forma a entender o desenvolvimento de cada uma delas e também as suas necessidades.

Veja também

Frutas que Começam Com a Letra o: Nomes e Características

Essa lista com algumas das espécies frutíferas que começam com a letra O revela-nos algumas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *