Home / Plantas / Árvore Chorão Salgueiro: Benefícios para os Cabelos

Árvore Chorão Salgueiro: Benefícios para os Cabelos

As plantas pertencentes à nossa flora possuem propriedades que, às vezes, nem imaginamos. Em relação aos componentes que fazem parte do salgueiro chorão, por exemplo, essas propriedades vão desde a possibilidade de neutralizar febres, à benefícios em se tratando do cabelo.

Vamos conhecer mais sobre essas características desse salgueiro?

Salgueiro Chorão: Atributos Básicos

De nome científico Salix babylonica, essa árvore, possivelmente, é originária do leste da Ásia, mas hoje é mais nativa do norte da China. Ao mesmo tempo, foi cultivada por milênios em diversos lugares do continente asiático, sendo disperso por conta da rota da seda, e chegando até a antiga Babilônia (é daí que vem o seu nome científico).

Trata-se de uma árvore de médio porte, que pode atingir até 25 m de altura. Ela é de crescimento rápido, mas, em contrapartida, possui pouca longevidade. Quanto ao plantio propriamente dito, é pouco exigente quando o assunto são solos, tem apenas que ter água suficiente para o ambiente ficar úmido na medida certa.

Já o tronco possui uma espécie de cortiça que vai irrompendo com o passar dos anos. É bastante usada como árvore ornamental, porém, frequentemente, suas folhas são atacadas por insetos minadores. A floração, geralmente, ocorre de março a junho, com a árvore sendo cultivada, especialmente, em áreas onde haja influência marítima.

O seu nome popular, inclusive, refere-se ao fato de seus ramos e folhas terem disposição para baixo, como se a árvore, metaforicamente falando, estivesse “triste”. Esses ramos, por sua vez, são bem flexíveis e longos, com folhas em forma de lanças, e de um tamanho médio de aproximadamente uns 6 cm. Com uma grande elasticidade, os ramos atingem o chão com muita facilidade.

Cuidados com o Salgueiro Chorão no Plantio e no Trato Diário

Em termos de cultivo, essa árvore gosta muito de sol pleno, precisando de solo fértil, de fácil drenagem, e com muito material orgânico para poder crescer saudável. Esse material pode ser esterco curtido, por exemplo. Exige regas regulares nos primeiros anos de vida, mas consegue ser tolerante em alguns períodos de estiagem. É ideal que estejam plantados a, pelo menos, 10 m de distância de tubulações de esgoto e áreas de concreto.

Bom também ficar atento à questão de que essa árvore não suporta geadas, nem ventos muitos fortes. Lembrando ainda que se trata de uma árvore caducifólio, ou seja, que perde todas as suas folhas no inverno. Portanto, se isso acontecer com algum exemplar que você esteja cuidando, saiba que isso é normal.

O melhor momento para se cultivar essa árvore no outono, escavando um buraco que seja bastante largo e profundo para dar espaço às raízes. Por sinal, certifique-se de que estas fiquem cobertas completamente, pois bolsões de ar em torno delas podem causar secura.

Regue sempre que o solo começar a secar, porém, no inverno, esse procedimento não se faz necessário. Apenas quando a temperatura estiver mais quente é que as regas podem ser constantes.

Propriedades Medicinais

Além do chá da folha dessa árvore impedir que uma febre qualquer aumente, a casca do seu tronco possui o que chamamos de salicina. Essa substância, em particular, atua como uma solução tônica, além de combater quadros de diarreia.

Bom salientar que o salgueiro chorão também atua como analgésico, anti-reumático e entiflogística. Sem contar no auxílio que o chá das suas folhas pode auxiliar em problemas tanto estomacais, quanto intestinais.

Ávore Salgueiro Chorão

Inclusive, destaque-se que é dela que se extrai o chamado ácido salicílico, que compõe a nossa tão famosa aspirina. Medicamente esse, por sinal, que foi descoberto em 1828, quando o farmacêutico alemão Johann Bucher conseguiu extrair essa substância de maneira cristalizada.

E, para os Cabelos? No que Essa Árvore Beneficia?

Uma das propriedades pelas quais o salgueiro chorão é conhecido é no que se refere ao tratamento capilar. Muito até dizem que o chá dessa planta faz cabelos crescerem. Mas, será verdade mesmo?

O que se sabe é que, pelos nutrientes encontrados especialmente nas folhas dessas árvores, o chá desses elementos ajuda na queda sistemática de cabelo, além de evitar caspa. Foram que essas folhas ainda podem dar brilho e clareamento para quem já possui cabelos loiros.

Para fazer o chá do salgueiro chorão você vai precisar de 1 colher de sopa das cascas do troco dessa árvore, mais uma xícara de água. Coloque tido em uma panela, e deixe ferver por cerca de 10 minutos. Depois é só esperar esfriar e coar, tomando essa bebida de 2 a 3 vezes ao dia.

Já a mistura para dar brilho ao seu cabelo deve ser feita colocando algumas folhas para ferverem na água, e depois de esfriar, basta colocar no cabelo durante o banho, esfregando e esperando alguns minutos, para depois enxaguar.

Para quem tem cabelos fracos, essa árvore também ajuda bastante. Para isso, você vai precisar fazer uma mistura que leva os seguintes ingredientes: 1 colher de chá de casca seca de salgueiro chorão e 100 ml de vodca.

Coloque ambos os produtos em um recipiente, e deixe em infusão por, pelo menos, umas 3 semanas, mexendo de vez em quando. Depois desse tempo, chegou a hora de usar a mistura. Dissolva cerca de 1 colher de chá de tintura em 10 colheres de água, e coloque na mistura que ficou em infusão antes. Pegue um cotonete e esfregue nas raízes do cabelo, 30 minutos antes de lavá-lo.

Ele, certamente, ficará mais forte e brilhante de que antes.

Contraindicações no Uso do Salgueiro Chorão

O uso de qualquer substância proveniente dos elementos dessa árvore deve ser evitado por mulheres que estejam grávidas, além de pessoas que tenham problemas gástricos e úlceras. Fora isso, quem é alérgico à aspirina também não pode fazer uso das substâncias contidas nesse salgueiro, bem como pessoas que estejam se medicando com antiagregante.

Porém, além dessas contraindicações, é preciso ter cuidado também com quantidade de substâncias ingeridas, pois, em doses que sejam excessivas, esse salgueiro pode causar irritação no estômago. Isso sem contar a ocorrência de náuseas, vômitos, erupções na pele e até mesmo inflamação nos rins.

Portanto, é necessário ficar atento para não se exceder. Afinal, o salgueiro chorão é ótimo para os cabelos e para a saúde em geral. Mas, com moderação.

Veja também

Flor da Romã ou Româzeira: Caracteristicas Botanicas e Fotos

Romã é um fruta abundante no Brasil, principalmente na região Sul do nosso país nos …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *